
Com o período de chuvas, que coincide com a revoada das aleluias, que é a época de reprodução desses insetos, a incidência de cupins é bem maior, seja na lavoura ou nas pastagens. Época de chuva favorece proliferação de cupins na zona rural
TV TEM/Reprodução
A época de chuva tem favorecido a proliferação de cupins na zona rural. Os cupins vivem em colônias feitas sob a terra e podem formar montículos em pastos ou nas áreas de cultivos que dificultam a passagem de animais e máquinas.
No Brasil, a Embrapa já catalogou mais de 200 espécies de cupins que se fixam no pasto. Com o período de chuvas, que coincide com a revoada das aleluias, época de reprodução desses insetos, a incidência de cupins é bem maior, seja na lavoura ou nas pastagens.
Veja a reportagem exibida no programa em 05/02/2023:
Época de chuva favorece proliferação de cupins na zona rural
Depois da revoada, os cupins soltam as asas, acasalam e formam uma outra colônia. A casa subterrânea chega a ser duas vezes maior do que a parte que pode ser vista acima do pasto.
Quando um cupinzeiro aparece, pode ser sinal de que algo não está certo com o solo. De acordo com Luis Gustavo Rossi, zootecnista, uma das formas para corrigir o solo é aumentar o PH utilizando calcário.
Mas, a partir do momento em que a colônia já se instalou na área, destruir essas “casas” é o mais eficiente para o controle do inseto.
VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo
Acesse TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
Trending
- Feriado de 12 de outubro deve movimentar bares e restaurantes em diferentes regiões do país
- Milhares ocupam Copacabana em ato pela democracia e em apoio a Lula
- Jerônimo anuncia obras de urbanização durante visita ao VLT
- Professores dão dicas para o Enem em aulão gratuito em Salvador
- 2ª edição do Parque dos Sonhos atrai mais de 25 mil crianças e se consolida como evento da família
- Previsão do tempo para esta camaçari
- Bets: mais de R$ 1 bilhão foram devolvidos a apostadoresv
- Fundação Pedro Calmon convoca espaços de leitura para cadastro na BiblioRede Bahia antes de lançamento de edital
