Autoridades ruandesas disseram que caça havia invadido espaço aéreo do país, o que foi negado pela República Democrática do Congo. Avião congolês escapa por pouco de míssil de Ruanda
As forças de Ruanda dispararam na terça-feira (24) contra um caça a jato da República Democrática do Congo (RDC). O momento em que o míssil quase atingiu a aeronave foi registrado e compartilhado por testemunhas na cidade fronteiriça de Goma, na RDC.
“Quando esta bomba explodiu seus destroços caíram em vários lugares. Eu vi os que caíram no terreno da Ceni (comissão eleitoral do Congo) e quem passava viu alguns dos destroços e pegou”, afirmou Habamungu Prince, que viu o incidente.
As autoridades ruandesas disseram que o caça havia invadido o espaço aéreo do país, o que foi negado pela RDC. O governo congolês afirmou que a atitude de Ruanda foi um ato de guerra.
“É por aqui que os aviões sempre passam. Não acho que [o caça] tenha cruzado o espaço aéreo de Ruanda. Tenho certeza de que ainda estava no nosso espaço aéreo porque passou por lá, onde todos os nossos aviões passam todos os dias”, comentou Prince.
RDC, especialistas das Nações Unidas e potências ocidentais acusam Ruanda de apoiar os radicais do grupo M23 que tomou várias cidades e aldeias no leste do Congo após combates em 2022. Os ruandeses negaram qualquer envolvimento.
Trending
- Governo Trump rebate Dino sobre Magnitsky: ‘Nenhuma Corte pode invalidar sanções dos EUA’
- Trump liga para Putin para marcar encontro trilateral com Zelensky
- EUA dizem que Moraes é ‘tóxico’ e que nenhum tribunal pode invalidar sanções do país
- Em resposta aos EUA, Brasil não reconhece legitimidade de investigação: medida ‘unilateral’
- INSS: indicados à presidência e relatoria de CPMI se reúnem para discutir plano de trabalho
- VÍDEO: Clima de tensão volta a tomar conta do Engenho Velho da Federação após madrugada de tiroteio e explosões
- 38 são detidos em Israel durante manifestações nacionais por cessar-fogo em Gaza e libertação de reféns
- Rodrigo Paz lidera eleições na Bolívia, mas disputa deve ir ao 2º turno