• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

“Tá todo mundo contra mim”, diz Flávio ao abrir campanha em Copacabana

agosto 17, 2026

TSE determina remoção de vídeo que associa Lula ao PCC e ao CV

agosto 17, 2026

Abono salarial: veja quem recebe o último lote nesta segunda-feira

agosto 17, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • “Tá todo mundo contra mim”, diz Flávio ao abrir campanha em Copacabana
  • TSE determina remoção de vídeo que associa Lula ao PCC e ao CV
  • Abono salarial: veja quem recebe o último lote nesta segunda-feira
  • Inscrições abertas para curso de capacitação em IA para mulheres empreendedoras
  • Previsão do Tempo para esta semana em Camaçari (BA)
  • Michelle Bolsonaro registra candidatura ao Senado e tem irmão como suplente
  • ‘EUA fazem guerra e lucram com a morte’: muro de embaixada é pichado em Brasília
  • Vôlei brasileiro passa a exigir teste genético para atletas mulheres
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
Home»Camaçari»Pré-cadastro de instituições para o PAB 2022-2023 acontece na Sedap até 24 de fevereiro
Camaçari

Pré-cadastro de instituições para o PAB 2022-2023 acontece na Sedap até 24 de fevereiro

uesleiiclone8By uesleiiclone8fevereiro 8, 2023Nenhum comentário5 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
pre-cadastro-de-instituicoes-para-o-pab-2022-2023-acontece-na-sedap-ate-24-de-fevereiro
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Instituições socioassistenciais interessadas em integrar o Programa Alimenta Brasil (PAB) 2022-2023, têm até 24 de fevereiro para realizar pré-cadastro junto à Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap). Serão contempladas até 30 entidades, cujos representantes devem comparecer de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 14h, na sala 11 da Casa do Trabalho. O endereço fica na rua Vera Lúcia Pestana Fróis, s/n, Centro.

O secretário da Sedap, Antônio Falcão, reforça a disposição da pasta para dar conta da execução do PAB. “Estamos fazendo de tudo para que a gente possa dar esse suporte. Nos últimos dois anos, tivemos nosso orçamento para o PAB triplicado. Isso é resultado do empenho da equipe de nossa secretaria, sobretudo do cuidado com a prestação de contas. Mesmo sendo Camaçari um município predominantemente industrial, o trabalho que a Prefeitura realiza com os produtores rurais, além de pescadores, marisqueiras, incentiva a agricultura familiar, os pescadores artesanais, povos indígenas e tradicionais, e estamos empenhados em dar conta desse desafio”, reforçou.

Até a manhã desta quarta-feira (8/2), oito instituições domiciliadas no município já procuraram a Sedap a fim de fazer o pré-cadastrado. Uma delas foi a Associação Desenvolvimento Comunitário Sustentável, localizada na Gleba C. Domingos Moura, atual presidente da entidade, reforça a importância do PAB. “É através do programa que conseguimos ajudar a comunidade que precisa ter um alimento. Atendemos atualmente, cerca de 100 famílias em situação de vulnerabilidade social. Além disso, oferecemos cursos, ofertamos projetos para a área de saúde, orientação nutricional, e quanto ao alimento que chega com o PAB, nós distribuímos in natura para eles prepararem, mas com indicação de cardápio equilibrado nutricionalmente”, explicou.

Duas outras instituições que também fizeram o pré-cadastro na manhã desta quarta foram a Creche Comunitária Emanuel, localizada no Ponto Certo; e o Centro Cultural Berimbau Arte Brasil, em Barra do Pojuca. A atual presidente da creche que atende crianças de 2 a 5 anos em tempo integral, Cinara Santana, disse que o público contemplado com os alimentos vindos por meio do PAB extrapola a sua comunidade institucional. “Em nosso dia a dia, atendemos em média a umas 100 famílias. Só que além do benefício para nossos alunos, atendemos a outras 30 famílias em situação de vulnerabilidade. Então, com o PAB, a gente consegue favorecer muita gente que precisa. Vemos sorrisos, e por isso a gente é muito grato”, disse, agradecida.

