
No acumulado de 2022, leite ainda acumula alta de 58%. Volta das chuvas e queda na procura devem influenciar baixa de preços. No campo, o valor de negociação do leite deve continuar em trajetória de queda até o final do ano.
Engin Akyurt/Unsplash
O preço do leite longa vida ao consumidor recuou 12% na prévia da inflação de setembro, após ter caído 1,7% em agosto, mostram dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (27).
No ano, contudo, o produto ainda acumula uma alta de 58%.
No campo, o valor de negociação do leite deve continuar em trajetória de queda até o final do ano, influenciado pelo fim da entressafra e retorno das chuvas – que melhoram a qualidade das pastagens, como já tinha previsto o economista da FGV André Braz, em agosto, em entrevista ao g1.
Entenda: estoque público de alimento pode baratear a comida?
Na entressafra, que ocorre durante o inverno, é quando o clima mais seco prejudica a disponibilidade e a qualidade das pastagens, forçando o produtor a alimentar os animais com ração, como soja e milho. Como os valores dos grãos estão altos, muitos criadores reduziram a produção.
Consumidor tirou do carrinho
Outro motivo do recuo é que o consumidor não aguentou pagar tão caro pelo leite.
“A inflação tem pressionado o poder de compra do consumidor, levando-o a reduzir gastos […]. Entre junho e julho, com a falta de estoques, os preços atingiram patamares bastante altos – o que levou à diminuição da demanda (procura) em agosto”, destacou o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada – CEPEA-Esalq/USP, em boletim divulgado neste mês.
“Assim, houve inversão na tendência de preços no mercado de derivados em agosto, com expressiva queda dos valores negociados no atacado”, acrescentou.
De onde vem: batata ‘dorme’ por meses e só suas netas vão para os mercados
De onde vem a rosa
Trending
- Hospital Ortopédico do Estado da Bahia realiza 80 cirurgias de mão em mutirão pelo SUS
- Abrantes ganha agência da Caixa Econômica Federal
- Ação leva profissionais para conversar com estudantes da rede pública
- BDRs ampliam acesso de brasileiros a ativos estrangeiros
- Investimento em agroecologia cresce na Bahia 185% e supera R$ 300 milhões
- Kleber Rosa rebate fala da Vinci e defende motoristas de app no aeroporto
- IA pode gerar mais fake news nas eleições, alertam especialistas
- Iniciativas tentam facilitar acesso e permanência de mães na ciência
