• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Alemanha vence e tira invencibilidade do Brasil na Liga das Nações

junho 23, 2026

SUS volta a aplicar duas doses de reforço da vacina contra a pólio

junho 23, 2026

Bahia avança na educação infantil, mas ainda enfrenta desafios históricos

junho 23, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Alemanha vence e tira invencibilidade do Brasil na Liga das Nações
  • SUS volta a aplicar duas doses de reforço da vacina contra a pólio
  • Bahia avança na educação infantil, mas ainda enfrenta desafios históricos
  • Fux mantém exclusividade do BRB para depósitos judiciais do TJ da Bahia
  • IR terá maior lote de restituição da história; veja como consultar
  • Com luzes e cores, espaços instagramáveis conquistam público no Camaforró 2026
  • Governo do Estado autoriza pacote de investimentos superior a R$ 8,7 milhões para fortalecer a saúde de Cabaceiras do Paraguaçu
  • Com 4 surfistas, Brasil segue na briga pela etapa de Saquarema
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
Home»Mundo»Presidente do Peru pede ao Congresso que abandone interesses e antecipe eleições
Mundo

Presidente do Peru pede ao Congresso que abandone interesses e antecipe eleições

uesleiiclone8By uesleiiclone8janeiro 28, 2023Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
presidente-do-peru-pede-ao-congresso-que-abandone-interesses-e-antecipe-eleicoes
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email


Proposta apresentada pelo congressista fujimorista Hernando Guerra García, do partido de direita Fuerza Popular (FP), foi derrotada por 65 votos a 45, por isso está mantido o projeto de realizar o pleito em abril de 2024. Dina Boluarte, presidente do Peru
Reprodução
A presidente do Peru, Dina Boluarte, lamentou neste sábado (28) a rejeição do Congresso ao adiantamento das eleições para este ano e pediu ao Poder Legislativo que deixasse de lado seus interesses pessoais e partidários para “abrir o caminho para uma saída da crise”.
“Lamentamos que o Congresso da República não tenha conseguido chegar a um acordo para definir a data das de eleições gerais, nas quais peruanas e peruanos possam escolher livre e democraticamente as novas autoridades”, escreveu Boluarte no Twitter.
“Exortamos as bancadas a deixarem de lado os seus interesses partidários e a priorizarem os interesses do Peru”, acrescentou a presidente, em sua primeira reação desde que o Parlamento fracassou, na madrugada deste sábado, na ideia de antecipar as eleições gerais para este ano como ela mesmo havia pedido na sexta-feira.
A proposta apresentada pelo congressista fujimorista Hernando Guerra García, do partido de direita Fuerza Popular (FP), foi derrotada por 65 votos a 45, por isso está mantido o projeto de realizar o pleito em abril de 2024.
Boluarte tinha pedido ontem que as eleições fossem adiantadas para dezembro deste ano, como uma forma de sair mais rápido do “atoleiro” em que o país se encontra, com bloqueios de estradas, escassez de mantimentos e episódios de violência em diferentes regiões do Peru.
A esquerda, no entanto, insistiu que a proposta também deveria incluir um referendo sobre a Assembleia Constituinte, que é rechaçada por um amplo espectro da política peruana, e outros partidos denunciaram uma suposta manobra para tirar proveito eleitoral por parte do Fuerza Popular, legenda da ex-candidata presidencial Keiko Fujimori.
O projeto votado na madrugada deste sábado será submetido à reconsideração do Congresso na segunda-feira, a pedido do fujimorismo, mas os analistas consideram improvável uma reversão do resultado.
Boluarte descarta renunciar, mas garante que não tem o interesse de se aferrar ao poder. Ela tomou posse em 7 de dezembro, quando, como vice-presidente, substituiu Pedro Castillo, que foi destituído pelo Congresso após uma tentativa de fechar o parlamento e governar por decreto.
Desde então, diversas partes do país, em especial o sul andino, lar de comunidades quíchuas e aimarás historicamente marginalizadas, permanecem em pé de guerra exigindo a renúncia de Boluarte e a realização de eleições.

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleAgressão, morte, investigação, protestos: veja linha do tempo do caso Tyre Nichols
Next Article Morte de dez pessoas da mesma família foi planejada há três meses
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

Irã lança mísseis contra Israel após ataques em Beirute

junho 8, 2026

Trump fica mais encurralado com limitação dos poderes de guerra

junho 5, 2026

EUA aumentam pressão contra Cuba com novas sanções econômicas

maio 8, 2026

Cruzeiro atingido por hantavírus deixa Cabo Verde após quarentena

maio 7, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Brasil

Alemanha vence e tira invencibilidade do Brasil na Liga das Nações

By Patriciajunho 23, 20260

Foto: VNL/Divulgação Depois de emendar sete vitórias consecutivas para começar a competição, a seleção brasileira…

SUS volta a aplicar duas doses de reforço da vacina contra a pólio

junho 23, 2026

Bahia avança na educação infantil, mas ainda enfrenta desafios históricos

junho 23, 2026

Fux mantém exclusividade do BRB para depósitos judiciais do TJ da Bahia

junho 23, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.