• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Bahia sedia encontro regional para fortalecer resposta do SUS a emergências em saúde

março 24, 2026

Mais de um milhão de declarações foram entregues no primeiro dia

março 24, 2026

FGTS Digital passa a receber parcelas em atraso do Crédito do Trabalhador

março 24, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Bahia sedia encontro regional para fortalecer resposta do SUS a emergências em saúde
  • Mais de um milhão de declarações foram entregues no primeiro dia
  • FGTS Digital passa a receber parcelas em atraso do Crédito do Trabalhador
  • COP 15: conheça as espécies migratórias do Brasil e as ações para sua conservação
  • Ministério da Saúde inicia coleta de dados da primeira Pesquisa Nacional de Saúde Mental do Brasil
  • Brasil  bate meta de alfabetização na idade certa para 2025, atingindo 66%. Em 2023, era 56%
  • Lula participa da entrega de prêmios a 4,7 mil redes na 2ª edição do Selo Alfabetização
  • CAPES E CNPq concedem quase 3 mil bolsas para fixar doutores
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia

  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia

Home»Política»A um mês da COP30, Marina defende fundo para florestas tropicais
Política

A um mês da COP30, Marina defende fundo para florestas tropicais

PatriciaBy Patriciaoutubro 11, 2025Updated:outubro 11, 2025Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil


A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, defendeu, nesta quinta (9), a efetivação do Fundo Florestas Tropicais para Sempre, que será lançado durante a Conferência do Clima das Nações Unidas (COP30), a partir de 10 de novembro em Belém (PA).  

Ela concedeu entrevista para A Voz do Brasil, produzida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

A proposta é encabeçada pelo Brasil e pretende remunerar países pela conservação das florestas tropicais, com reserva de 20% de recursos para povos indígenas e comunidades tradicionais. 

    “O fundo é o esforço do Brasil como um dos detentores da maior floresta tropical do planeta, a Floresta Amazônica, de ajudar os demais países que têm florestas tropicais [pelo menos 71] a que eles possam ter recursos para manter as suas florestas protegidas”. 

A ministra explicou que os países que não desmataram prestam um serviço para o equilíbrio de uma cidade, Estado, país e planeta.

“O Fundo Floresta Tropical para Sempre é um mecanismo criado a partir da lógica do próprio mercado, pegando recursos de países desenvolvidos, e alavancando recursos privados”, acrescentou.

Recursos

Marina Silva contextualizou que o fundo é composto por recursos de países desenvolvidos e também de investidores.  Segundo ela, a ideia é captar recursos de países e da iniciativa privada, pagando juros baixos, para depois utilizar o diferencial dos rendimentos para remunerar os países que mantêm florestas tropicais em pé. 

A meta inicial é levantar cerca de US$ 25 bilhões junto a governos, com potencial para ultrapassar os US$ 100 bilhões com a entrada do setor privado. É um recurso não retornável.

A ministra explicou que, em tese, os 71 países que são detentores de floresta tropical precisarão fazer o dever de casa com o compromisso de que essas áreas permanecerão preservadas por três décadas. 

Ela salientou, na entrevista, que os sistemas de monitoramento por satélite deverão comprovar a preservação das áreas.

“O Brasil é um país que já tem uma grande expertise. Não por acaso, nesses dois anos e meio, nós conseguimos redução de 46% do desmatamento na Amazônia e de 32% no país inteiro”, disse a ministra. 

Ela acrescentou que há uma estimativa de que, em 2025, o país vai conseguir também reduzir desmatamento. A ministra considera que a proposta beneficia todos os biomas.

Agenda da COP30

A ministra Marina Silva explicou que a conferência tem uma agenda obrigatória a respeito das adaptações necessárias que o mundo deve ter em função das mudanças do clima. 

“Hoje nós já temos cerca de 500 mil vidas que são perdidas a cada ano só por onda de calor. Então, é preciso criar sistemas adaptados para proteger as pessoas, principalmente os mais idosos e as crianças”, enfatizou.

Nesse caminho, ela vê necessidade de, por exemplo, climatizar escolas, criar espaços amplos, e centros comunitários, para que as pessoas possam proteger suas vidas. “Neste ano, tivemos uma redução dos incêndios altamente”.

Ela defendeu que, no Brasil, houve uma queda, em 2025, dos incêndios.

“Na Amazônia, a queda foi de 88%. No Cerrado, de 48%. No Pantanal, de 98%. É muito significativo, mas isso precisa de recursos e de muito trabalho”. 

Fonte: agência brasil

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleOrdem de serviço para construção da nova UPA de Abrantes é assinada
Next Article Turismo de negócios e eventos de lazer movimentam hotelaria em setembro
Patricia

Related Posts

Mendonça envia ao plenário do STF decisão que prorroga CPMI do INSS

março 24, 2026

Comissão enfrentará “sistema organizado de opressão”, diz Erika Hilton

março 23, 2026

Projeto proíbe cancelamento de plano para pacientes com câncer

março 23, 2026

Lula critica uso da força por nações ricas para invadir outros países

março 22, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Bahia

Bahia sedia encontro regional para fortalecer resposta do SUS a emergências em saúde

By Patriciamarço 24, 20260

Foto: Jamile Amine/Sesab A importância da capacidade de prevenção, preparação e resposta às emergências em…

Mais de um milhão de declarações foram entregues no primeiro dia

março 24, 2026

FGTS Digital passa a receber parcelas em atraso do Crédito do Trabalhador

março 24, 2026

COP 15: conheça as espécies migratórias do Brasil e as ações para sua conservação

março 24, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.