A 4ª edição do projeto “HEC nas Escolas” foi concluída nesta quarta-feira, 22 de outubro, reunindo mais de 100 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Maria Antônia da Costa. Com foco na prevenção de violências e na promoção de um ambiente escolar acolhedor, o projeto abordou temas como gravidez na adolescência, múltiplas formas de violência, prevenção de acidentes domésticos e violência autoprovocada, assuntos considerados relevantes para o aprendizado dos jovens pela Comissão e pelo Comitê Intersetorial de Combate à Violência Contra Crianças e Adolescentes do Hospital Estadual da Criança (HEC).
Desde sua criação em 2022, o projeto já beneficiou mais de 800 alunos, ampliando a atuação do HEC e fortalecendo o enfrentamento às violências por meio de ações educativas e preventivas. O encerramento contou com a presença da diretora geral do HEC, Lívia Leite, e do gerente operacional, Thiago Pionorio, que destacaram a importância da iniciativa como uma extensão do compromisso do hospital com a saúde e o bem-estar das crianças e adolescentes para além dos atendimentos clínicos.
“O ‘HEC nas Escolas’ é uma oportunidade de aproximar o hospital da comunidade, levando informação e conscientização sobre temas que impactam diretamente a vida dos jovens. Acreditamos que prevenir também é cuidar”, destacou Gilmara Lopes, coordenadora do Serviço Social e da Comissão e Comitê Intersetorial de Combate á Violência Contra Crianças e Adolescentes do HEC.
As edições do projeto contam com o apoio do Comitê Intersetorial de Combate à Violência, que facilita os debates e estimula trocas de experiências sobre os desafios vividos pelos estudantes. O “HEC nas Escolas” também busca promover o desenvolvimento integral dos jovens, incentivar o diálogo entre escola, família e rede de proteção, e contribuir para ambientes mais seguros e acolhedores.
A vice-diretora da escola, Ivana Rita Matos de Almeida, agradeceu a presença da equipe do HEC e destacou a importância da iniciativa. “Em nome da escola e de todos os estudantes, agradecemos à equipe do HEC por ter proporcionado este momento de aprendizado. Um conhecimento e um esclarecimento tão necessários. Foram abordados temas importantíssimos, que fazem parte do nosso dia a dia, como bullying, DSTs e a prevenção, entendendo também sobre a autolesão. São assuntos muito relevantes, e tenho certeza de que nossas crianças e adolescentes levarão esse aprendizado para casa e para a vida, tornando-se propagadores desses saberes.”
O Hospital Estadual da Criança (HEC) é uma unidade do Sistema Único de Saúde (SUS), pertencente à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e gerida pela Liga Álvaro Bahia. Além de ser referência em média e alta complexidade nos atendimentos pediátricos e obstétricos, o hospital também desenvolve ações de fomento à saúde pública e de proteção integral da infância e da adolescência na Bahia.

