
Muitos apicultores fazem a migração de colmeias para levar os enxames para locais de floradas onde as abelhas encontram pólen e produzem mel. Apicultura migratória ajuda enxames a produzirem mel o ano todo no interior de SP
Reprodução/TV TEM
Na busca por uma produção de mel constante ao longo do ano, muitos apicultores fazem a migração de colmeias para levar os enxames para locais de floradas onde as abelhas encontram pólen e produzem mel.
Quando o dia está sem chance de chuva, o apicultor sabe que vai poder trabalhar tranquilo. Em Itapetininga (SP), um apicultor tem cerca de 300 colmeias, e colhe por ano de seis a sete toneladas de mel. Para manter a renda durante o ano inteiro, ele adota a estratégia de apicultura migratória.
Veja a reportagem exibida no programa em 25/12/2022:
Apicultura migratória ajuda enxames a produzirem mel o ano todo no interior de SP
Assim, ele ajuda as abelhas a encontrarem o néctar, levando o enxame onde as flores estão. Na apicultura migratória, o manejo para transporte tem que ser feito no fim da tarde. É quando os insetos já estão nas colmeias, depois de trabalharem o dia todo.
O uso do fumigador é indispensável. A fumaça ajuda a acalmar o enxame. O apicultor também não pode estar sozinho, e claro, sem dispensar o que é necessário para evitar ferroadas.
VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo
Acesse TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
Trending
- Governo enviará PL à Câmara, nesta semana, para aumentar limite do MEI
- Junho Laranja alerta para os riscos de anemia na Bahia
- Argélia vira no fim, elimina a Jordânia e segue viva na Copa do Mundo
- Governo abre crédito de 20,5 bi e destina maior parte ao Minha Casa, Minha Vida
- Segurança integrada garante tranquilidade durante o Camaforró 2026
- Rede de proteção garante acolhimento, cidadania e direitos durante o Camaforró 2026v
- Caramanchão e Vila Maria Bonita celebram a cultura popular e encantam o público infantil
- Alemanha vence e tira invencibilidade do Brasil na Liga das Nações
