• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Justiça manda prender militares condenados por fraudes em licitações

março 25, 2026

Sob o comando de Gabi Zanotti, Corinthians goleia América-MG

março 25, 2026

Lateral Kaiki é convocado para amistosos da seleção brasileira

março 25, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Justiça manda prender militares condenados por fraudes em licitações
  • Sob o comando de Gabi Zanotti, Corinthians goleia América-MG
  • Lateral Kaiki é convocado para amistosos da seleção brasileira
  • Em diálogo com a comunidade, Prefeitura apresenta projetos de infraestrutura, saúde e esporte para Monte Gordo
  • Digitalização do Sistema Tributário Municipal alia eficiência e preservação ambiental
  • Seduc apresenta balanço do 3º quadrimestre de 2025 e destaca investimentos na rede municipal de ensino
  • Mais de 60 mil cidadãos já se beneficiaram com o Governo do Brasil na Rua
  • Lula anuncia medidas de reforma agrária, regularização fundiária e apoio à agricultura familiar
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia

  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia

Home»Camaçari»Defesa Civil vistoria áreas de risco com geólogos de órgão federal
Camaçari

Defesa Civil vistoria áreas de risco com geólogos de órgão federal

uesleiiclone8By uesleiiclone8outubro 4, 2022Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
defesa-civil-vistoria-areas-de-risco-com-geologos-de-orgao-federal
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Camaçari (Compdec), em parceria com o Serviço Geológico do Brasil da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (SGB-CPRM), começou nesta terça-feira (4/10), na Rua Conjunto Nova Conquista, localizada no bairro Nova Vitória, visitas técnicas para levantamento de áreas de riscos do município. O objetivo é mapear as regiões habitadas, onde a população pode estar exposta a perigos provocados por ações da natureza, como deslizamentos de terra, erosões marítimas e inundações.

Ivanaldo Soares, responsável pela coordenadoria, explicou sobre a importância das visitas, destacando o caráter preventivo das ações. “Trabalhamos sempre, com o intuito de garantir a segurança das pessoas, então, estas vistorias são essenciais para nos prevenirmos das perdas, principalmente, de vidas”. O gestor ainda pontuou que, “o mapeamento nos dá a chance de recorrermos ao Governo Federal, em busca de recursos financeiros, que serão investidos, por exemplo, na construção de encostas para contenções desses morros”.

Durante as inspeções, que seguem pelos próximos 15 dias, os técnicos da Defesa Civil e geólogos do SGB-CPRM coletam dados referentes ao tipo de solo; coordenadas das áreas; evidências visíveis, que demonstrem uma movimentação dos morros, como erosões, árvores inclinadas, rachaduras nas paredes das casas localizadas nas imediações de taludes; além de registros fotográficos.

O geólogo pesquisador, João Souza, explicou que o SGB integra o Programa Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres do Governo Federal, implantado desde 2012, e explicou, “o órgão deve mapear todos os municípios brasileiros, começando por aqueles que apresentam áreas classificadas como muito alta e alta, de riscos geológicos. Considerando as evidências, Camaçari está entre as nossas prioridades”.

As informações levantadas durantes as vistorias são condensadas em um relatório e demarcadas em um mapa geográfico, que, posteriormente, serão encaminhados para o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad). Em caso de previsão de desastres naturais, a Defesa Civil recebe alerta dos referidos setores, o que possibilitará um melhor planejamento de prevenção dos riscos à vida.

“Esperamos que, no máximo até o final de novembro deste ano, tenhamos todo o trabalho concluído, assim, Camaçari estará entre os 87 municípios baianos que têm toda área monitorada”, previu o geólogo, pontuando que, diferente de muitas cidades já visitadas, a Defesa Civil de Camaçari dispõe de um mapeamento próprio, e acrescentou, “faremos alguns ajustes, porque a metodologia é diferente da nossa. Vamos visitar todos os locais que eles sinalizarem, mas também, percorreremos outros, que não estão no mapeamento deles, mas que, dentro dos nossos parâmetros, exigem nossa atenção”.

Além do Nova Vitória, ainda nesta terça-feira, as equipes percorrerão os bairros Piaçaveira, Dois de Julho, Quarenta e Seis e Camaçari de Dentro. A ideia é setorizar todas as regiões onde existam encostas próximas de áreas populosas, com risco de movimentação de massa. Além dos morros, as regiões que apresentem processos hídricos, como rios e lagoas, também passarão por vistorias, a fim de avaliar perigos relacionados a enchentes. A região que compreende a costa do município também receberá a visita dos técnicos, que verificarão os riscos de erosões marítimas.

Assim como já acontece em diversos municípios brasileiros, a Defesa Civil de Camaçari poderá, a partir das informações levantadas e necessidades identificadas, solicitar que sejam instalados alarmes em áreas de riscos, por exemplo, em locais de enchentes e deslizamentos de terra. “Eles fazem um levantamento mais preciso e detalhado, que vai nos ajudar a potencializar as ações preventivas, garantindo maior eficácia nos trabalhos”, concluiu Ivanaldo.

Geólogo pesquisador, João Souza
Ivanaldo Soares
Foto: Jean Victor
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleParque da Cidade ganha mais ipês, ingá, aroeira, angico e pau ferro
Next Article 29ª rodada do Brasileirão: veja tabela de classificação após jogo desta segunda
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

Em diálogo com a comunidade, Prefeitura apresenta projetos de infraestrutura, saúde e esporte para Monte Gordo

março 25, 2026

Deu certo: Verão Conectado garante mais segurança e organização na alta estação em Camaçari

março 25, 2026

Entrega de kit enxoval em Abrantes reforça assistência à gestantes

março 24, 2026

Caravana de Direitos Humanos traz serviços e informações para Camaçari nesta semana

março 23, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Justiça

Justiça manda prender militares condenados por fraudes em licitações

By Patriciamarço 25, 20260

Foto: MERJ/Divulgação/Arquivo/Agência Brasil A Justiça Militar da União expediu mandados para prender de forma definitiva…

Sob o comando de Gabi Zanotti, Corinthians goleia América-MG

março 25, 2026

Lateral Kaiki é convocado para amistosos da seleção brasileira

março 25, 2026

Em diálogo com a comunidade, Prefeitura apresenta projetos de infraestrutura, saúde e esporte para Monte Gordo

março 25, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.