• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Teresa Leitão é a nova líder do governo no Senado

junho 26, 2026

CMN veta taxa de cadastro em crédito para motoristas de app

junho 26, 2026

Brasil tem duas escolas finalistas no Prêmio Melhores Escolas do Mundo

junho 26, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Teresa Leitão é a nova líder do governo no Senado
  • CMN veta taxa de cadastro em crédito para motoristas de app
  • Brasil tem duas escolas finalistas no Prêmio Melhores Escolas do Mundo
  • Camaçari recebe carreta do SAC Móvel a partir sexta-feira
  • Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães realiza primeira captação de múltiplos órgãos sob nova gestão
  • Ação da Sesab, posto de testagem para ISTs soma 3.149 exames realizados no São João de Cruz das Almas
  • Prova Nacional Docente tem adesão de mais de 2 mil redes de ensino
  • Jaques Wagner anuncia saída da liderança do governo no Senado
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
Home»Economia»O que é o novo marco legal de geração de energia elétrica e o que ele prevê?
Economia

O que é o novo marco legal de geração de energia elétrica e o que ele prevê?

uesleiiclone8By uesleiiclone8outubro 11, 2022Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
o-que-e-o-novo-marco-legal-de-geracao-de-energia-eletrica-e-o-que-ele-preve?
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email


2022 é o último ano para garantir a isenção de pagamento de tarifas de distribuição até 2045. Energia solar
Divulgação
O ano de 2022 começou com a sanção presidencial da lei que cria o marco legal da geração própria de energia, conhecida como geração distribuída – Lei 14.300/22. A nova lei estabelece regras para consumidores produzirem a própria energia a partir de fontes renováveis, dentre elas a solar.
Os geradores já instalados – desde que sigam os critérios da lei – mantêm os direitos adquiridos pelas regras antigas por mais 22 anos. Para quem quiser investir na energia solar e garantir o subsídio da tarifação cobrada pela legislação, a recomendação é se apressar porque o prazo vai até 06 de janeiro de 2023.
O segmento e alguns parlamentares acreditam que a nova lei contribui com maior segurança jurídica e transparência para os consumidores e as empresas desse mercado em casas e empresas.
Há previsão também de mudanças graduais nas regras da geração própria, que antes era regulada por uma resolução normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Vamos resumir o que diz a lei:
Novos limites de potência para mini e microgeração
Segundo o marco legal, microgeradores geram até 75 kW de energia através de fontes renováveis, como eólica e fotovoltaica, em suas unidades consumidoras. Já os minigeradores geram uma potência maior que 75 kW, com limitação até 3 MW para fontes hídricas e 5 MW para outros tipos de fontes.
Essa variação vai depender do consumo da sua casa ou do seu negócio.
Mais autonomia na distribuição dos créditos
O consumidor-gerador poderá escolher como distribuir o crédito, podendo solicitar alteração dos percentuais ou da ordem de utilização dos excedentes de energia ou realocar os excedentes para outra unidade consumidora do mesmo titular e mesma área de concessão.
Além disso, os créditos de energia gerados dentro de uma permissionária agora podem ser compensados dentro da área de concessão da concessionária da qual a permissionária se encontra.
Tarifação do Fio B
Foi estabelecido o pagamento de uma componente tarifária que antes não era cobrada para o consumidor com micro e minigeração distribuída, a TUSD Fio B, que se refere aos custos de distribuição.
Importante destacar que esta cobrança será feita somente sobre a parcela injetada na rede da concessionária – ou seja, nos créditos – e não impacta na energia gerada e consumida simultaneamente.
Subsídio se mantém até final de 2022
Os sistemas de micro e minigeradores já instalados continuam sem pagar tarifas por distribuição até 2045. A regra também é válida para quem instalar e protocolar o sistema até 06 de janeiro de 2023.
Prazo apertado
Para quem pensa em investir na energia solar e quer garantir subsídios, a sugestão é iniciar a pesquisa por fornecedores – ajudamos você com essa escolha aqui (link para primeira matéria de energia solar).
Intelbras
Agora que você entende como funciona o marco legal e as vantagens de aderir ao sistema fotovoltaico, chegou a hora de escolher uma empresa com reconhecimento nacional e mais de 45 anos de mercado.
A Intelbras oferece uma linha completa de equipamentos para energia solar. Além de um funcionamento com o melhor desempenho, você tem garantia e assistência técnica.
Faça aqui uma simulação da instalação do seu sistema fotovoltaico e aproveite as vantagens que a energia solar oferece.

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticlePoupança volta a ter rendimento maior que a inflação depois de 24 meses
Next Article MPF cobra governos sobre afegãos acampados em aeroporto de SP; embaixadas do Brasil têm fila com milhares de pedidos de vistos
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

CMN veta taxa de cadastro em crédito para motoristas de app

junho 26, 2026

Dólar sobe a R$ 5,20 e volta a atingir maior valor em três meses

junho 25, 2026

Governo abre crédito de 20,5 bi e destina maior parte ao Minha Casa, Minha Vida

junho 24, 2026

IR terá maior lote de restituição da história; veja como consultar

junho 23, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Política

Teresa Leitão é a nova líder do governo no Senado

By Patriciajunho 26, 20260

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta quinta-feira (25),…

CMN veta taxa de cadastro em crédito para motoristas de app

junho 26, 2026

Brasil tem duas escolas finalistas no Prêmio Melhores Escolas do Mundo

junho 26, 2026

Camaçari recebe carreta do SAC Móvel a partir sexta-feira

junho 26, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.