• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Carreta Escola de Gastronomia do Senac abre inscrições para novos cursos em Guarajuba

outubro 5, 2026

Veja os 20 estados onde o governador foi eleito no 1º turno

outubro 5, 2026

Encceja: Inep disponibiliza locais de reaplicação de prova

outubro 5, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Carreta Escola de Gastronomia do Senac abre inscrições para novos cursos em Guarajuba
  • Veja os 20 estados onde o governador foi eleito no 1º turno
  • Encceja: Inep disponibiliza locais de reaplicação de prova
  • Rede Mater Dei de Saúde é o único grupo hospitalar da América Latina aconquistar a Acreditação Enterprise da Joint Commission International
  • Clima hoje Nesta camacari
  • Em ritmo de treino, Brasil vence a Índia em Calcutá: 4 a 0
  • Lula vota em São Bernardo do Campo e diz estar confiante na vitória
  • Ufba lidera universidades baianas no ranking mundial THE 2027
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
Home»Economia»Salário mínimo ainda não foi corrigido para R$ 1.320; assunto está em discussão na área econômica, diz Fazenda
Economia

Salário mínimo ainda não foi corrigido para R$ 1.320; assunto está em discussão na área econômica, diz Fazenda

uesleiiclone8By uesleiiclone8janeiro 5, 2023Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
salario-minimo-ainda-nao-foi-corrigido-para-r$-1.320;-assunto-esta-em-discussao-na-area-economica,-diz-fazenda
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Salário mínimo que está valendo nesse começo de ano é de R$ 1.302, valor que foi fixado por meio de Medida Provisória em dezembro pelo governo Jair Bolsonaro. Para subir para R$ 1.320, uma nova MP tem de ser publicada – o que não aconteceu até o momento. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda não oficializou o reajuste do salário mínimo para R$ 1.320 em 2023, conforme promessa do governo eleito.
Apesar de estarem reservados recursos no orçamento para corrigir o salário mínimo para esse valor, a peça orçamentária ainda não foi sancionada pelo presidente da República.
O patamar de R$ 1.320 foi proposto pelo relator do orçamento, senador Marcelo Castro (MDB-PI), com base em acordo feito com o vice-presidente Geraldo Alckmin.
Para ter validade, esse valor depende da publicação de uma Medida Provisória no Diário Oficial da União — o que não aconteceu até o momento.
Com isso, segue em vigor, nos primeiros dias deste ano, o salário mínimo de R$ 1.302, que foi proposto pelo governo do presidente Jair Bolsonaro em dezembro do ano passado.
De acordo com informações do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o salário mínimo serve de referência para 56,7 milhões de pessoas no Brasil, das quais 24,2 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O que diz a Fazenda
Questionado pelo g1, o Ministério da Fazenda, sob o comando de Fernando Haddad, informou que o assunto “está em discussão entre os ministérios da área econômica e a decisão final compete à Presidência da República”.
Informou também que a equipe econômica “estuda a melhor maneira de encaminhar essa questão, destacando-se que o processo de criação dos ministérios e de divisão de equipes ainda está em curso, e informará os detalhes assim que o quadro estiver mais definido”.
Trabalho intermitente vem crescendo no mercado
Trabalho esporádico
A demora em alterar o valor interfere no rendimento recebido pelos trabalhadores intermitentes, que tem como base o salário mínimo.
Com a aprovação em 2017 de mudanças nas regras trabalhistas, passou a ser permitido o chamado trabalho intermitente, que ocorre esporadicamente, em dias alternados ou por algumas horas, e é remunerado por período trabalhado.
Nesse formato, o trabalho deverá estar em contrato e na carteira de trabalho e será remunerado de forma proporcional. O empregado terá direitos previstos como férias proporcionais mais 1/3, depósito de FGTS, descanso semanal remunerado e 13º salário.
E o trabalhador receberá o chamado salário-hora, que não poderá ser inferior ao mínimo ou ao dos profissionais que exerçam a mesma função na empresa.
Com o aumento para R$ 1.302, fixado pelo governo Bolsonaro, ficou estabelecido que os valores de referência diário e por hora, para as remunerações vinculadas ao salário mínimo, são de R$ 43,40 e de R$ 5,92, respectivamente a partir do dia 1º de janeiro.
Se o valor já tivesse sido reajustado para R$ 1.320, conforme decisão do governo Lula, esses valores por dia e hora seriam maiores.
Segundo o Ministério da Fazenda, o que acontecerá com pessoas que recebem por hora ou por dia dependerá do texto final da MP e do momento em que ficar definido que passará a ter vigência o novo salário mínimo.

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleHaddad anuncia o auditor-fiscal Carlos Higino Ribeiro para o comando do Carf
Next Article Gran Turismo: primeiro vídeo da adaptação do jogo destaca a ação dentro da pista; confira!
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

Movimentação das bets cai R$ 652 milhões por dia após proibição

outubro 4, 2026

Visita técnica prepara praias de Camaçari para nova temporada do Bandeira Azul

outubro 3, 2026

Pix por aproximação deixa de ter teto de R$ 500 a partir desta quinta

outubro 2, 2026

Governo amplia Desenrola MEI para dívidas de até cinco salários mínimos

outubro 1, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Camaçari

Carreta Escola de Gastronomia do Senac abre inscrições para novos cursos em Guarajuba

By Patriciaoutubro 5, 20260

A Carreta Escola de Gastronomia do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) segue em Guarajuba,…

Veja os 20 estados onde o governador foi eleito no 1º turno

outubro 5, 2026

Encceja: Inep disponibiliza locais de reaplicação de prova

outubro 5, 2026

Rede Mater Dei de Saúde é o único grupo hospitalar da América Latina aconquistar a Acreditação Enterprise da Joint Commission International

outubro 5, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.