• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

SP: TCE aprova com ressalvas as contas do governo de Tarcísio de 2025

junho 20, 2026

Enamed será requisito para exercício da medicina no Brasil

junho 20, 2026

Sesab reforça equipes para o período de festas juninas

junho 20, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • SP: TCE aprova com ressalvas as contas do governo de Tarcísio de 2025
  • Enamed será requisito para exercício da medicina no Brasil
  • Sesab reforça equipes para o período de festas juninas
  • Feira do Milho movimenta comércio e preserva tradição junina em Camaçari
  • Vila Maria Bonita Itinerante leva tradições juninas e manifestações populares ao Camaforró 2026
  • Em clima de Copa, Limpec entrega kit para os catadores cadastrados no Camaforró 2026
  • PT Bahia defende Jaques Wagner e critica ataques da oposição
  • Planalto avalia como improvável que Brasil escape de tarifaço
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Seu navegador não suporta a tag de vídeo.
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Seu navegador não suporta a tag de vídeo.
Home»Mundo»Irã: relatos da adesão de trabalhadores do setor de petróleo aos protestos fazem com que regime responda com mais repressão
Mundo

Irã: relatos da adesão de trabalhadores do setor de petróleo aos protestos fazem com que regime responda com mais repressão

uesleiiclone8By uesleiiclone8outubro 10, 2022Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
ira:-relatos-da-adesao-de-trabalhadores-do-setor-de-petroleo-aos-protestos-fazem-com-que-regime-responda-com-mais-repressao
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email


Informações ainda não confirmadas nas redes sociais apontam que trabalhadores das refinarias de petróleo de Abadan e Kangan, e do Projeto Petroquímico de Bushehr, se juntaram às manifestações. Jornal iraniano com Mahsa Amini na capa
Majid Asgaripour/Reuters
As forças de segurança iranianas intensificaram a repressão a protestos contra o governo em várias cidades curdas nesta segunda-feira (10). Informações ainda não confirmadas nas redes sociais apontam que trabalhadores das refinarias de petróleo de Abadan e Kangan, e do Projeto Petroquímico de Bushehr, se juntaram às manifestações.
Compartilhe esta reportagem pelo WhatsApp
Compartilhe esta reportagem pelo Telegram
O país tem protestos desde que Mahsa Amini, uma jovem de 22 anos da região curda do país, morreu em 16 de setembro sob custódia policial, após ser presa por usar “trajes impróprios”, marcando uma dos maiores contestações à República Islâmica desde a revolução de 1979.
Histórico de petroleiros em manifestações
Foi justamente uma combinação de protestos em massa e greves de trabalhadores das refinarias e comerciantes do Bazaar ajudou a levar o clero ao poder na revolução iraniana, há quatro décadas.
Com as sanções dos Estados Unidos impostas às exportações de petróleo do Irã por causa do programa nuclear do país, o analista Karim Sadjadpour disse que greves grandes e sustentadas entre os trabalhadores de energia podem prejudicar a República Islâmica.
“O Irã é menos dependente do petróleo como porcentagem do PIB do que em 1978, mas as exportações de energia ainda são a força vital da economia”, disse Sadjadpour, membro sênior do Carnegie Endowment for International Peace.
A China, o maior cliente de petróleo do Irã, é um dos poucos países que continuam a fazer negócios com o Irã apesar das sanções. Mas uma greve dos petroleiros, dizem os especialistas, pode significar que não haverá petróleo para exportar, legal ou ilegalmente.
Minoria curda
As tensões têm sido especialmente altas entre as autoridades e a minoria curda, que, segundo grupos de direitos humanos, tem sido oprimida há muito tempo, uma acusação que a República Islâmica nega.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostraram protestos em dezenas de cidades em todo o Irã nesta segunda-feira, com confrontos ferozes entre manifestantes e policiais em cidades e vilarejos da província de onde era a jovem Masha Amini, no Curdistão iraniano.
O Irã tem um histórico de reprimir a agitação entre seus mais de 10 milhões de habitantes curdos, parte de uma minoria cujas aspirações de autonomia também já levou a conflitos com autoridades na Turquia, Iraque e Síria.
Veja os vídeos mais assistidos do g1

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleJon Snow é o príncipe prometido da profecia de Aegon?
Next Article Shows da VIII Exposição do Cavalo Mangalarga Marchador de Ubá começam nesta terça (11)
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

Irã lança mísseis contra Israel após ataques em Beirute

junho 8, 2026

Trump fica mais encurralado com limitação dos poderes de guerra

junho 5, 2026

EUA aumentam pressão contra Cuba com novas sanções econômicas

maio 8, 2026

Cruzeiro atingido por hantavírus deixa Cabo Verde após quarentena

maio 7, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Política

SP: TCE aprova com ressalvas as contas do governo de Tarcísio de 2025

By Patriciajunho 20, 20260

Foto: Lula Marques/Agência Brasil. O Plenário do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo…

Enamed será requisito para exercício da medicina no Brasil

junho 20, 2026

Sesab reforça equipes para o período de festas juninas

junho 20, 2026

Feira do Milho movimenta comércio e preserva tradição junina em Camaçari

junho 20, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.