
Universidade diz que acumula uma perda de quase R$ 8,7 milhões no orçamento de 2022, entre bloqueios e cortes. Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Demétrius Oliveira/G1
Após o Ministério da Educação (MEC) retomar os bloqueios de verbas para instituições federais, a Universidade Federal de Sergipe (UFS), que já tinha recebido o bloqueio de mais de R$ 825 mil, informou, nesta sexta-feira (2), que o Ministério da Economia fez o bloqueio de um crédito orçamentário no valor de R$ 1.197.398.
Segundo a UFS, o valor foi retirado do que já havia sido aprovado na Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2022, o que deixa a universidade sem crédito disponível, ou seja, em situação deficitária.
“A situação é extremamente preocupante porque gera uma instabilidade administrativa, uma vez que estamos no encerramento administrativo do exercício com processos de pagamento em andamento. Tivemos então uma notícia de mais um bloqueio agudo, da forma que foi feita, nos deixa extremamente preocupados com a situação que a univerdade está enfrentando”, disse o reitor da UFS, Valter Santana.
A universidade informou que o corte compromete despesas básicas para funcionamento da instituição, como energia elétrica, água, contratos terceirizados e novos investimentos que iriam ser realizados.
No total, a UFS acumula uma perda de quase R$ 8,7 milhões no orçamento de 2022, entre bloqueios e cortes.
Trending
- Alemanha vence e tira invencibilidade do Brasil na Liga das Nações
- SUS volta a aplicar duas doses de reforço da vacina contra a pólio
- Bahia avança na educação infantil, mas ainda enfrenta desafios históricos
- Fux mantém exclusividade do BRB para depósitos judiciais do TJ da Bahia
- IR terá maior lote de restituição da história; veja como consultar
- Com luzes e cores, espaços instagramáveis conquistam público no Camaforró 2026
- Governo do Estado autoriza pacote de investimentos superior a R$ 8,7 milhões para fortalecer a saúde de Cabaceiras do Paraguaçu
- Com 4 surfistas, Brasil segue na briga pela etapa de Saquarema
