‘Repúblicas Populares de Donetsk e Luhansk, regiões de Zaporizhzhia e Kherson agora integram a Federação Russa’, segundo o governo russo. O presidente russo Vladimir Putin
Mikhail Metzel / Sputnik / Pool / via AP Photo
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, completou a anexação formal de mais de 15% do território da Ucrânia nesta quarta-feira (5): quatro territórios foram anexados, enquanto as forças russas lutavam para deter as contra-ofensivas ucranianas em várias faixas.
Putin assinou leis admitindo a República Popular de Donetsk (DPR), a República Popular de Luhansk (LNR), a região de Kherson e a região de Zaporizhzhia na Rússia.
“O presidente Vladimir Putin assinou quatro leis constitucionais sobre a entrada das Repúblicas Populares de Donetsk e Luhansk, regiões de Zaporizhzhia e Kherson na Federação Russa”, informou a câmara baixa do parlamento.
A assinatura do líder russo foi a etapa final do processo legislativo. As duas câmaras do parlamento russo já ratificaram o plano.
O Kremlin informou ainda que precisa determinar as fronteiras finais do território anexado.
O parlamento da Rússia informou que as pessoas que vivem nas regiões anexadas receberão passaportes russos, o Banco Central da Rússia supervisionará a estabilidade financeira e o rublo russo será a moeda oficial.
Kiev e seus aliados ocidentais dizem que a tentativa de anexação da Rússia é uma apropriação ilegal de terras e nunca será reconhecida, com a Ucrânia dizendo que seu exército vai recapturar qualquer território ocupado por forças russas.
Zelensky
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse, na terça (4) à noite, que seus militares fizeram grandes e rápidos avanços contra as forças russas na semana passada, recuperando dezenas de cidades em regiões do sul e leste que a Rússia declarou anexadas.
“Só nesta semana, desde o pseudo-referendo russo, dezenas de centros populacionais foram liberados. Estes estão nas regiões de Kherson, Kharkiv, Luhansk e Donetsk”, disse Zelenskiy.
Trending
- SineBahia divulga vagas de emprego para esta sexta (13) Camaçari, Candeias, Dias D’ Ávila, Simões Filho, Salvador;
- Polícia Militar realiza cerimônia de troca de comando do 12° BPM de Camaçari
- Ex-prefeito de Camaçari é multado pelo TCM
- Elenco do Vitória demonstra apoio ao lateral-esquerdo Jamerson
- Segundo ataque: Israel mira novamente alvo no Irã
- Simm oferece 241 vagas com salários de até R$ 4,1 mil nesta sexta-feira (13)
- Confira a tabela do Campeonato Brasileiro após o fim parcial da 12ª rodada
- MANHÃ DE CAOS NO METRÔ DE SALVADOR: Pane em trem da Linha 1 obriga passageiros a andar pelos trilhos