• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

STF debate valor do mínimo existencial para evitar superendividamento

abril 23, 2026

MEC Livros: biblioteca digital já tem mais de meio milhão de usuários

abril 23, 2026

CCJ aprova admissibilidade de propostas que acabam com escala 6×1

abril 23, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • STF debate valor do mínimo existencial para evitar superendividamento
  • MEC Livros: biblioteca digital já tem mais de meio milhão de usuários
  • CCJ aprova admissibilidade de propostas que acabam com escala 6×1
  • Camaçari sedia 2ª etapa do Circuito Baiano de Skateboard Street 2026 neste final de semana
  • Pessoas jurídicas devem declarar receita bruta até 1º de junho para cálculo da TFF 2026
  • Reunião de Alinhamento com os comerciantes de Camaçari
  • Camaçari: Estão abertas inscrições para o Programa de Preparo para Aposentadoria 2026
  • Plataforma do BB reduz em 72% perda de comida em escolas públicas
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Vacina Reumato de Amor
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Vacina Reumato de Amor
Home»Educação»Aplicativo que Bolsonaro disse que alfabetiza criança em seis meses não é capaz sozinho de alfabetizar, diz universidade que adaptou app
Educação

Aplicativo que Bolsonaro disse que alfabetiza criança em seis meses não é capaz sozinho de alfabetizar, diz universidade que adaptou app

uesleiiclone8By uesleiiclone8outubro 18, 2022Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
aplicativo-que-bolsonaro-disse-que-alfabetiza-crianca-em-seis-meses-nao-e-capaz-sozinho-de-alfabetizar,-diz-universidade-que-adaptou-app
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email


GraphoGame foi citado por Jair Bolsonaro (PL) no debate da TV Bandeirantes ao afirmar que crianças são alfabetizadas em seis meses no governo. PUCRS adaptou jogo ao português. GraphoGame
Divulgação
Os desenvolvedores da adaptação para o português do aplicativo GraphoGame, utilizado pelo governo federal na Política Nacional de Alfabetização, afirmam que a ferramenta sozinha não é capaz de alfabetizar estudantes. O programa foi mencionado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) no debate da TV Bandeirantes, quando afirmou que crianças eram alfabetizadas em seis meses no seu governo.
O jogo, desenvolvido na Finlândia, teve seu conteúdo adaptado ao português pelo Instituto do Cérebro (Inscer), da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre.
“A universidade explica que o aplicativo pode ser uma ferramenta de apoio, mas que sozinho não é capaz de alfabetizar”, diz a PUCRS, em nota.
O g1 tentou contato com o Ministério da Educação, mas, até a publicação mais recente desta reportagem, não havia obtido resposta.
A universidade destaca ainda que a alfabetização não é o objetivo da iniciativa e dos pesquisadores. A ferramenta tem o objetivo de auxiliar no desenvolvimento da consciência fonológica e fonêmica das crianças, ou seja, na relação letra e som.
“Para uma criança ser alfabetizada ela precisa de instrução sistemática e consistente, precisa de vivências e sem dúvida alguma do apoio da Escola e especialmente de educadores”, completa a nota.
Instituto do Cérebro (InsCer), de Porto Alegre
Divulgação
Debate
No debate, Bolsonaro sugeriu que, “no tempo do Lula, a garotada levava três anos para ser alfabetizada. Agora, em nosso governo, leva seis meses”.
“A grande diferença está aí. A gente não fala que vai fazer, a gente mostra o que está fazendo. O seu Paulo Freire, Lula, não deu certo”, disse.
Lula e Bolsonaro em debate da Band
Nelson Almeida/AFP
Nota da PUCRS:
A PUCRS, por meio de um projeto de pesquisa multidisciplinar, foi responsável apenas por realizar a adaptação para o português do aplicativo GraphoGame, jogo desenvolvido por um grupo de pesquisadores da Finlândia com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento da consciência fonológica e fonêmica das crianças, ou seja, na relação letra e som (grafema-fonema).
A universidade explica que o aplicativo pode ser uma ferramenta de apoio, mas que sozinho não é capaz de alfabetizar. Este não foi e não é o objetivo da iniciativa e dos pesquisadores em nenhum momento. Para uma criança ser alfabetizada ela precisa de instrução sistemática e consistente, precisa de vivências e sem dúvida alguma do apoio da Escola e especialmente de educadores.
Vídeos: Tudo sobre o RS

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleAuxílio Brasil: beneficiários com NIS final 5 recebem a parcela de outubro nesta terça-feira
Next Article Lula e Bolsonaro podem ser citados na redação do Enem 2022? Professores tiram dúvidas
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

MEC Livros: biblioteca digital já tem mais de meio milhão de usuários

abril 23, 2026

Plataforma do BB reduz em 72% perda de comida em escolas públicas

abril 22, 2026

SEC publica edital para seleção de monitores do Programa Mais Estudo 2026

abril 21, 2026

Governo entrega escola modernizada e anuncia pacote de obras em mobilidade e saúde para Conde

abril 20, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Brasil

STF debate valor do mínimo existencial para evitar superendividamento

By Patriciaabril 23, 20260

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu nesta quarta-feira (22) o…

MEC Livros: biblioteca digital já tem mais de meio milhão de usuários

abril 23, 2026

CCJ aprova admissibilidade de propostas que acabam com escala 6×1

abril 23, 2026

Camaçari sedia 2ª etapa do Circuito Baiano de Skateboard Street 2026 neste final de semana

abril 23, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.