O projeto Caminhos da Escola, idealizado e desenvolvido pela Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) de Camaçari, contemplou, durante a manhã e tarde desta quarta-feira (23/11), 150 alunos da Escola e Creche Comunitária Carmem Mirim, localizada no bairro Jardim Limoeiro. As crianças, com faixa etária de até 6 anos, participaram da programação, que incluiu dinâmicas educativas, músicas recreativas, pista de simulação de trânsito e conhecer uma viatura oficial por dentro.
Integrando a equipe coordenadora das atividades, a agente de trânsito da STT, Daiane Bispo, pontuou sobre a importância da ação, ao destacar, “desde pequeninos, as crianças se conscientizam de como devem se portar no trânsito, e com o conhecimento que adquirem aqui, transmitem para os adultos, e até se tornam fiscalizadores destes”. Ela ainda acrescentou, que as crianças participam intensamente, falando de suas próprias experiências no trânsito.
A coordenadora pedagógica da instituição, Ana Valéria Santos, celebrou a presença da equipe da autarquia. “Estamos muito gratos por este momento, por oportunizar às nossas crianças esse contato direto com a educação para o trânsito, através da ludicidade”, e expôs o que o trabalho significa para as crianças e comunidade escolar, afirmando, “esta foi uma ação que promoveu experiências motoras e sensoriais inesquecíveis. Sabemos que eles são multiplicadores, e este tipo de atividade só tem a agregar”.
As estudantes do Grupo 5, Mariana Dias e Pérola Araújo, ambas com 6 anos, falaram sobre o que aprenderam durante as atividades, e o que mais gostaram. Mariana explicou que, “não pode atravessar a rua sem olhar para os lados, porque a pessoa pode ser atropelada”; e sua colega Pérola completou que, “tem que andar direito na rua. Não pode ir pela pista, porque é dos carros. Tem que ir pela calçada”. As duas apontaram a pista de simulação de trânsito, como a parte mais legal do dia, onde aprenderam sobre sinalização semafórica e a faixa de pedestres.










