• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

“Tá todo mundo contra mim”, diz Flávio ao abrir campanha em Copacabana

agosto 17, 2026

TSE determina remoção de vídeo que associa Lula ao PCC e ao CV

agosto 17, 2026

Abono salarial: veja quem recebe o último lote nesta segunda-feira

agosto 17, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • “Tá todo mundo contra mim”, diz Flávio ao abrir campanha em Copacabana
  • TSE determina remoção de vídeo que associa Lula ao PCC e ao CV
  • Abono salarial: veja quem recebe o último lote nesta segunda-feira
  • Inscrições abertas para curso de capacitação em IA para mulheres empreendedoras
  • Previsão do Tempo para esta semana em Camaçari (BA)
  • Michelle Bolsonaro registra candidatura ao Senado e tem irmão como suplente
  • ‘EUA fazem guerra e lucram com a morte’: muro de embaixada é pichado em Brasília
  • Vôlei brasileiro passa a exigir teste genético para atletas mulheres
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
Home»Mundo»Pentágono rebate Pequim e diz que balão chinês é espionagem
Mundo

Pentágono rebate Pequim e diz que balão chinês é espionagem

uesleiiclone8By uesleiiclone8fevereiro 3, 2023Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
pentagono-rebate-pequim-e-diz-que-balao-chines-e-espionagem
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Governo chinês havia alegado que balão, que sobrevoa os EUA há dias, servia para fins meteorológicos e se perdeu por conta de ventos. Washington alega que instrumento tem autonomia, mecanismo de vigilância e ‘carga pesada’. Suposto balão espião da China sobrevoa os Estados Unidos
O Pentágono rebateu nesta sexta-feira (3) a versão do governo chinês sobre um balão que sobrevoa os Estados Unidos e afirmou que se trata de um equipamento de vigilância da China.
Pequim havia dito mais cedo que o balão, do governo chinês, era um equipamento para fins meteorológicos e científicos que havia desviado de seu rumo original por conta de ventos e por não ter autonomia de direção.
Já o Pentágono – sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos – contestou a versão e disse que o balão:
Tem autonomia para manobrar, ao contrário do que o governo chinês havia alegado;
Desviou de seu curso original deliberadamente;
Comporta uma “grande carga” dentro e um mecanismo de vigilância na parte debaixo;
Não há evidência de material radioativo ou nuclear – os EUA ainda não derrubaram o balão por temor de algum tipo de risco à população;
Serve para fins de vigilância, e não para pesquisas meteorológicas e científicas, como havia alegado Pequim;
Seguirá sobrevoado o espaço aéreo dos EUA por alguns dias;
Estava sobre a região central dos Estados Unidos na tarde desta sexta-feira;
O governo norte-americano não quis revelar o exato ponto do equipamento, mas disse que “as pessoas podem olhar para cima” para tentar vê-lo.
Com a nova versão do Pentágono, a hipótese de que se trata de espionagem chinesa continua de pé, e as tensões entre os dois países voltaram a se acirrar. Por conta do episódio, o secretário de Estado, Antony Blinken, decidiu nesta sexta-feira adiar uma viagem diplomática no fim de semana à China.
Mais cedo, o Ministério chinês havia criticado Washington por “especular” com um fato ainda pouco conhecido, mas disse não ter intenção de invadir o espaço aéreo dos EUA.
“A China é um país responsável e estamos sempre observando as leis internacionais. Não temos intenção de invadir o espaço aéreo dos Estados Unidos”, disse, mais cedo, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Mao Ning. “Esperamos que ambos os lados possam lidar com o assunto com calma e prudência.”
China x EUA
Em encontro inédito, Biden e Xi Jinping se reúnem na Indonésia antes da cúpula do G20
China e Estados Unidos protagonizaram ao longo de 2022 alguns dos momentos de maior tensão diplomática entre os dois países em décadas.
A guerra da Ucrânia colocou os dois países em lados opostos.
Em agosto, a visita da então presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, a Taiwan irritou Pequim, que considera a ilha como parte de seu território e viu o gesto de Pelosi como uma provocação de Washington.
Ao longo do ano, os Estados Unidos também cobraram uma posição da China contra as ambições nucleares da Coreia do Norte, mas Pequim nunca se manifestou e é vista como aliada de Pyongyang.
Já em novembro, no entanto, um encontro inédito entre os líderes dos dois países, Joe Biden e Xi Jinping, durante a cúpula do G20 na Indonésia, amenizou as tensões.
Em tom conciliatório, Biden disse descartar uma “nova guerra fria”, e Xi disse que Taiwan era o único ponto de desacordo entre os dois países.

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleGuardiões da Galáxia 3: Dave Bautista garante que história de Drax se encerrará de forma “perfeita” no filme
Next Article Criança americana de 6 anos pega celular do pai para brincar com jogos e gasta R$ 5.120 em aplicativo de comida
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

‘EUA fazem guerra e lucram com a morte’: muro de embaixada é pichado em Brasília

agosto 16, 2026

EUA revogam visto da embaixadora do Brasil

agosto 5, 2026

Irã lança mísseis contra Israel após ataques em Beirute

junho 8, 2026

Trump fica mais encurralado com limitação dos poderes de guerra

junho 5, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Brasil

“Tá todo mundo contra mim”, diz Flávio ao abrir campanha em Copacabana

By Patriciaagosto 17, 20260

Foto: Reprodução “Tá todo mundo contra mim.” disse Flávio Bolsonaro neste domingo (16/8), em ato…

TSE determina remoção de vídeo que associa Lula ao PCC e ao CV

agosto 17, 2026

Abono salarial: veja quem recebe o último lote nesta segunda-feira

agosto 17, 2026

Inscrições abertas para curso de capacitação em IA para mulheres empreendedoras

agosto 17, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.