
No dia anterior, principal índice da bolsa de valores subiu 1,38%, a 113.624 pontos. Ibovespa opera em alta nesta terça-feira, 18
Pexels
O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, abriu em alta nesta terça-feira (18), em mais um pregão marcado pelo bom humor nos mercados internacionais. Também contribui para o bom desempenho do índice a valorização das ações da Vale, depois da companhia divulgar seus números de produção e venda no terceiro trimestre de 2022.
Às 11h, a Bolsa registrava variação positiva de 1,27%, aos 115.070 pontos. Veja mais cotações.
No dia anterior, o Ibovespa subiu 1,38%, a 115.044 pontos, acompanhando, também, o avanço das ações da Vale e da Petrobras e o clima favorável observado no exterior. Com o resultado, o índice acumula alta de 3,26% no mês e de 8,40% no ano.
LEIA TAMBÉM
Como o dólar valorizado afeta a todos
O que está mexendo com os mercados?
No cenário interno, a agenda do dia não conta com a divulgação de dados econômicos de grande impacto sobre o mercado. Em contrapartida, os investidores seguem atentos à corrida eleitoral entre Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que concorrem à Presidência da República. O segundo turno das eleições está marcado para o próximo dia 30.
Nesta manhã, o Ipec divulgou sua terceira pesquisa de intenção de votos para o segundo turno presidencial. Lula tem 51% dos votos, contra os 52% registrados nas últimas duas pesquisas, e Bolsonaro tem 43%, contra os 42% da primeira rodada de entrevistas.
Ainda no noticiário doméstico, a Vale divulgou ontem seus números de produção e venda. Entre julho e setembro deste ano, a companhia produziu 89,7 milhões de toneladas de minério de ferro, alta de 21% em relação ao trimestre anterior e de 1,1% ante o mesmo período do ano passado. As ações da mineradora subiam 1,94%, às 11h.
De acordo com Rachel de Sá, chefe de economia da Rico, o bom humor no mercado interno deve-se também aos mercados internacionais. Nos Estados Unidos, o destaque é o início da temporada de balanços corporativos das empresas listadas nas bolsas americanas, que têm trazido números melhores do que o esperado até agora.
“Por mais que nossas empresas não tenham grande relação com esses resultados, a surpresa positiva abriu espaço para impulsionar certo apetite ao risco que ‘contamina’ positivamente investidores além das fronteiras americanas”, pontua a especialista.
Além disso, os olhos do mercado também permanecem voltados ao Reino Unido. Segundo a equipe de análise do BTG Pactual, investidores se mostram mais otimistas com a economia e os negócios britânicos depois do novo ministro das Finanças, Jeremy Hunt, reverter a maior parte dos cortes tarifários planejados pelo seu antecessor, que haviam “estressado o mercado”.
“Além disso, o Banco da Inglaterra (BoE) disse que é imprecisa a notícia do Financial Times sobre atraso na venda de dívida”, ressaltam os especialistas, pontuando que isso contribuiu para a melhora nos ânimos do mercados com ativos de risco.
Como o real, assim como outras moedas de países emergentes, é considerado um ativo de risco, quando há melhora no humor dos investidores, a moeda brasileira tende a ser beneficiado frente ao dólar. A mesma ideia é válida para o mercado nacional de ações.
No entanto, mesmo com a desvalorização da moeda dos Estados Unidos desde o dia anterior e o desempenho positivo das bolsas de valores em nível global, participantes do mercado alertam que esta deve ser uma semana turbulenta em meio a temores globais de aperto monetário, tensões geopolíticas e incertezas político-fiscais domésticas.
Em entrevista à Reuters, Renan Mazzo, chefe de câmbio da SVN Investimentos, afirmou que “essa é uma semana um tanto quanto turbulenta quando a gente olha o cenário externo”. O especialista destaca as preocupações com a guerra da Rússia na Ucrânia e a disseminação da Covid-19 na China.
A Rússia atacou cidades ucranianas com drones na última segunda-feira, na segunda grande onda de ataques aéreos em um semana, enquanto, na China, o presidente Xi Jinping reiterou no fim de semana a eficácia de sua política de Covid-zero.
“Essas questões, somadas à questão da inflação global, preocupação com recessão, os bancos centrais subindo juros, (formam) um cenário bem turbulento… Tende a haver bastante volatilidade ao longo da semana”, disse Mazzo.
Initial plugin text
Subscribe to Updates
Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.
Trending
- Mais de mil agricultores serão contemplados com entrega de sementes e insumos nesta quarta-feira
- Haddad: conflito não deve impactar economia brasileira imediatamente
- Flávio reage após Moraes negar domiciliar a Bolsonaro: “Atrocidade
- Brasileira vence concurso internacional de biologia quântica
- Dólar sobe e petróleo dispara com ataque militar ao Irã; entenda
- Empresas têm até este sábado para enviar dados salariais por gêneros
- Caio Bonfim ganha prata em etapa mundial da marcha atlética na China
- Guerra no Oriente Médio tem mais bombardeios e mortes neste domingo

