Técnica substitui o efeito de cozimento da panela de pressão. Iguaria à base de carne bovina movimenta o turismo e a pequena agricultura do município de Morretes. Conheça o barreado, prato típico do Paraná feito em panela vedada com farinha de mandioca
Uma carne bovina cozida numa panela de barro que é vedada com massa de farinha de mandioca e água. É o barreado, prato típico do litoral do Paraná.
No município de Morretes, a iguaria movimenta o turismo e a pequena agricultura.
Assista a todos os vídeos do Globo Rural
Além da carne, o prato leva toucinho, bacon, folha de louro, alho, cebola, pimenta do reino, sal e cominho. Os alimentos são colocados em uma panela que é barreada (vedada) para dar o efeito de cozimento de uma panela de pressão.
Antigamente, a massa era feita de argila, cinzas da fogueira e água. Mas, hoje, usa-se a farinha de mandioca, que entra também na finalização do prato.
Outro alimento que acompanha a iguaria é a banana nanica, conhecida na região como caturra.
Saiba mais na reportagem completa no vídeo acima.
Vídeos mais assistidos do Globo Rural
Trending
- Diretriz contraindica tratamento farmacológico isolado para obesidade
- Tabela de propina, códigos e saques rondam venda de sentenças no STJ
- Marina se despede do Meio Ambiente e cita COP30 como principal desafio
- Dólar cai e fecha a R$ 5,15 com otimismo por trégua na guerra; Ibovespa sobe
- Ministério da Fazenda implementa a iniciativa Mulheres Líderes em Finanças
- Pé-de-Meia contribui para queda de 43% no abandono escolar: ‘Oportunidade de continuar sonhando’, exalta Lula
- Obras de macrodrenagem na Bacia do Rio Camaçari reduzirão riscos de alagamento e beneficiarão mais de 68 mil famílias
- Semana Santa: população pode adquirir produtos na Feira do Peixe nesta quinta-feira

