69,4 milhões de brasileiros estavam inadimplentes em dezembro. Valor médio da dívida por pessoa é de R$ 4.493,91. Depois de 11 meses seguidos de alta, o Brasil finalmente registrou queda no número de inadimplentes em dezembro. Segundo o Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas da Serasa, 69,4 milhões de brasileiros estavam inadimplentes no último mês de 2022.
Apesar de ainda ser considerado alto, o número representa uma queda de 405 mil pessoas em relação ao registrado em novembro.
O valor de todas as dívidas juntas ultrapassou R$ 312 bilhões em dezembro. É como se cada um dos inadimplentes estivesse devendo, sem conseguir pagar, o valor de R$ 4.493,91. A maior dívida média por pessoa é de Santa Catarina: R$ 6.290,57.
O cartão de crédito continua como o maior responsável pelas dívidas ( 28,7%) que não conseguem ser pagas, seguido pelas contas básicas (22,25%) e pelo setor de Varejo (11,47%).
Em dezembro, há maior injeção de dinheiro an economia, com o pagamento do 13º salário. O Serasa também coloca Feirão Limpa Nome como possível fator para a diminuição do numero de inadimplentes. Segundo a entidade, foram feitos 8,4 milhões de acordos entre novembro e dezembro, “o maior número de negociações da história da Serasa”.
Ainda de acordo com o levantamento do Serasa, as mulheres foram as que mais renegociaram suas dívidas em dezembro.
Trending
- Governo do Estado autoriza pacote de investimentos superior a R$ 8,7 milhões para fortalecer a saúde de Cabaceiras do Paraguaçu
- Com 4 surfistas, Brasil segue na briga pela etapa de Saquarema
- Roraima elege neste domingo governador para mandato tampão até 2027
- Integração de espaços fortalece tradições e amplia experiências no Camaforró
- INSS: termina neste sábado prazo para contestar descontos indevidos
- Governo fixa em R$ 5,1 mil novo piso nacional do magistério
- Defesa do Irã brilha e segura 0 a 0 contra a Bélgica em Los Angeles
- Camaforró 2026 promove encontro entre Pablo e camaçariense Nil Sofrência no palco principal
