Médico sanitarista já foi presidente da Anvisa e ocupou cargos no Ministério da Saúde. Mandato será de 5 anos, podendo ser renovado uma vez. Jarbas Barbosa é eleito novo
Getty Images via BBC
O médico sanitarista brasileiro Jarbas Barbosa foi eleito nesta quarta-feira (28) para ocupar o cargo de Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
A Opas é um escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) e cuida da saúde pública nas Américas. A organização possui quatro membros associados e 35 estados-membros.
Os candidatos que disputam a eleição para diretor presidente da organização são indicados pelos Estados Membros, Estados Participantes e Membros Associados da OPAS — cada um poderia indicar um candidato até o dia 1º de maio de 2022.
A eleição aconteceu durante a 30ª Conferência Sanitária Pan-Americana. Agora, o Conselho Executivo da Organização Mundial da Saúde será informado sobre a eleição e fará a nomeação de Barbosa como novo diretor regional da OMS.
Jarbas Barbosa substituirá Carissa F. Etienne, da Dominica. O mandato começa no dia 1º de fevereiro de 2023 e terá duração de 5 anos, com possibilidade de uma reeleição.
Perfil
Jarbas Barbosa ingressou na OPAS em 2007 como gerente da área de Vigilância em Saúde, Prevenção e Controle de Doenças, atualmente, ele ocupava o cargo de diretor-assistente na organização.
O novo diretor da OPAS é médico, formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e especialista em Saúde Pública e Epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.
Ele também possui mestrado em Ciências Médicas e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de Campinas (Unicamp).
Jarbas Barbosa também já ocupou vários cargos públicos, entre eles, foi secretário de Vigilância em Saúde, no Ministério da Saúde, e presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de 2015 a 2018.
VÍDEOS: notícias sobre política
t
Trending
- Forte terremoto provoca tsunami na Ásia: ondas atingem prédios e casas na Rússia; veja o momento
- Destinos baianos estão entre mais buscados para se hospedar no 2º semestre de 2025
- Suspeitos morrem após confronto com a Rondesp em frente ao BRT Hiper; dupla é apontada por série de assaltos em Salvador
- Milei anuncia acordo para que argentinos entrem nos EUA sem visto
- Justiça dá 15 dias para Deltan Dallagnol indenizar Lula em R$ 134 por PowerPoint
- Brasil x Uruguai: onde assistir a semifinal da Copa América Feminina
- Salvador abre licitação para gestão de estações do BRT a empresa vencedora deverá realizar investimentos ao longo da concessão, que terá a duração de 25 anos
- Brasil sai novamente do Mapa da Fome, segundo relatório da ONU