• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Mais de 625 mil pessoas fazem a Prova Nacional Docente neste domingo

setembro 24, 2026

IA e vídeos falsos superam fake news como maior ameaça à democracia

setembro 24, 2026

Audiência pública para elaboração da LOA 2027 acontece nesta quinta-feira

setembro 24, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Mais de 625 mil pessoas fazem a Prova Nacional Docente neste domingo
  • IA e vídeos falsos superam fake news como maior ameaça à democracia
  • Audiência pública para elaboração da LOA 2027 acontece nesta quinta-feira
  • Dia Municipal do Rock é celebrado com shows de Otto, Black Pantera e bandas da cena de Camaçari
  • Petrobahia anuncia patrocínio ao Ypiranga e reforça investimento no esporte de base em Salvador
  • Mega-Sena acumula para R$ 38 milhões; confira os números sorteados
  • Mendonça acusa Moraes de direcionar investigação no STF
  • Faculdade Santa Dulce abre matrículas para os cursos de pós-graduação em Cuidados Paliativos
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
Home»Educação»Unicamp diz que incluiu vagas de alunos desligados por falta de vacina contra Covid em processo seletivo para remanescentes
Educação

Unicamp diz que incluiu vagas de alunos desligados por falta de vacina contra Covid em processo seletivo para remanescentes

uesleiiclone8By uesleiiclone8outubro 7, 2022Nenhum comentário5 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
unicamp-diz-que-incluiu-vagas-de-alunos-desligados-por-falta-de-vacina-contra-covid-em-processo-seletivo-para-remanescentes
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email


