• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

A ONU não pode ficar silenciosa’, diz Lula ao defender reforma da governança global, em Barcelona

abril 18, 2026

Novo aparelho vai acelerar diagnóstico de câncer infantil em São Paulo

abril 18, 2026

Alunos do ICEIA mergulham em jogo que revela perigos invisíveis dentro de casa

abril 18, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • A ONU não pode ficar silenciosa’, diz Lula ao defender reforma da governança global, em Barcelona
  • Novo aparelho vai acelerar diagnóstico de câncer infantil em São Paulo
  • Alunos do ICEIA mergulham em jogo que revela perigos invisíveis dentro de casa
  • Refinaria de Mataripe reduz preços de gasolina e diesel na Bahia
  • Lula alerta sobre risco de bets e big techs para famílias e democracia
  • 5ª Grande Caminhada em Prol da Conscientização do Autismo acontece neste sábado
  • Prefeitura decreta ponto facultativo na véspera do feriado de Tiradentes
  • Limpec participa de fórum internacional de Biogás e Biometano e ressalta planos para Camaçari
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Vacina Reumato de Amor
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Vacina Reumato de Amor
Home»Mundo»Trump tentou bloquear informação precisa sobre covid-19, diz relatório do Congresso
Mundo

Trump tentou bloquear informação precisa sobre covid-19, diz relatório do Congresso

uesleiiclone8By uesleiiclone8outubro 18, 2022Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
trump-tentou-bloquear-informacao-precisa-sobre-covid-19,-diz-relatorio-do-congresso
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email


Emissários do ex-presidente tentaram alterar o conteúdo, refutar ou atrasar a publicação de 18 números do Boletim Semanal de Morbidade e Mortalidade do Centro de Controle e Prevenção de Doenças
e um alerta sanitário, conseguindo fazê-lo em ao menos cinco ocasiões. Ex-presidente dos EUA, Donald Trump, durante discurso em 25 de junho de 2022
Kate Munsch/REUTERS
O governo do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impediu que funcionários da saúde proporcionassem informações precisas sobre a covid-19 em uma tentativa de apoiar sua visão otimista da pandemia, de acordo com um relatório do Congresso publicado nesta segunda-feira (17).
Funcionários dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos disseram aos investigadores que trabalhadores da Casa Branca intimidaram o pessoal e tentaram reescrever seus relatórios.
Os funcionários tomaram “medidas sem precedentes” para conseguir que emissários de Trump participassem da “publicação e refutassem os relatórios científicos dos CDC, incluindo a redação de artigos de opinião e outras mensagens públicas para contrapor diretamente as descobertas dos CDC”, diz o documento.
Os investigadores entrevistaram uma dúzia de funcionários atuais e anteriores dos CDC, assim como nomes do alto escalão do governo, para elaborar o documento de 91 páginas publicado pelo Subcomitê Selecionado de Supervisão da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos para a Crise do Coronavírus.
O colegiado descreve como os indicados por Trump no Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS, na sigla em inglês) tentaram se apoderar da revista científica semanal dos CDC, o Boletim Semanal de Morbidade e Mortalidade (MMWR, na sigla em inglês), editando ou bloqueando os artigos que acreditavam que poderiam ser prejudiciais ao ex-presidente.
Os emissários de Trump tentaram “alterar o conteúdo, refutar ou atrasar a publicação” de 18 números do MMWR e um alerta sanitário, conseguindo fazê-lo em ao menos cinco ocasiões.
O relatório cita um funcionário de comunicação dos CDC que se queixou de que um aliado de Trump no HHS havia recorrido a um “comportamento intimidatório”. Essa atitude fez com que os funcionários dos CDC “se sentissem ameaçados”.
Jay Butler, subdiretor de doenças infecciosas dos CDC, disse que lhe pediram que não fizesse mais relatórios depois que suas declarações foram consideradas “alarmantes demais” pela Casa Branca.
“A investigação do Subcomitê Selecionado mostrou que a administração anterior se envolveu em uma campanha sem precedentes de interferência política na resposta à pandemia do governo federal, que minou a saúde pública para beneficiar os objetivos políticos do ex-presidente”, disse o presidente do painel, o democrata Jim Clyburn, em comunicado.
“Como mostra o relatório de hoje [segunda-feira, 17], o presidente Trump e seus principais assessores atacaram repetidamente os cientistas dos CDC, comprometeram a orientação de saúde pública da agência e suprimiram os informes científicos em um esforço por minimizar a gravidade do coronavírus”, acrescentou.
Os republicanos rejeitaram o relatório por considerá-lo enviesado e prometeram realizar sua própria investigação se recuperarem o controle da Câmara dos Representantes e do Senado nas eleições legislativas de meio de mandato que acontecem em novembro.

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleRússia destrói 30% das estações de energia da Ucrânia em uma semana, diz Zelensky
Next Article Vinte e três crianças já morreram em repressões a protestos no Irã, diz agência da ONU
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

Guerra no Oriente Médio tem mais bombardeios e mortes neste domingo

março 2, 2026

China, África e países do Golfo Pérsico condenam ataques ao Irã

fevereiro 28, 2026

Narcotraficante mais procurado do México é morto em operação militar

fevereiro 22, 2026

Amazon pode ser processada por suicídios ligados ao nitrito de sódio

fevereiro 19, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Brasil

A ONU não pode ficar silenciosa’, diz Lula ao defender reforma da governança global, em Barcelona

By Patriciaabril 18, 20260

Agência Gov | Via Planalto O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, neste sábado,…

Novo aparelho vai acelerar diagnóstico de câncer infantil em São Paulo

abril 18, 2026

Alunos do ICEIA mergulham em jogo que revela perigos invisíveis dentro de casa

abril 18, 2026

Refinaria de Mataripe reduz preços de gasolina e diesel na Bahia

abril 18, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.