Na visão de João Pedro Nascimento, investidores teriam a oportunidade de acessar os mercados em funcionamento quando chegassem em casa após o trabalho. João Pedro Nascimento, presidente da CVM
Geraldo Magela/Agência Senado
O presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), João Pedro Nascimento, afirmou nesta quinta-feira (15) que é necessário começar a se pensar, nos próximos anos, na ampliação do horário de funcionamento dos mercados no Brasil.
“Um dos aspectos da criptoeconomia que seduz alguns usuários é o fato de funcionar todas as horas, todos os dias, sem exceção. Isso seria perigoso trazer para o mercado organizado. Mas temos que, aos poucos, pensar eventualmente em ampliar o horário de funcionamento do mercado de capitais também como uma ferramenta de inclusão”, afirmou, ao participar do Seminário Regional do Centro OCDE-CVM de Educação e Letramento Financeiro para a América Latina e o Caribe (ALC).
Na visão de Nascimento, investidores teriam a oportunidade de acessar os mercados em funcionamento quando chegassem em casa após o trabalho.
O executivo lembrou que no próximo ano a CVM vai começar a olhar para o “open capital markets”, com objetivo de empoderar os investidores de varejo, trazendo um pouco da experiência das finanças centralizadas para o mercado de capitais.
“Vamos começar isso em 2023 por meio de uma regra que pretendemos editar sobre portabilidade dos fundos, de transferência de custódia”, afirmou. O objetivo é dar ao investidor o poder de escolher a casa em que ele entende que o dinheiro dele deve ser aplicado. ”Dessa forma, daremos ao investidor de varejo algumas forças e prerrogativas que o poder de barganha automaticamente concede ao atacado”, completou.
Trending
- Governo Trump rebate Dino sobre Magnitsky: ‘Nenhuma Corte pode invalidar sanções dos EUA’
- Trump liga para Putin para marcar encontro trilateral com Zelensky
- EUA dizem que Moraes é ‘tóxico’ e que nenhum tribunal pode invalidar sanções do país
- Em resposta aos EUA, Brasil não reconhece legitimidade de investigação: medida ‘unilateral’
- INSS: indicados à presidência e relatoria de CPMI se reúnem para discutir plano de trabalho
- VÍDEO: Clima de tensão volta a tomar conta do Engenho Velho da Federação após madrugada de tiroteio e explosões
- 38 são detidos em Israel durante manifestações nacionais por cessar-fogo em Gaza e libertação de reféns
- Rodrigo Paz lidera eleições na Bolívia, mas disputa deve ir ao 2º turno