O IAEmp, que antecipa os rumos do mercado de trabalho no Brasil, teve no mês avanço de 1,5 ponto, chegando a 83,8 pontos, o maior nível desde outubro do ano passado. O Indicador Antecedente de Emprego do Brasil subiu em setembro para o maior nível em quase um ano, indicando um cenário positivo para o mercado de trabalho, de acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
O IAEmp, que antecipa os rumos do mercado de trabalho no Brasil, teve no mês avanço de 1,5 ponto, chegando a 83,8 pontos, o maior nível desde outubro do ano passado (87,1 pontos).
“O patamar do indicador ainda exige alguma cautela, mas sua trajetória favorável neste trimestre indica um cenário positivo para o mercado de trabalho”, disse em nota Rodolpho Tobler, economista da FGV Ibre.
Pedidos de demissão batem novo recorde em agosto
Análise: Desemprego em baixa esconde (mal) mercado de trabalho precário
Pesquisa mostra cargos em alta e média salarial em oito áreas em 2023
Ele explica que, com a pandemia cada vez mais sob controle, a economia vai ditar o ritmo do mercado de trabalho. “No curto prazo, ainda é possível novos resultados positivos, mas a virada para 2023 tende a trazer novas oscilações junto da desaceleração da atividade econômica”, alertou.
Entre os sete componentes do IAEmp, quatro deram contribuição positiva para o resultado, com destaque na indústria para os indicadores de Tendência dos Negócios e de Situação Atual dos Negócios.
Em serviços, o indicador de Emprego Previsto também ajudou, de acordo com a FGV.
Dados mais recentes do IBGE mostraram que a taxa de desemprego caiu a 8,9% nos três meses até agosto no Brasil, em meio a um contingente recorde de pessoas ocupadas, chegando ao nível mais baixo em sete anos.
Trending
- Família se revolta com PM após morte de suspeitos em Camaçari; polícia afirma troca de tiros
- Eliminação da Copa do Nordeste pode selar destino de Carpini no Vitória
- Ex-aliado de ACM Neto se declara “soldado” de Jerônimo
- Governo retoma debate e Parque de Exposições pode virar complexo com shopping, hotéis, arena e novo Centro de Convenções
- SineBahia divulga vagas de emprego para esta quarta (09) Camaçari, Candeias, Dias D’ Ávila, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Simões Filho, Salvador;
- Juízes terão aumento de 20% no salário para quem aceitar trabalhar em cidades do interior da Bahia; saiba o motivo
- Veja como se candidatar às mais de 500 vagas na fábrica da BYD em Camaçari
- SineBahia divulga vagas de emprego para esta segunda (07) Camaçari, Candeias, Dias D’ Ávila, Feira de Santana, Simões Filho, Salvador;