• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Lula avalia pronunciamento em rede nacional para responder ao tarifaço

agosto 11, 2025

Ponte Salvador–Itaparica: obra histórica deve beneficiar 10 milhões de baianos

agosto 11, 2025

Repórter da TV Bahia é ameaçado ao vivo por traficantes no Nordeste de Amaralina

agosto 11, 2025
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Lula avalia pronunciamento em rede nacional para responder ao tarifaço
  • Ponte Salvador–Itaparica: obra histórica deve beneficiar 10 milhões de baianos
  • Repórter da TV Bahia é ameaçado ao vivo por traficantes no Nordeste de Amaralina
  • Agerba renova contrato de empresas de ônibus que operam em mais de 10 cidades
  • Com investimento bilionário, projeto oficial da Arena Barradão é apresentado à diretoria do Vitória
  • Trump assina ordem executiva de tarifa de 50% sobre o Brasil
  • STF se manifesta após sanções dos EUA a Alexandre de Moraes
  • Bolsonaro diz não ter relação com sanções de Trump a Moraes
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia

  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia

Home»Educação»UFJF tem contas zeradas após novo bloqueio federal; UFV diz que atividades podem ser afetadas
Educação

UFJF tem contas zeradas após novo bloqueio federal; UFV diz que atividades podem ser afetadas

uesleiiclone8By uesleiiclone8novembro 29, 2022Nenhum comentário4 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
ufjf-tem-contas-zeradas-apos-novo-bloqueio-federal;-ufv-diz-que-atividades-podem-ser-afetadas
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email


‘Caso não haja reversão imediata, a Universidade pode entrar em colapso’, informou a instituição juiz-forana. UFV diz não ter mais possibilidades de ajustes e adaptações orçamentárias. Campus da UFJF em Juiz de Fora
Clara Downey/UFJF
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) informou, na tarde desta terça-feira (29), que avalia o valor e os impactos do montante efetivamente retirado em que foi atingida pelo novo corte de orçamentário imposto pelo Governo federal. Entenda mais abaixo.
Em resposta ao g1, a instituição não descartou o fechamento de alguns setores, alegando colapso ainda no mês de dezembro.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
“Na ocasião, todas as contas de disponibilidade orçamentária foram zeradas, impedindo que a Instituição faça qualquer movimentação financeira”, informou.
Leia também: Entidades dizem que governo federal fez novo bloqueio de verbas na educação superior
Em nota, a UFJF ainda pontou que a nova decisão gera uma paralisia e consequências gravíssimas em termos de pagamentos a fornecedores, bolsas e aos trabalhadores terceirizados. “Caso não haja reversão imediata dessa medida, a Universidade pode entrar em colapso, ainda no mês de dezembro, inclusive com a ameaça de não funcionamento de alguns setores da Instituição’”.
UFV sem adaptações orçamentárias
Já a Universidade Federal de Viçosa (UFV) publicou nota destacando que a nova retirada de recursos pode representar a supressão das atividades acadêmicas e administrativas.
Leia também:
MEC não detalha bloqueio de verba para universidades, diz ter sido notificado e que busca ‘soluções’
Governo ‘raspou’ orçamento de universidades enquanto país via jogo do Brasil, diz Andifes
“Os sucessivos cortes orçamentários causam danos cada vez maiores tanto para a instituição, que não tem mais possibilidades de ajustes e adaptações orçamentárias, quanto para a sociedade, que não se desenvolve sem educação e ciência”.
O g1 também fez contato com a Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), que não retornou.
IF Sudeste MG
Já o IF Sudeste MG divulgou que o corte orçamentário corresponde a R$ 375.431,33. Segundo a pró-reitora de Administração, Alice Aleixo, “apesar do vultoso valor, o IF Sudeste MG está entre os institutos federais menos prejudicados, já que quase todo o orçamento já havia sido empenhado. Não podemos mais deixar demandas importantes para o final do exercício porque o teto de gastos está posto e mesmo com novo governo teremos que cumpri-lo, o que ainda nos deixa em risco nesse caso”, explicou.
Ainda conforme a instituição, ao saber sobre a possibilidade de haver um novo bloqueio, as ações foram tomadas forma cautelosa.
Mesmo assim, a Pró-Reitoria afirma ainda não poder garantir que o corte não será repassado às unidades: “Repassar ou não depende de uma análise sobre a situação financeira da Reitoria, mas faremos o possível para absorver e poupar os 10 campi”, esclareceu Alice Aleixo.
Bloqueio de verbas
A nível nacional, o bloqueio de verbas para as universidades chegou a R$ 366 milhões. Em nota, com apenas duas frases, o Ministério da Educação se limitou a informar que “recebeu a notificação do Ministério da Economia a respeito dos bloqueios orçamentários realizados” e que busca soluções para o problema. A pasta também não detalhou os bloqueios feitos.
Durante a manhã, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) já havia se manifestado sobre os bloqueios. Em nota, a entidade lamentou o novo bloqueio que, segundo ela, ocorreu enquanto as atenções das pessoas estavam focadas na Copa do Mundo.
“Enquanto o país inteiro assistia ao jogo da Seleção Brasileira, o orçamento para as nossas mais diversas despesas (luz, pagamentos de empregados terceirizados, contratos e serviços, bolsas, entre outros) era raspado das contas das universidades federais, com todos os compromissos em pleno andamento”, declarou.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Zona da Mata
📲 Acompanhe o g1 no Instagram e no Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleUniversidades do RS projetam impacto com novo bloqueio de verbas federais
Next Article O Parque do Poeta
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

Ensino EAD:  70% dos Polos no Brasil podem fechar

julho 25, 2025

Limpec e Braskem discutem implantação de projeto de educação ambiental em escolas do município

julho 17, 2025

Saiba quais as cidades baianas com os piores índices de alfabetização

julho 12, 2025

Último dia para se inscrever no Enem 2025; veja o que é preciso fazer

junho 6, 2025

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Política

Lula avalia pronunciamento em rede nacional para responder ao tarifaço

By Márcia Marquesagosto 11, 20250

Presidente discute estratégia para comunicar medidas do governo diante da sobretaxa imposta pelos Estados Unidos…

Ponte Salvador–Itaparica: obra histórica deve beneficiar 10 milhões de baianos

agosto 11, 2025

Repórter da TV Bahia é ameaçado ao vivo por traficantes no Nordeste de Amaralina

agosto 11, 2025

Agerba renova contrato de empresas de ônibus que operam em mais de 10 cidades

agosto 7, 2025

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2025 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.