
Cônjuge pode herdar a dívida em caso de casamento em comunhão parcial de bens, se for acionado pela Justiça. Dinheiro
Karolina Grabowska/pexels
Em um processo de herança, é natural que os herdeiros fiquem com todos os bens deixados pela pessoa que falece. Mas o que acontece quando a pessoa falecida deixa dívidas? Os beneficiários herdam os débitos?
Para herdeiro, não. A dívida será quitada pelos bens deixados de herança. Caso ainda reste algum patrimônio após os pagamentos, o montante é dividido entre os beneficiários. A exceção se dá no caso do cônjuge casado em regime de comunhão parcial de bens
LEIA MAIS:
Homem deve receber R$ 1 bilhão após ser reconhecido como filho do fundador da WEG
Filhos ou cônjuges? Veja quem tem direito a pensão alimentícia
Caso o devedor seja casado e faleça, o cônjuge pode ficar com as dívidas?
Sim, caso o casamento seja por regime de comunhão parcial de bens, em que todos os bens são comuns do casal.
Porém, é necessário que o credor entre com uma ação judicial acionando o cônjuge e pedindo o pagamento da conta. É preciso alegar a existência de uma pessoa responsável pelas dívidas deixadas pelo falecido.
Initial plugin text
O que fazer quando a dívida é maior que a herança?
Como a dívida não pode ser deixada para herdeiros, o saldo pendente expira e os herdeiros não são obrigados a assumir a dívida.
Quem fica responsável pela dívida quando o devedor falece e não possui bens?
Segundo Daiane Almeida, advogada especialista em Direitos Sucessórios, ninguém arca com a dívida.
“Quando o falecido deixa de pagar as contas e não tem bens para quitar, os herdeiros não são obrigados a pagar o débito, ou seja, a conta caduca”, afirma.
Trending
- Fazenda mantém subsídio de R$ 2,12 por litro do diesel por mais 30 dias
- Camaçari 268 anos: escolas municipais preparam histórias para o desfile de 28 de Setembro
- Servidores municipais terão os salários antecipados no mês de aniversário de Camaçari
- Sala Elas à Frente: parceria entre Camaçari e Estado amplia atendimento às mulheres e fortalece rede de proteção
- Prefeitura de Camaçari e Grupo City garantem reforma do estádio municipal com gramado padrão FIFA
- Saúde Itinerante segue ampliando acesso aos serviços de saúde e retorna a comunidade de Lagoa Seca
- Seduc lança Programa Voluntários da Educação com participação de 500 estudantes do Ensino Médio
- STT define mudanças no trânsito e transporte para desfile cívico de 28 de Setembro no Centro da cidade
