Números foram divulgados nesta quinta pelo Banco Central. Além da pandemia, preço do dólar e ritmo de crescimento da economia também influenciam gastos de brasileiros lá fora. Os gastos de brasileiros no exterior somaram US$ 12,18 bilhões em 2022, informou nesta quinta-feira (26) o Banco Central.
Com isso, as despesas mais do que dobraram em relação ao ano anterior (US$ 5,25 bilhões), marcado por um período mais forte de restrições por conta da pandemia de Covid.
Apesar da melhora, as despesas de brasileiros lá fora ainda não retomaram um patamar de normalidade.
Em 2019, último ano antes do aparecimento do coronavírus, por exemplo, os gastos somaram mais de R$ 17 bilhões.
A pandemia da Covid-19 ainda não chegou ao fim, mas a expectativa de diretores da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que isso possa ocorrer ainda neste ano.
Dólar e nível de atividade
Além da pandemia, as despesas de brasileiros no exterior também são influenciadas por outros fatores, como o nível de atividade econômica e o preço do dólar, usado nas transações internacionais.
Em 2022, a moeda norte-americana fechou em queda de 5,3%, cotada a R$ 5,2780. Apesar disso, ainda permaneceu bem acima do patamar de 2019 – terminou aquele ano em R$ 4,0098. Nesta quinta-feira, o dólar opera em R$ 5,0899. Veja mais cotações
O nível de atividade, por sua vez, continuou em alta no ano passado, apesar da desaceleração. Em 2021, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 5%.
O resultado oficial para 2022 ainda não foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mas a expectativa do mercado financeiro, em pesquisa feita pelo Banco Central na semana passada, é de uma expansão de cerca de 3% no último ano.
Com preço das passagens nas alturas, viagens de avião ainda não retomaram o patamar anterior à pandemia
Trending
- Teresa Leitão é a nova líder do governo no Senado
- CMN veta taxa de cadastro em crédito para motoristas de app
- Brasil tem duas escolas finalistas no Prêmio Melhores Escolas do Mundo
- Camaçari recebe carreta do SAC Móvel a partir sexta-feira
- Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães realiza primeira captação de múltiplos órgãos sob nova gestão
- Ação da Sesab, posto de testagem para ISTs soma 3.149 exames realizados no São João de Cruz das Almas
- Prova Nacional Docente tem adesão de mais de 2 mil redes de ensino
- Jaques Wagner anuncia saída da liderança do governo no Senado
