A casa de repouso para idosos era ilegal. A origem do incêndio pode ser um fogão com defeito, afirmaram os investigadores. Incêndio em casa de repouso da Sibéria deixa 22 mortos
Ao menos 22 pessoas morreram em um incêndio na madrugada deste sábado (24) em uma casa de repouso particular em Kemerovo, na Sibéria, uma região da Rússia.
O Comitê de Investigação da Rússia, responsável pelos principais inquéritos no país informou também que seis pessoas ficaram feridas (duas delas foram hospitalizadas em estado grave, com queimaduras).
Um vídeo publicado pelo serviço de emergência mostra vários caminhões de bombeiros próximos do pequeno estabelecimento, entre os escombros carbonizados. O interior do prédio foi completamente destruído.
De acordo com a agência de notícia Tass, o fogo se propagou durante a noite por 180 metros quadrados do edifício de madeira, de dois andares.
A casa de repouso para idosos era ilegal, segundo uma fonte das forças de segurança citada pela Tass. Os investigadores acusam um homem de 31 anos de ter alugado uma casa particular como residência temporária para idosos, segundo um comunicado divulgado pelo comitê. O serviço de emergência afirmou que as autoridades identificaram o estabelecimento no final de 2021 e que o local passaria por um controle em 2023.
O Comitê de Investigação abriu um processo por “negligência que provocou a morte de várias pessoas”.
A origem do incêndio pode ser um fogão com defeito, afirmaram os investigadores.
“Na véspera do incidente, os inquilinos informaram (o proprietário) que a caldeira estava com defeito, mas ele não tomou nenhuma providência para consertar o equipamento”, disseram os investigadores.
O governador regional, Sergei Tsivilev, ordenou reuniões “imediatas” entre os diferentes prefeitos da região de Kemerovo e “suas comissões encarregadas de situações de emergência”.
Também pediu, segundo a agência de notícias Tass, que todas as casas de repousos, principalmente as privadas, sejam inspecionadas.
A cidade de Kemerovo foi cenário, em março de 2018, de um incêndio em um centro comercial que matou 60 pessoas, mais da metade delas crianças e adolescentes, uma tragédia que comoveu o país.
No início de novembro, um incêndio em um bar de Kostroma, 300 km ao nordeste de Moscou, deixou 13 mortos.
Em 2009, 156 pessoas morreram em um grande incêndio em uma discoteca de Perm, uma localidade na região dos Urais, leste da Rússia.
Trending
- Setor atacadista e distribuidor baianoganha ‘Selo Distribuição Legal’
- Estudantes da rede municipal de Camaçari são selecionados para intercâmbio cultural em Portugal
- Camaçari amplia geração de empregos e registra 3,6 mil novos postos no primeiro semestre de 2026
- Jogos Escolares 2026: Evento deve reunir cerca de 4.500 estudantes a partir de terça-feira
- Qualifica MEI: programa de capacitação gratuita para empreendedores de Camaçari será lançado nesta terça
- “Tá todo mundo contra mim”, diz Flávio ao abrir campanha em Copacabana
- TSE determina remoção de vídeo que associa Lula ao PCC e ao CV
- Abono salarial: veja quem recebe o último lote nesta segunda-feira
