• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

 “Vacimóvel” intensifica Campanha Nacional de Multivacinação na sede e orla de Camaçari

agosto 25, 2026

Veja como foi a segunda-feira (24) dos candidatos a presidente

agosto 25, 2026

Pé-de-Meia começa a pagar quinta parcela de frequência nesta segunda

agosto 25, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  •  “Vacimóvel” intensifica Campanha Nacional de Multivacinação na sede e orla de Camaçari
  • Veja como foi a segunda-feira (24) dos candidatos a presidente
  • Pé-de-Meia começa a pagar quinta parcela de frequência nesta segunda
  • Rafael Matos e Orlando Luz vencem mais um Masters 1000 em Cincinatti
  • Comércio eletrônico em compras federais é regulamentado
  • Agosto Lilás: Camaçari reforça combate à violência contra a mulher com fortalecimento da rede de proteção
  • MEC lança diretrizes para ensino de arte na educação básica
  • Provas do Encceja são realizadas neste domingo em todo o país
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
Home»Brasil»Iniciativa de povos indígenas é exemplo de manejo sustentável na Amazônia
Brasil

Iniciativa de povos indígenas é exemplo de manejo sustentável na Amazônia

uesleiiclone8By uesleiiclone8agosto 25, 2024Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

O projeto “Raízes do Purus” já aumentou em mais de 600% a população do peixe mais popular da Amazônia e mudou a realidade socioeconômica das comunidades na terra indígena Paumari (AM)

Para os povos indígenas, a preservação do meio ambiente não envolve apenas a preocupação com a sustentabilidade, mas sim a manutenção de culturas milenares.

“A gente tem a nossa riqueza aqui. E muitos lugares não tem”, diz Kamelice Paumari, coordenadora da Associação Indígena do Povo das Águas (AIPA). “Na foz não tem mais tanto peixe como antes. Hoje eles invadem a nossa terra, justamente porque não preservam”, explica.

E com uma forma diferente de se relacionar e conviver com a natureza, iniciativas indígenas têm contribuído significativamente com a restauração da biodiversidade da Amazônia.

Uma dessas iniciativas pode ser encontrada na terra indígena Paumari, no Amazonas. Através do manejo sustentável do Pirarucu, um dos maiores peixes de água doce do mundo, símbolo da floresta amazônica, o trabalho já resultou no aumento de mais de 600% da população do pescado no território.

É um projeto de sucesso na região, um expoente dos saberes e da tecnologia indígena pro Brasil e pro mundo.

O manejo sustentável do pirarucu é uma iniciativa pioneira na Amazônia há mais de 25 anos. O primeiro modelo foi proposto em 1999, pelo Instituto Mamirauá. Foi então aprovado pelo Ibama e, desde então, é ampliado em outras regiões da floresta. A pesca do pirarucu chegou a ser proibida pelas autoridades diante do risco de extinção do animal.

Na terra indígena Paumari, o manejo é apoiado pelo projeto “Raízes do Purus”, realizado pela Operação Amazônia Nativa, a OPAN. A organização atua na proteção territorial, no desenvolvimento e na geração de renda de seis terras indígenas da região. No trabalho de manejo com o povo Paumari, foram contados mais de oito mil pirarucus no ano passado, em comparação aos 448 peixes contados na primeira pesca, em 2013.

O trabalho do “Raízes do Purus” foi exibido no CNN Sustentabilidade, programa da CNN apresentado pelo âncora Márcio Gomes e pelo analista de Meio Ambiente e Clima, Pedro Côrtes. O programa exibido neste sábado (24) discutiu as perspectivas para a maior floresta do mundo, que corre o risco de entrar em processo de “savanização” muito em breve, se nada for feito.

Com os projetos de manejo sustentável, hoje é permitido que as comunidades pesquem uma cota de até 30% dos peixes adultos. O resultado de uma iniciativa desenvolvida com povos indígenas e que mudou a realidade socioeconômica dessas comunidades e a biodiversidade de toda a região.

“A gente não tinha transporte para transportar o pirarucu, se a gente quisesse levar o pirarucu até a casa onde tão fazendo o tratamento do peixe, era nas costas, numa maca, e feria o ombro dos homens”, explica Kamelice Paumari.

“Hoje a gente tem a nossa cozinha, nosso flutuante de tratamento de peixe, as nossas bases, a casa própria, tem alimentação própria, e é tudo natural, não é que nem antes. E a gente vem reconhecendo isso, que antes a gente não tinha e hoje a gente tem, e a gente pode proteger isso”, conclui.

Fonte: CNN Brasil

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleBolsa sobe 1,2% na semana após sequência de recordes; dólar vai a R$ 5,47
Next Article Emendas: acordo deve ser julgado direto no plenário do STF; especialista vê “recuo”
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

Rafael Matos e Orlando Luz vencem mais um Masters 1000 em Cincinatti

agosto 25, 2026

Provas do Encceja são realizadas neste domingo em todo o país

agosto 24, 2026

Bahia registra alta de 8,2% na procura de empresas por crédito em 12 meses

agosto 23, 2026

Mega-Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 58 milhões

agosto 22, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Camaçari

 “Vacimóvel” intensifica Campanha Nacional de Multivacinação na sede e orla de Camaçari

By Patriciaagosto 25, 20260

A Campanha Nacional de Multivacinação segue em todo Brasil até 3 de setembro e, em…

Veja como foi a segunda-feira (24) dos candidatos a presidente

agosto 25, 2026

Pé-de-Meia começa a pagar quinta parcela de frequência nesta segunda

agosto 25, 2026

Rafael Matos e Orlando Luz vencem mais um Masters 1000 em Cincinatti

agosto 25, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.