• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Teresa Leitão é a nova líder do governo no Senado

junho 26, 2026

CMN veta taxa de cadastro em crédito para motoristas de app

junho 26, 2026

Brasil tem duas escolas finalistas no Prêmio Melhores Escolas do Mundo

junho 26, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Teresa Leitão é a nova líder do governo no Senado
  • CMN veta taxa de cadastro em crédito para motoristas de app
  • Brasil tem duas escolas finalistas no Prêmio Melhores Escolas do Mundo
  • Camaçari recebe carreta do SAC Móvel a partir sexta-feira
  • Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães realiza primeira captação de múltiplos órgãos sob nova gestão
  • Ação da Sesab, posto de testagem para ISTs soma 3.149 exames realizados no São João de Cruz das Almas
  • Prova Nacional Docente tem adesão de mais de 2 mil redes de ensino
  • Jaques Wagner anuncia saída da liderança do governo no Senado
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
Home»Mundo»Relembre coberturas internacionais de Gloria Maria
Mundo

Relembre coberturas internacionais de Gloria Maria

uesleiiclone8By uesleiiclone8fevereiro 2, 2023Nenhum comentário4 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
relembre-coberturas-internacionais-de-gloria-maria
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Jornalista testemunhou eventos históricos como a posse de Jimmy Carter nos EUA, a Guerra das Malvinas e a invasão da Embaixada do Japão no Peru por um grupo terrorista. Ela foi a primeira mulher brasileira a cobrir um conflito armado no exterior. A jornalista Gloria Maria, ícone da TV que morreu nesta quinta-feira (2), visitou 160 países e, em muitos deles, participou de coberturas de momentos históricos, entre guerras, conflitos e posses presidenciais.
Relembre algumas delas:
Posse de Jimmy Carter (1977)
Glória Maria cobriu a posse de Jimmy Carter em Washington, em 1977
Apenas seis anos após sua primeira reportagem, Glória Maria foi a Washington para cobrir a histórica posse do então presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, cuja gestão ficou marcada pela defesa dos direitos humanos. Carter recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2002.
Guerra das Malvinas (1982)
Com a cobertura do conflito armando entre Argentina e Inglaterra pelo controle das Malvinas, Gloria Maria se tornou foi a primeira jornalista mulher a cobrir uma guerra.
Ela testemunhou e reportou o conflito armado durante um mês e meio. Ao vivo, Gloria Maria noticiou o cessar-fogo do conflito. Recentemente, em entrevista ao programa “Encontro”, da TV Globo, ela deu detalhes da cobertura.
“Era uma guerra diferente. Não era uma guerra com tiros, era com minas. Eu nunca tinha coberto guerra, mas eu queria ir. Achava que era uma coisa importante para mim. Depois me arrependi, porque eu não dormia, esperando ou temendo que eu tivesse que ir para aquele terreno minado”, disse.
“Foi uma experiência única, que eu não repito, mas que eu adorei ter tido. Mudou minha visão da vida, do mundo, porque na guerra as pessoas estão em uma disputa de poder insano e perdem a capacidade de raciocinar”.
Durante a entrevista no programa, em 2022, ela disse que “tem momentos em que eu tenho vontade” de ir cobrir a guerra na Ucrânia.
“Acho que enquanto eu for jornalista ainda vou ter essa vontade de estar onde está o acontecimento”.
LEIA MAIS:
Glória Maria com Michael Jackson, Freddie Mercury e Madonna: relembre entrevistas com astros mundiais
Invasão da embaixada japonesa do Peru por um grupo terrorista (1996)
Em 1996, o grupo terrorista peruano Tupac Amaru invadiu a embaixada do Japão no Peru, onde uma festa para celebrar o aniversário do imperador do Japão reunia centenas de diplomatas do mundo inteiro. O grupo fez 400 pessoas reféns, entre elas o então embaixador brasileiro no país.
Em uma entrevista no programa “Roda Viva”, da TV Cultura, Gloria Maria relatou ter achado a cobertura muito mais difícil que a da guerra, por envolver um grupo terrorista.
Parte dos reféns ficou mais de 120 dias em cativeiro, quando militares peruanos invadiram a Embaixada. Um dos reféns, um juiz da Suprema Corte peruana, morreu no embate. Os guerrilheiros foram mortos na hora.
Os terroristas pediam a libertação de integrantes do Tupac Amaru presos em diversos países do mundo.
Jogos Olímpicos de Los Angeles (1984) e Atlanta (1996)
Em sua primeira cobertura de Jogos Olímpicos, Gloria Maria acompanhou delegações brasileiras nas Olimpíadas de 1984, que aconteceram em Los Angeles. Ela reportou a competição ao lado de Francisco José, Isabela Scalabrini, Lucas Mendes, Luiz Fernando Lima e Reginaldo Leme.
Ela voltou a cobrir os Jogos Olímpicos em 1996, em Atlanta, e em 2016, no Rio.
Copa do Mundo na França (1998)
Ainda na cobertura esportiva, a jornalista foi enviada também à França, em 1998, para cobrir a Copa do Mundo naquele ano.
Moscou com Paulo Coelho (2006)
Em maio de 2006, Gloria Maria acompanhou o escritor Paulo Coelho no trajeto da famosa ferrovia transiberiana – que conecta a Rússia de ponta a ponta – até Moscou.
O escritor tinha um vagão só para ele, já Glória e o repórter cinematográfico Ronaldo Cordeiro viajaram como passageiros comuns.
“Paulo era uma celebridade, andava até com batedores. Eu e Ronaldo carregávamos aquelas caixas de metal pesadas, com todo o equipamento. O banho era na pia; só no terceiro dia descobrimos que pagando, a gente podia tomar banho no trem. Foi um trabalho de cão. Mas valeu a pena”, relatou a jornalista após a viagem.
A cobertura rendeu uma série de reportagens para o Fantástico.

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleConglomerado de magnata indiano Adani perde US$ 100 bilhões por suspeitas de fraude
Next Article Técnico do Vasco admite sair atrás de Fluminense, Flamengo e Botafogo no Estadual
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

Irã lança mísseis contra Israel após ataques em Beirute

junho 8, 2026

Trump fica mais encurralado com limitação dos poderes de guerra

junho 5, 2026

EUA aumentam pressão contra Cuba com novas sanções econômicas

maio 8, 2026

Cruzeiro atingido por hantavírus deixa Cabo Verde após quarentena

maio 7, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Política

Teresa Leitão é a nova líder do governo no Senado

By Patriciajunho 26, 20260

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta quinta-feira (25),…

CMN veta taxa de cadastro em crédito para motoristas de app

junho 26, 2026

Brasil tem duas escolas finalistas no Prêmio Melhores Escolas do Mundo

junho 26, 2026

Camaçari recebe carreta do SAC Móvel a partir sexta-feira

junho 26, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.