Guerra na Ucrânia faz preços de energia subirem em toda a Europa. O Reino Unido divulgou, nesta quarta-feira (21), um plano para subsidiar 50% das contas de luz e gás das empresas por seis meses, a partir de outubro, para conter os altos custos de energia decorrentes da guerra na Ucrânia.
A medida foi anunciada antes de o ministro das Finanças, Kwasi Kwarteng, apresentar, na sexta-feira, cortes de impostos para ajudar o país a enfrentar os níveis históricos de inflação.
“Intervimos para evitar o colapso das empresas, proteger empregos e conter a inflação”, declarou Kwarteng nesta quarta-feira, ao anunciar o subsídio às contas de energia.
Inflação alta e crise energética estão entre os problemas que nova premiê do Reino Unido vai enfrentar
Os preços no atacado de eletricidade e gás para clientes não residenciais, incluindo hospitais e escolas, serão limitados à metade de seu preço previsto no mercado aberto, disse o governo em um comunicado.
Anteriormente, a primeira-ministra Liz Truss já havia lançado um plano para congelar os preços da energia residencial por dois anos, o qual entrará em vigor em outubro.
Truss assumiu o cargo em 6 de setembro, dois dias antes da morte da rainha Elizabeth II. Ela venceu as primárias do Partido Conservador com uma plataforma de redução de impostos.
A nova premiê também se comprometeu a eliminar os planos de aumento de impostos sobre salários e lucros das empresas, aprovados por seu antecessor, Boris Johnson. Truss defendeu sua agenda de cortes de impostos ante a oposição do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, com quem se reunirá no âmbito da Assembleia Geral da ONU, em Nova York.
Trending
- Dupla é presa por suspeita de tentar extorquir R$ 30 mil de casal na Bahia
- Advogado tem OAB suspensa por aplicar golpes de mais de R$ 1 milhão em clientes
- Mudanças de funcionalidades no Pix entram em vigor nesta segunda (16)
- Vitória chega a quatro jogos seguidos sem marcar gols
- Irã volta a atacar Israel e lança bombardeio maciço
- Prefeitura de Dias d’Ávila realiza nova entrega de cestas básicas na próxima terça (17)
- SineBahia divulga vagas de emprego para esta sexta (13) Camaçari, Candeias, Dias D’ Ávila, Simões Filho, Salvador;
- Polícia Militar realiza cerimônia de troca de comando do 12° BPM de Camaçari