Segundo universidade, 1.311 estudantes que não apresentaram o comprovante da imunização foram desligados. Reitoria afirma que uso do termo ‘expulsão’ é incorreto. Em 14 de março, alunos da Unicamp foram recepcionados no retorno presencial após 2 anos
Giuliano Tamura
A Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp emitiu nota nesta sexta-feira (7) em que afirma ter disponibilizado vagas geradas pelos desligamentos de alunos que não comprovaram imunização contra Covid-19 para o processo seletivo de vagas remanescentes, aberto em 25 de agosto.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
O processo seletivo deste ano teve crescimento de 73% na quantidade de vagas remanescentes em relação ao ano passado. O número total foi de 863. Na quinta-feira (6), o g1 mostrou que a universidade desligou 1.311 alunos que não apresentaram o comprovante da vacina.
A pró-reitoria disse, nesta sexta, que foram concedidas diversas possibilidades de regularização da situação ao longo do ano.
“Mais de 33.000 estudantes (em torno de 98%) comprovaram seu status de vacinação”, disse a pró-reitoria.
A Unicamp também afirma que a estimativas de alguns cursos e unidades mostram que a maior parte dos casos de falta de comprovação vacinal referia-se a estudantes que já tinham parado de frequentar os cursos por outros motivos.
Não é expulsão, diz Unicamp
A Pró-reitoria defendeu, ainda, que os desligamentos não podem ser considerados expulsões de alunos porque foram seguidas as normas adotadas pelas instâncias representativas da universidade, “das quais participam servidores docentes e técnico-administrativos e estudantes”.
“Desse modo, não é correto dizer que os estudantes foram expulsos: parte importante evadiu por outras razões, parte optou pelo desligamento ao não preencher os requisitos de admissão na universidade pública, comprometida com a ciência e com a vida”.
Segundo a pró-reitoria, antes dos desligamentos, um “forte” trabalho de busca ativa foi realizado neste ano para entender porque parte dos alunos não voltaram para as aulas.
“Após análise das situações e nos casos possíveis, foram realizadas ações amplamente divulgadas para que os estudantes retomassem os cursos”, disse.
Alunos novos também estão na lista dos que foram desligados
Giuliano Tamura/EPTV
Os desligamentos
Segundo a universidade, as matrículas começaram em fevereiro e foram até abril, e mesmo assim parte dos estudantes não entregou a comprovação da imunização. As aulas começaram em março, e em fevereiro 9,1% dos alunos ainda estavam com a pendência.
“É fundamental salientar que decisões da Unicamp passaram por todas as instâncias administrativas e de câmaras que são compostas por alunos, funcionários e docentes, disse a instituição, que ressaltou que “hoje não há nenhum aluno ativo na universidade sem comprovação vacinal.”
Do total, 73,68% dos desligados são da graduação, incluindo quem foi aprovado no Vestibular 2022 e também não cumpriu a medida. Os desligados perderam o vínculo com a Unicamp e não podem ser considerados expulsos, porque não houve processo disciplinar a respeito das negativas à vacinação.
Total de alunos desligados no início do ano letivo:
Graduação/Tecnologia: 966
Lato Sensu: 8
Stricto Sensu: 337
Detalhes sobre os cursos que mais tiveram estudantes desligados e quantos dos casos eram de rematrículas não foram divulgados.
Regra também vale para funcionários
A medida foi divulgada pela Unicamp no fim do ano passado, e também vale para servidores e funcionários. O g1 questionou quantos desligamentos de professores e demais colaboradores ocorreram, mas a Unicamp se negou a passar a informação.
A universidade informou, no entanto, que os alunos e servidores que não puderam ser vacinados por motivos de saúde apresentaram atestado médico. “Suas matrículas (alunos) e reinício das atividades (servidores docentes e não-docentes) não foram prejudicados”, disse.
Ao todo, a universidade tem cerca de 35 mil alunos matriculados na graduação e na pós-graduação, além de 1.934 docentes e 6.489 funcionários.
A Unicamp informou que disponibiliza o imunizante contra Covid-19 e as demais vacinas do cronograma nacional internamente para alunos e funcionários, no Centro de Saúde da Comunidade.
Vacinação de estudantes e funcionários da Unicamp contra Covid-19 dentro da universidade em Campinas
Antonio Scarpinetti/SEC/Unicamp
Norma foi publicada em 2021
A norma foi divulgada pela Unicamp em 2021 e prevê o seguinte:
Vale para alunos de graduação, pós, extensão e de colégios técnicos.
Alunos antigos precisam ter ao menos o “esquema vacinal completo (duas doses ou dose única)”
Medida é necessária para frequentar salas, laboratórios, restaurantes, bibliotecas, quadras esportivas, ambientes acadêmicos, moradia estudantil e outras áreas dos campi.
Alunos novos precisavam apresentar ao menos a comprovação de uma dose de vacina contra a Covid-19 para realizar matrícula. A regra vale para todos os níveis.
“Artigo 2º – Todos os alunos regulares de graduação, pós-graduação, extensão e dos Colégios Técnicos deverão, obrigatoriamente, apresentar a comprovação de, no mínimo, uma dose de vacina contra a Covid-19, previamente e como condição para sua matrícula”, diz trecho da Deliberação CEPE-A-021/2021.
Vista aérea da Unicamp, em Campinas
Antoninho Perri/Ascom/Unicamp
VÍDEOS: confira outros destaques da região no g1 Campinas
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticlePreço médio do etanol sobe após 5 meses de queda; gasolina e diesel têm leve recuo, segundo ANP
Next Article “Uma Garota de Muita Sorte” estreia com baixa nota pela crítica especializada
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

Mais de 625 mil pessoas fazem a Prova Nacional Docente neste domingo

setembro 24, 2026

Faculdade Santa Dulce abre matrículas para os cursos de pós-graduação em Cuidados Paliativos

setembro 23, 2026

Pé-de-Meia começa a pagar sexta parcela a estudantes nesta segunda

setembro 22, 2026

Curso de Liderança Feminina para Vendas incrementa a jornada profissional de empreendedoras da orla de Camaçari

setembro 21, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Educação

Mais de 625 mil pessoas fazem a Prova Nacional Docente neste domingo

By Patriciasetembro 24, 20260

Foto: Lucas Moura/ Secom PMS Mais de 625 mil estudantes concluintes e formados em licenciatura…

IA e vídeos falsos superam fake news como maior ameaça à democracia

setembro 24, 2026

Audiência pública para elaboração da LOA 2027 acontece nesta quinta-feira

setembro 24, 2026

Dia Municipal do Rock é celebrado com shows de Otto, Black Pantera e bandas da cena de Camaçari

setembro 24, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.