• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Prazo para baixar e validar e-Título termina no dia 3 de outubro

setembro 25, 2026

Rede de proteção às mulheres ganhará reforço em Camaçari com inauguração da Sala Elas à Frente

setembro 25, 2026

Audiência pública abre espaço para contribuições da população ao PLOA 2027

setembro 25, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Prazo para baixar e validar e-Título termina no dia 3 de outubro
  • Rede de proteção às mulheres ganhará reforço em Camaçari com inauguração da Sala Elas à Frente
  • Audiência pública abre espaço para contribuições da população ao PLOA 2027
  • Desfile em comemoração aos 268 anos de Camaçari promete levar milhares de pessoas às ruas na próxima segunda-feira
  • 4ª edição do Boxe LBI reúne atletas camaçarienses com disputas por título nacional no sábado
  • Mais de 625 mil pessoas fazem a Prova Nacional Docente neste domingo
  • IA e vídeos falsos superam fake news como maior ameaça à democracia
  • Audiência pública para elaboração da LOA 2027 acontece nesta quinta-feira
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
Home»Mundo»Protestos no Irã: vídeos mostram adolescente em manifestação horas antes de morrer
Mundo

Protestos no Irã: vídeos mostram adolescente em manifestação horas antes de morrer

uesleiiclone8By uesleiiclone8outubro 11, 2022Nenhum comentário4 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
protestos-no-ira:-videos-mostram-adolescente-em-manifestacao-horas-antes-de-morrer
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email


Mãe de Nika Shakarami confirma à BBC que ela é a garota vista queimando seu véu em uma rua de Teerã. Mãe de Nika Shakarami confirma à BBC que ela é a garota vista queimando seu véu em uma rua de Teerã
Twitter via BBC
Vídeos postados nas redes sociais mostram uma adolescente iraniana protestando horas antes de sua morte, disse sua mãe ao serviço persa da BBC.
Nika Shakarami, de 16 anos, é vista de pé em cima de uma lixeira e queimando seu véu em Teerã em 20 de setembro, enquanto outros gritam slogans contra a República Islâmica.
Initial plugin text
Horas depois, Nika desapareceu após contar a um amigo que estava sendo perseguida pela polícia.
As autoridades do Irã apresentaram outro vídeo, feito por câmeras de segurança, que mostravam que Nika estava supostamente em outro local na hora dos protestos — sugerindo que sua morte não estaria ligada às manifestações.
Mas a mãe de Nika, Nasrin, disse que as imagens das câmeras de segurança divulgadas pelas autoridades não são de sua filha.
Nasrin Shakarami acusa as forças de segurança de assassinar sua filha. As autoridades iranianas disseram que a jovem morreu após ser jogada de um prédio em construção, possivelmente por operários.
Na semana passada, a TV estatal iraniana transmitiu imagens borradas mostrando uma adolescente ou mulher identificada como Nika andando por um beco e entrando em um prédio por uma porta.
Mas Nasrin disse à BBC na segunda-feira que a pessoa neste vídeo não era sua filha. Outra fonte próxima à família também disse que o jeito de andar era diferente do de Nika.
Nasrin também alegou que sua irmã Atash e seu irmão Mohsen foram forçados a fazer declarações falsas sobre a morte de Nika enquanto estavam detidos.
“Eles ameaçaram deter o filho de quatro anos do meu irmão”, disse ela.
A mãe de Nika Shakarami disse que os membros da família foram obrigados a mentir sobre como sua filha morreu
BBC
Em reportagem de TV na semana passada, Mohsen aparece falando contra os protestos, enquanto alguém fora da câmera parece sussurrar para ele: “Diga, seu canalha!”. Enquanto isso, Atash dizia que Nika “morreu caindo de um prédio”. Eles foram liberados após as declarações.
A família de Nika disse que localizou seu corpo no necrotério 10 dias depois que ela desapareceu, e que eles só foram autorizados pelas autoridades a ver seu rosto por alguns segundos para identificá-la.
Segundo Atash, a Guarda Revolucionária lhe informou que Nika estava sob custódia por cinco dias e depois foi entregue às autoridades da prisão.
A mãe disse que Nika desapareceu horas após participar do protesto retratado em vídeos que circularam nas redes sociais nos últimos dias.
Em um deles, uma garota vestida de preto de pé em uma lixeira na rua balança um véu em chamas. Uma multidão ao redor dela grita “morte ao ditador” — uma referência ao líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, que tem a palavra final em todos os assuntos de Estado. Outro vídeo mostra a mesma cena de um ângulo diferente.
“Como Nika, sou contra o hijab (véu islâmico) obrigatório desde criança. Mas minha geração não foi corajosa o suficiente para protestar”, disse Shakarami à BBC.
“Pessoas da minha idade aceitaram anos de repressão, intimação e humilhação, mas minha filha protestou e ela tinha todo o direito de fazê-lo.”
A “Geração Z” — definida como os nascidos em 1997 e 2012 — estiveram na vanguarda dos protestos desencadeados pela morte de Mahsa Amini, uma mulher de 22 anos que foi detida pela polícia de moralidade por supostamente violar a estrita lei hijab da República Islâmica.
Nika não é a única jovem manifestante a ser morta durante os distúrbios.
A família de Hadis Najafi, 22, disse que ela foi morta a tiros pelas forças de segurança enquanto protestava na cidade de Karaj, a oeste de Teerã, em 21 de setembro.
Outra menina de 16 anos, Sarina Esmailzadeh, supostamente morreu após ser severamente espancada na cabeça com cassetetes pelas forças de segurança durante protestos em Karaj em 23 de setembro, segundo a ONG Anistia Internacional.
Na segunda-feira, a Sociedade Iraniana para a Proteção dos Direitos da Criança informou que 28 crianças foram mortas durante os protestos.
Muitas outras crianças foram presas e mantidas em centros de detenção, segundo a entidade.
– Este texto foi publicado em https://www.bbc.com/portuguese/internacional-63214701

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleConcílio Vaticano 2º: os 60 anos do encontro que modernizou a Igreja Católica
Next Article Sedur levará Horto Kids especial para festa do Dia das Crianças
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

Trump cria “Força de IA” e nomeia “czar” para tecnologia nos EUA

setembro 20, 2026

‘EUA fazem guerra e lucram com a morte’: muro de embaixada é pichado em Brasília

agosto 16, 2026

EUA revogam visto da embaixadora do Brasil

agosto 5, 2026

Irã lança mísseis contra Israel após ataques em Beirute

junho 8, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Política

Prazo para baixar e validar e-Título termina no dia 3 de outubro

By Patriciasetembro 25, 20260

Foto: Marcello Casal/Agência Brasil A dez dias do primeiro turno das eleições gerais no país,…

Rede de proteção às mulheres ganhará reforço em Camaçari com inauguração da Sala Elas à Frente

setembro 25, 2026

Audiência pública abre espaço para contribuições da população ao PLOA 2027

setembro 25, 2026

Desfile em comemoração aos 268 anos de Camaçari promete levar milhares de pessoas às ruas na próxima segunda-feira

setembro 25, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.