
País tinha um representante no Conselho de Direitos Humanos da ONU desde 2019. Conselho de Direitos Humanos da ONU reunido em Genebra, na Suíça
Reprodução/UN Web TV
A Venezuela perdeu, nesta terça-feira (11), seu assento no Conselho de Direitos Humanos da ONU.
A América Latina tem dois assentos livres no conselho. Três países se apresentaram para a disputa: Chile, Costa Rica e Venezuela. O resultado foi o seguinte:
Chile: 144 votos;
Costa Rica: 134;
Venezuela: 88
A Venezuela havia obtido um assento no Conselho de Direitos Humanos da ONU em 2019.
Diversos grupos de defesa dos direitos humanos fizeram campanha contra a Venezuela nos últimos dias. “Ótimas notícias de que a Assembleia Geral da ONU rejeitou a candidatura da Venezuela à reeleição para o Conselho de Direitos Humanos”, disse Louis Charbonneau, diretor da ONG Human Rights Watch.
Durante o período em que a Venezuela esteve representada no conselho, ela apoiou a China e a Rússia.
Conselho de Direitos Humanos está dividido
O Conselho de Direitos Humanos da ONU foi criado em 2006. A entidade está mais dividida do que nunca.
Quatorze dos 47 assentos deste órgão da ONU com sede em Genebra estavam em disputa. A eleição é dividida por regiões.
Veja os vídeos mais assistidos do g1
Trending
- Dupla de Luisa Stefani vence estreia e avança à 2ª rodada do US Open
- Alcolumbre diz que Senado vota fim da escala 6×1 após as eleições
- Caixa passa a oferecer modalidade de Pix parcelado
- Professores têm 8 mil vagas gratuitas para pós-graduação
- Vacimóvel encerra ação de imunização na sede de Camaçari
- Como o Planalto enxerga a crise inédita no STF — e a postura que Lula vai adotar
- Parceria entre Secult e Senac oferta curso gratuito de produção cultural
- Carreta da Beleza oferecerá cursos gratuitos para as mulheres em Camaçari
