
Após 25 dias sem comida e sem água, segundo pessoas próximas a ele, o homem havia perdido peso a ponto de não conseguir se levantar. Consagração de Francisco Barajah como pastor
FAMÍLIA BARAJAH
Um pastor em Moçambique morreu após tentar jejuar por 40 dias, emulando um episódio semelhante descrito na Bíblia e atribuído a Jesus Cristo.
Francisco Barajah, fundador da Igreja Evangélica de Santa Trindade, faleceu aos 39 anos num hospital da cidade da Beira, para onde foi levado em estado crítico.
Após 25 dias sem comida e sem água, segundo pessoas próximas a ele, o homem havia perdido peso a ponto de não conseguir se levantar.
Foi levado ao hospital por insistência de familiares e de fiéis de sua igreja.
Barajah foi diagnosticado com anemia aguda e insuficiência dos órgãos digestivos.
Os profissionais da saúde o reidrataram com soro e tentaram alimentá-lo com líquidos, mas não conseguiram reverter o quadro. O pastor faleceu na quarta-feira (15/2).
Francisco Barajah tinha 39 anos
FAMÍLIA BARAJAH
Ele também era professor de francês na cidade de Messica, na província de Manica, na fronteira de Moçambique com o Zimbábue.
Membros da Igreja de Santa Trindade relataram que era comum o pastor e seus fiéis jejuarem, mas não por tanto tempo.
Seu irmão, Marques Manuel Barajah, confirma que o pastor jejuou, mas contesta o diagnóstico de óbito dado pelos médicos. “A verdade é que meu irmão sofria de pressão baixa”, disse ele.
Este não é o primeiro caso em que alguém morre ao tentar reproduzir o jejum de 40 dias de Cristo no deserto descrito no Evangelho de Mateus.
Em 2015, um homem do Zimbábue faleceu após 30 dias sem comer, conforme informou a mídia local na época. Em 2006, um legista britânico descobriu que uma mulher morreu no meio de um jejum semelhante em Londres.
Trending
- Presidente do STF rebate relatório dos EUA sobre liberdade de expressão
- Agências bancárias estarão fechadas nesta Sexta-Feira Santa
- Pé-de-Meia reduz abandono escolar no ensino médio em 43% em dois anos
- Fifa altera horário da segunda partida do Brasil na Copa do Mundo
- Campanha de vacinação contra a gripe segue nas USFs e UBSs de Camaçari até 30 de maio
- Diretriz contraindica tratamento farmacológico isolado para obesidade
- Tabela de propina, códigos e saques rondam venda de sentenças no STJ
- Marina se despede do Meio Ambiente e cita COP30 como principal desafio

