• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Real Time: 40% dos que se abstiveram no 1º turno não votarão no 2º

outubro 9, 2026

Faturamento da indústria cai 3,5% em agosto, informa CNI

outubro 8, 2026

Estudantes fazem ato no Rio de Janeiro em defesa de voto em Lula

outubro 8, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Real Time: 40% dos que se abstiveram no 1º turno não votarão no 2º
  • Faturamento da indústria cai 3,5% em agosto, informa CNI
  • Estudantes fazem ato no Rio de Janeiro em defesa de voto em Lula
  • STF retira crédito presumido do ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins
  • Espetáculo “Da Missa ao Corpo” leva memória e improvisação ao palco do TCS
  • MCMV: Sehab divulga quarta lista de compatíveis para os Residenciais Montenegro I e II
  • ANP espera leiloar mais de 320 blocos de petróleo nesta quarta
  • OEA elogia eleição no Brasil, mas aponta preocupação com desinformação
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
Home»Mundo»‘Tirem as mãos da África’, diz papa Francisco ao mundo rico
Mundo

‘Tirem as mãos da África’, diz papa Francisco ao mundo rico

uesleiiclone8By uesleiiclone8janeiro 31, 2023Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
‘tirem-as-maos-da-africa’,-diz-papa-francisco-ao-mundo-rico
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email


Francisco, de 86 anos, é o primeiro pontífice a visitar o Congo desde João Paulo 2º em 1985, quando o país ainda era conhecido como Zaire. Cerca de metade dos 90 milhões de habitantes do Congo são católicos. Multidão aguarda para ver o Papa na República Democrática do Congo, em 31 de janeiro de 2023
Yara Nardi/Reuters
O papa Francisco denunciou o “veneno da ganância” por recursos minerais, que impulsiona o conflito na República Democrática do Congo, ao iniciar uma visita oficial nesta terça-feira (31), dizendo que o mundo rico tinha que perceber que as pessoas eram mais preciosas do que os minerais da terra abaixo delas.
Francisco, de 86 anos, é o primeiro pontífice a visitar o Congo desde João Paulo 2º em 1985, quando o país ainda era conhecido como Zaire. Cerca de metade dos 90 milhões de habitantes do Congo são católicos.
Papa Francisco acena pra dançarinos na chegada a Kinshasa, na República Democrática do Congo, em 31 de janeiro de 2023.
Vaticano via Reuters
Dezenas de milhares de pessoas aplaudiram enquanto o pontífice viajava do aeroporto para a capital Kinshasa em seu papamóvel, alguns se desgarrando da multidão para acompanhar seu comboio enquanto outros cantavam e agitavam bandeiras em uma das mais vibrantes boas-vindas de suas viagens ao exterior.
Mas o clima mudou quando o papa fez um discurso para dignitários no palácio presidencial, condenando “terríveis formas de exploração, indignas da humanidade” no Congo, onde vastas riquezas minerais alimentaram a guerra, o deslocamento e a fome.
Multidão aguarda o papa na República Democrática do Congo, em 31 de janeiro de 2023
Yara Nardi/Reuters
“É uma tragédia que essas terras, e mais geralmente todo o continente africano, continuem sofrendo várias formas de exploração”, disse ele. “O veneno da ganância manchou seus diamantes com sangue”, disse ele, referindo-se especificamente ao Congo.
“Tirem as mãos da República Democrática do Congo! Tirem as mãos da África! Parem de sufocar a África: não é uma mina a ser despojada ou um terreno a ser saqueado”, disse ele.
O Congo tem algumas das reservas mais ricas do mundo em diamantes, ouro, cobre, cobalto, estanho, tântalo e lítio, minerais que alimentam conflitos entre milícias, tropas do governo e invasores estrangeiros. A mineração também tem sido associada à exploração desumana de trabalhadores, incluindo crianças, e à degradação ambiental.
Consequências do genocídio em Ruanda
Para agravar esses problemas, o leste do Congo tem sido atormentado pela violência ligada às longas e complexas consequências do genocídio de 1994 na vizinha Ruanda.
O Congo acusa Ruanda de apoiar o grupo rebelde M23, que luta contra as tropas do governo no leste. Ruanda nega.
“Além de milícias armadas, potências estrangeiras famintas pelos minerais de nosso solo cometem, com o apoio direto e covarde de nosso vizinho Ruanda, atrocidades cruéis”, disse o presidente congolês Felix Tshisekedi, falando pouco antes do papa e dividindo o palco com ele.
Na quarta-feira, Francisco celebrará uma missa no aeroporto de Kinshasa e se encontrará com as vítimas da violência do leste, destacando ainda mais as questões que levantou em seu discurso.
“Eu queria ir para Goma, mas não podemos por causa da guerra”, disse o papa a repórteres durante seu voo, referindo-se a uma cidade no leste do Congo que ele originalmente planejava visitar antes que a parada fosse cancelada por causa dos combates na região.
O papa Francisco ficará em Kinshasa até a manhã de sexta-feira. De lá, ele voará para o Sudão do Sul, outro país que enfrenta conflitos e pobreza.

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleBoeing entrega seu último 747, o ‘jumbo’ que democratizou o transporte aéreo
Next Article Sisu 2023: Veja as universidades de Pernambuco que terão vagas para a seleção
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

Trump cria “Força de IA” e nomeia “czar” para tecnologia nos EUA

setembro 20, 2026

‘EUA fazem guerra e lucram com a morte’: muro de embaixada é pichado em Brasília

agosto 16, 2026

EUA revogam visto da embaixadora do Brasil

agosto 5, 2026

Irã lança mísseis contra Israel após ataques em Beirute

junho 8, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Política

Real Time: 40% dos que se abstiveram no 1º turno não votarão no 2º

By Patriciaoutubro 9, 20260

Foto: Reprodução Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (8/10) pelo instituto Real Time Big Data traz um…

Faturamento da indústria cai 3,5% em agosto, informa CNI

outubro 8, 2026

Estudantes fazem ato no Rio de Janeiro em defesa de voto em Lula

outubro 8, 2026

STF retira crédito presumido do ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins

outubro 8, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.