• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Forte terremoto provoca tsunami na Ásia: ondas atingem prédios e casas na Rússia; veja o momento

julho 30, 2025

Destinos baianos estão entre mais buscados para se hospedar no 2º semestre de 2025

julho 30, 2025

Suspeitos morrem após confronto com a Rondesp em frente ao BRT Hiper; dupla é apontada por série de assaltos em Salvador

julho 30, 2025
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Forte terremoto provoca tsunami na Ásia: ondas atingem prédios e casas na Rússia; veja o momento
  • Destinos baianos estão entre mais buscados para se hospedar no 2º semestre de 2025
  • Suspeitos morrem após confronto com a Rondesp em frente ao BRT Hiper; dupla é apontada por série de assaltos em Salvador
  • Milei anuncia acordo para que argentinos entrem nos EUA sem visto
  • Justiça dá 15 dias para Deltan Dallagnol indenizar Lula em R$ 134 por PowerPoint
  • Brasil x Uruguai: onde assistir a semifinal da Copa América Feminina
  • Salvador abre licitação para gestão de estações do BRT a empresa vencedora deverá realizar investimentos ao longo da concessão, que terá a duração de 25 anos
  • Brasil sai novamente do Mapa da Fome, segundo relatório da ONU
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia

  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia

Home»Entretenimento»Feira de Santana»Orixás de Tatti Moreno voltam restaurados ao Dique do Tororó
Feira de Santana

Orixás de Tatti Moreno voltam restaurados ao Dique do Tororó

uesleiiclone8By uesleiiclone8setembro 26, 2022Nenhum comentário2 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
orixas-de-tatti-moreno-voltam-restaurados-ao-dique-do-tororo
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Símbolos da diáspora africana na Bahia, as esculturas dos orixás instaladas no Dique do Tororó, em Salvador, foram restauradas e entregues nesta segunda-feira (26), em cerimônia realizada pelo Estado. O trabalho foi executado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e teve investimento de mais de R$ 2 milhões.

Das 12 peças criadas pelo artista plástico Tatti Moreno, as oito instaladas na lagoa do Dique do Tororó foram entregues durante o ato, que contou com a presença da secretária de Cultura, Arany Santana; da secretária de Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis; do secretário de Turismo, Maurício Bacellar, além de outros representantes da área cultural e de lideranças de terreiros de candomblé.

As esculturas medem sete metros de altura e são representações de Oxalá, Iemanjá, Oxum, Ogum, Oxóssi, Xangô, Nanã e Iansã. Os outros quatro monumentos representam Oxumaré, Ossain, Logun-Edé e Ewá, possuem três metros e meio cada e ocupam a calçada de entorno do dique. Essas esculturas também passaram por manutenção recente.

Em 2019 a peça de Oxumaré foi degradada e teve um dos braços arrancados. Após a ação, a Conder deu início à primeira restauração para recuperação da escultura. Desde 2021 o órgão realiza as restaurações das outras 11 obras.

Para a secretária de cultura do Estado, Arany Santana, a obra do artista transcende a religiosidade. “Essa obra maravilhosa de Tatti Moreno que reside nesse dique, nessas águas encantadas do Dique do Tororó, é algo que transcende a questão da religiosidade afro-brasileira, vai além. Por conta disso, o Estado da Bahia tem esse compromisso com a sua população, que é eminentemente negra e que exerce a diversidade cultural em todos os aspectos, não apenas o povo de candomblé, mas o povo de umbanda, os geraizeiros, as rezadeiras. A Bahia é um estado diferenciado, é um estado da diversidade, e esse símbolo aqui tem muito significado”, pontuou.

Os orixás de Tatti Moreno foram instalados em 1996 e são uma das mais importantes obras do artista soteropolitano em um local histórico da primeira capital do Brasil.

Foto: Joá Souza/GOVBA

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleJoaquim Barbosa grava vídeos em apoio a Lula e contra Bolsonaro
Next Article Feira de Antiguidades estreou na Praça da Kalilândia
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

OAB Feira de Santana repudia violência policial contra mulher em abordagem e cobra apuração rigorosa

julho 17, 2025

Leo Santana, Tony Salles, Thiago Aquino e Tomate são atrações do último dia da Micareta de Feira; veja programação completa

maio 4, 2025

Delegacias da mulher da BA: veja a lista e saiba quais funcionam 24 horas

abril 6, 2023

Justiça determina que Prefeitura de Feira de Santana e responsáveis por obras de Shopping Popular construam área para artesãos

março 30, 2023

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Mundo

Forte terremoto provoca tsunami na Ásia: ondas atingem prédios e casas na Rússia; veja o momento

By Márcia Marquesjulho 30, 20250

Um terremoto de magnitude 8,8, o mais intenso registrado na região em quase 73 anos,…

Destinos baianos estão entre mais buscados para se hospedar no 2º semestre de 2025

julho 30, 2025

Suspeitos morrem após confronto com a Rondesp em frente ao BRT Hiper; dupla é apontada por série de assaltos em Salvador

julho 30, 2025

Milei anuncia acordo para que argentinos entrem nos EUA sem visto

julho 29, 2025

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2025 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.