No dia 18 de janeiro, a região já havia sofrido com um terremoto de magnitude 5,8 perto de Khoy. Um terremoto de magnitude 5,9 foi detectado na noite de sábado (28) no noroeste do Irã, perto da fronteira com a Turquia, deixando ao menos dois mortos e centenas de feridos, reportou um veículo estatal.
O terremoto sacudiu a cidade de Khoy na província do Azerbaijão ocidental às 21h44 locais (15h14 de Brasília), reportou o Centro Sismológico da Universidade de Teerã.
“Até agora, este sismo deixou 580 feridos e dois mortos”, disse o governador da província, Mohammad Sadegh Motamedian, citado pela agência de notícias Irna.
“O ministro do Interior e o chefe da Cruz Vermelha Internacional estão a caminho de Khoy”, acrescentou.
O Irã se situa nos limites de várias placas tectônicas importantes e tem uma atividade sísmica frequente.
Em 18 de janeiro, um terremoto de magnitude 5,8 perto de Khoy deixou centenas de feridos.
O terremoto mais letal registrado no Irã foi de magnitude 7,4 em 1990, no qual morreram 40.000 pessoas no norte do país. Outras 300.000 pessoas ficaram feridas e cerca de 500.000 ficaram desabrigadas.
LEIA TAMBÉM:
Protestos no Irã: ‘Você não imagina o quanto me bateram na prisão’
Irã volta a monitorar uso do véu islâmico em mulheres
Parlamento europeu aprova definir Guarda Revolucionária do Exército do Irã como organização terrorista
Trending
- ANP espera leiloar mais de 320 blocos de petróleo nesta quarta
- OEA elogia eleição no Brasil, mas aponta preocupação com desinformação
- Com sete ouros, Brasil lidera Open das Américas de halterofilismo
- Sedec e Senac abrem inscrições para 16 cursos profissionalizantes e gratuitos em Camaçari
- Camaçari recebe duas novas ambulâncias do SAMU e reforça atendimento de urgência e emergência
- Polícia Federal apreende R$ 2,8 milhões no primeiro turno das eleições
- Cresce número de mulheres eleitas para o Congresso Nacional
- Dólar cai a R$ 5, e bolsa sobe quase 8% após primeiro turno
