• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Agerba renova contrato de empresas de ônibus que operam em mais de 10 cidades

agosto 7, 2025

Com investimento bilionário, projeto oficial da Arena Barradão é apresentado à diretoria do Vitória

agosto 7, 2025

Trump assina ordem executiva de tarifa de 50% sobre o Brasil

julho 31, 2025
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Agerba renova contrato de empresas de ônibus que operam em mais de 10 cidades
  • Com investimento bilionário, projeto oficial da Arena Barradão é apresentado à diretoria do Vitória
  • Trump assina ordem executiva de tarifa de 50% sobre o Brasil
  • STF se manifesta após sanções dos EUA a Alexandre de Moraes
  • Bolsonaro diz não ter relação com sanções de Trump a Moraes
  • Jerônimo prepara estratégias para frear efeitos de tarifaço na Bahia
  • SineBahia divulga vagas de emprego para esta quinta (31) Camaçari, Candeias, Dias D’ Ávila, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Mata, Simões Filho, Salvador;
  • MP pede reprodução simulada e novas apurações sobre morte de jovens em ação policial ocorrida em Camaçari
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia

  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia

Home»Entretenimento»Feira de Santana»Rio Jacuípe como potencial de investimentos
Feira de Santana

Rio Jacuípe como potencial de investimentos

uesleiiclone8By uesleiiclone8novembro 24, 2022Nenhum comentário4 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
rio-jacuipe-como-potencial-de-investimentos
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Esta semana o vereador Jurandyr Carvalho fez uma fala sobre xixi das mulheres e de imediato, os haters começaram a zoar e tirar de contexto o principal assunto que sua fala infeliz escondeu. A Bacia Hidrográfica do Rio Jacuípe, maior e mais importante sub-bacia do rio Paraguaçu, está localizada na porção centro-leste do território do estado da Bahia, inserida quase que na sua totalidade no clima semiárido, segundo Marcos Oliveira. O rio nasce em Morro do Chapéu e percorre 338 quilômetros até chega na Barragem de Pedra do Cavalo.

Fonte de sustento para os pescadores que vivem em seu entorno, o rio tem devolvido cada vez menos, a fonte dos alimentos para quem dele sobrevivia. Ainda lembro da pesca do camarão, da traíra que ainda hoje encontramos em restaurantes a sua beira, ofertando a guloseima sem espinhas, mas uma simples pergunta que fazemos aos donos dos estabelecimentos, temos a resposta que o peixe não vem do rio, mas de outras cidades, o Rio Jacuípe está agonizando.
Eu já conversei várias vezes com o vereador e em que pese discordarmos da gestão do Fluminense de Feira e de outros assuntos políticos e ideológicos, temos acordo num projeto maior de aproveitamento das potencialidades do rio. Incrível como em diversas cidades com águas fluviais de menor vazão, conseguem implantar um aproveitamento econômico e financeiro de seus mananciais. Entretanto tudo passa pela destinação final de colocação dos esgotos no leito do Velho Jacuípe. Essa poluição danifica e ameaça de morte seu curso calmo e sereno. Entrecortado entre as Barragens de Joao Durval e Pedra do Cavalo, se permite uma navegabilidade propícia a esportes náuticos tais como canoagem e velas. Os restaurantes poderiam conviver com hotéis a beira do rio. Mas aí voce vai pesquisar e descobre que existe um jogo de empurra empurra da Embasa para prefeitura e vice versa, e o velho Jacuípe está sofrendo quando poderia estar feliz e levando felicidade de garantia de sobrevivência a centenas de familias.

Não existe uma educação ambiental, nem placas sinalizadoras de impropriedade para banho existem. Alguem sabe de alguma escola que levou os alunos a conhecer o rio de forma contínua? Eu sei de um caso ou outro, mas voltado a inciativa de alguma professora, mas política pública de aproveitamento do rio, ah isto não existe na prática.

No dia 24 de novembro se comemora o Dia Nacional do Rio, e aqui pouco temos a comemorar.  Se a fala do vereador foi infeliz, existem milhares de falas infelizes de outros agentes públicos, um chegou a dizer que a lavagem dos pratos sujos dos restaurantes, ali ainda resistindo, contribuem em demasia, para poluição do rio.
Nascem ou passam por Feira de Santana os rios Pojuca, Subaé, Jacuípe – maior de todos – Aguilhadas, no distrito de Ipuaçu, Cavaco – cuja nascente está em Anguera, mais o do Peixe e Tocós, ambos no distrito de Jaguara. Todos eles compõem as bacias hidrográficas do Paraguaçu e do Recôncavo Norte. Uma conversa com os moradores mais antigos vai se descobrir que esta cidade que se chamou Santana dos Olhos D’agua tinha tudo para ser uma das mais belas do país, entretanto estamos matando nossas nascentes, privatizando as águas as represando em condomínios de luxo deixando as águas de fora poluída e envenenada. Um passeio de drone consegue mostrar essa agressão.

Voltando ao Jacuípe e seu sofrimento com a contaminação do esgoto doméstico atirado impiedosamente no seu leito, fez ao logo das décadas desaparecer diversas espécies e crustáceos e proliferando a existência de baronesas, planta aquática que cresce com a poluição.
A limpeza de suas águas se permitiria incentivar a implantação de unidades produtivas de criação e filetagem de peixes, imagina uma cadeia produtiva onde se cria o peixe, faz a filetagem, resfriamento e embalagem e venda dos produtos. A produção de alimentos como hortaliças e frutas poderia dar outra vida as margens desérticas através da irrigação.
Uma coisa é certa, dia de 24 de novembro, não se tem alegria em comemorar o dia do Rio. Aqui é somente sofrimento e dor.

 

Foto;Arquivo BF

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleQual comprar? Guia de Compras do g1 te ajuda na Black Friday com dicas de produtos para casa, trabalho, malhação, viagem e mais
Next Article Showrunner de série prelúdio de Duna abandona cargo inesperadamente
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

OAB Feira de Santana repudia violência policial contra mulher em abordagem e cobra apuração rigorosa

julho 17, 2025

Leo Santana, Tony Salles, Thiago Aquino e Tomate são atrações do último dia da Micareta de Feira; veja programação completa

maio 4, 2025

Delegacias da mulher da BA: veja a lista e saiba quais funcionam 24 horas

abril 6, 2023

Justiça determina que Prefeitura de Feira de Santana e responsáveis por obras de Shopping Popular construam área para artesãos

março 30, 2023

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Bahia

Agerba renova contrato de empresas de ônibus que operam em mais de 10 cidades

By Márcia Marquesagosto 7, 20250

Os contratos de quatro empresas de ônibus que operam em cidades da Região Metropolitana de…

Com investimento bilionário, projeto oficial da Arena Barradão é apresentado à diretoria do Vitória

agosto 7, 2025

Trump assina ordem executiva de tarifa de 50% sobre o Brasil

julho 31, 2025

STF se manifesta após sanções dos EUA a Alexandre de Moraes

julho 31, 2025

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2025 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.