Governo ucraniano informa 8 mortos e 24 feridos, mas polícia dá números diferentes: 5 mortos e 12 feridos. Ataques em Kiev: capital da Ucrânia é alvo de explosões nesta segunda-feira (10)
Kiev, capital da Ucrânia, voltou a ser alvo de ataques da Rússia nesta segunda-feira (10). O governo confirmou que várias explosões deixaram mortos e feridos.
Um assessor do Ministério do Interior da Ucrânia informou que oito pessoas morreram no ataque ao distrito central de Shevchenkivskyi. Outras 24 pessoas ficaram feridas. A polícia, porém, informa números diferentes: cinco mortos e 12 feridos.
“A maioria dos ataques ocorreu no centro da capital”, disse a polícia em comunicado em sua página no Facebook. “Atualmente, sabe-se que 12 ficaram feridos. Cinco pessoas foram mortas.”
Imagens mostram ruas atingidas, carros pegando fogo, civis mortos e muita fumaça na cidade ucraniana.
Vitali Klitschko, prefeito de Kiev, disse no Telegram que as explosões ocorreram do “coração da cidade” e os alvos eram a infraestrutura da cidade. Ele pediu aos moradores para ficar em abrigos e evitar a região central da capital.
Segundo o governo, os ucranianos já estavam se preparando para a possibilidade de retaliação de Vladimir Putin, após uma explosão destruir a ponte que ligava a Rússia à Crimeia, no sábado (8), cortando rota importante de suprimentos dos russos. Sirenes alertaram ataques aéreos em todo o país.
Civis lotaram a estação de metrô Vystavkovyi Tsentr, no centro de Kiev. Um forte cheiro de gás se espalhou.
Esse é o primeiro ataque a capital ucraniana após meses de confrontos.
Kiev sofreu intensos bombardeios no início da guerra, mas viveu relativa calmaria por meses, até os ataques desta segunda-feira. A Rússia abandonou um avanço em Kiev por causa da forte resistência ucraniana impulsionada pelo recebimento armas ocidentais.
Desde então, Moscou e seus representantes se concentraram no sul do país e na região do Donbass, um território oriental composto por Luhansk e Donetsk.
A agência de notícias ucraniana Uniam também informou que vários mísseis atingiram Dnipro, um importante centro industrial na região da capital do país. A agência ainda informou ataques a Zhytomyr, Ternopil, Khmelnytskyi e Lviv.
No domingo (9), um ataque com mísseis russos na cidade de Zaporíjia atingiu um prédio de apartamentos e várias casas particulares, matando pelo menos 13 pessoas e ferindo 60, disseram autoridades ucranianas.
Trending
- Sejuv abre nesta quinta-feira inscrições para a tradicional Corrida 2 de Julho
- Novo caso de febre amarela é registrado em Lagoinha, interior de SP
- Congresso inclui política e direitos da cidadania no currículo escolar
- Batalhas na Copa: Nacional apresenta duelos dentro e fora de campo
- Enem 2026: MEC amplia prazo para pagar taxa de inscrição até dia 22
- Entidades consideram insuficiente redução da taxa Selic
- No G7, Lula cobra empenho dos países ricos diante de desigualdades
- O que acontece com o cérebro quando a pessoa não descansa