Em Barra do Pojuca, a realidade do Centro Cultural Berimbau Arte Brasil é bem similar. Manoel Simão, presidente da organização que trabalha com crianças e jovens de 4 a 16 anos, oferece lanche diário para a turma que participa, em turno oposto ao da escola, de atividades como arte, ballet, educação ambiental, artesanato, roda de leitura ou capoeira. “Hoje a comunidade em geral passa por grande dificuldade financeira, e quando o alimento chega, ele é muito bem-vindo. Se a gente recebe em mais quantidade, a gente repassa pequenas cestas para as famílias desses alunos. Fazemos o que podemos”, explicou.

Essas instituições, após submeterem documentação específica, passarão por uma visita do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), a fim de verificar as condições para a habilitação junto ao PAB 2022-2023. Após a aprovação junto ao programa, essas visitas passam a ser periódicas.

Paulo César Souza, membro do Comsea, destaca a preocupação da segurança alimentar nesse processo. “O PAB é um projeto muito grande, e a gente entende que essa preocupação salvaguarda a política pública, dando ao indivíduo o mínimo necessário para sua sobrevivência, com atenção a questão da segurança alimentar”, frisou. A também conselheira Célia Magna, conhecida como Negra Magna, observou que “estamos vindo de quase três anos de pandemia e como a miserabilidade cresceu de forma acentuada. Quando a política pública de segurança alimentar e nutricional é aplicada, a gente garante vidas, porque é disso que precisamos: cuidar de pessoas, e cuidar de vidas!”

Organizações socioassistenciais que desejam se habilitar ao benefício da compra de alimentos pelo PAB devem apresentar a cópia do CNPJ atualizado; cópia do RG e CPF dos três responsáveis legais; cópia do comprovante de residência do coordenador da entidade e dos dois representantes; e-mail da entidade e contato dos responsáveis; relação das pessoas assistidas (nome do beneficiário, nome da mãe, CPF, número do NIS e data de nascimento); estatuto e atas de fundação e da nomeação do atual coordenador; relatório das atividades desenvolvidas no ano anterior; plano de ação institucional para o ano de 2023; atestado de inscrição (registro social) atualizado no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS); se entidade de atendimento à crianças e adolescentes, apresentar também registro no Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA); e ainda se for de atendimento ao idoso, no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa – CMDPI ou no Conselho Nacional de Direitos da Pessoa Idosa.

Técnicos da pasta estão disponíveis para esclarecimentos por meio do número telefônico (71) 3622-7397, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 14h.

Antônio Falcão
Cinara Santana
Domingos Moura
Manoel Simão
Negra Magna e Paulo César
Foto: Jean Victor
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleGestor parabeniza equipes de saúde pelo 1º lugar no Previne Brasil
Next Article GDF proíbe uso de fogos de artifício que produzem barulho
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

Previsão do Tempo para esta semana em Camaçari (BA)

agosto 17, 2026

Jhordan Matheus volta ao TCS com espetáculo “Passando de Fase”

agosto 16, 2026

Centro Comercial de Camaçari passará por mutirão de limpeza e manutenção no domingo

agosto 15, 2026

“A Carne Só Cai no Prato do Vegano” retorna a Camaçari em setembro

agosto 14, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Brasil

“Tá todo mundo contra mim”, diz Flávio ao abrir campanha em Copacabana

By Patriciaagosto 17, 20260

Foto: Reprodução “Tá todo mundo contra mim.” disse Flávio Bolsonaro neste domingo (16/8), em ato…

TSE determina remoção de vídeo que associa Lula ao PCC e ao CV

agosto 17, 2026

Abono salarial: veja quem recebe o último lote nesta segunda-feira

agosto 17, 2026

Inscrições abertas para curso de capacitação em IA para mulheres empreendedoras

agosto 17, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.