
As denúncias são apuradas pela Secretaria Nacional do Consumidor e encaminhadas aos Procons de todo o país para que sejam analisadas. Canal para denúncias de telemarketing abusivo coletou uma média de 266 reclamações por dia.
Dani Fechine/G1
Em 100 dias de funcionamento, o canal para denúncias de telemarketing abusivo coletou 26.674 mil atendimentos de pessoas incomodadas – o que corresponde a uma média de 266 reclamações por dia.
A plataforma foi criada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) após a determinação do Ministério da Justiça de suspender as atividades de telemarketing abusivo em todo o país, para atender queixas das pessoas que não autorizaram empresas a ligar para suas casas, oferecendo produtos ou serviços.
LEIA MAIS
Serviço de 180 empresas de telemarketing é suspenso por publicidade abusiva
Ligação com 0303: todas as empresas de telemarketing devem adotar prefixo
Anatel vai punir telemarketing que usar robôs para fazer mais de 100 mil chamadas por dia
Chamada começa com 0303? É telemarketing; veja o que muda
Do total das denúncias, 92% afirmaram não ter relação com as empresas, ou seja, não contrataram nenhum serviço. Além disso, 99% declararam não haver concedido permissão para a empresa oferecer produtos e serviços via telefone.
Segundo a Senacon, o canal é de amplitude nacional e Minas Gerais é o estado que apresentou maior número de denúncias: 8.800. Em seguida, estão São Paulo e Rio de Janeiro, com 6,3 mil e 1,1 mil, respectivamente. Bancos e operadoras de celular e TV por assinatura lideram as denúncias.
Como denunciar
Para denunciar, o consumidor deve preencher o formulário eletrônico disponível no link denuncia-telemarketing.mj.gov.br com a data e o número de origem da chamada com DDD (se houver), o nome do telemarketing ou qual empresa ele representa e se foi dada a permissão para oferta de produtos e serviços.
As denúncias serão apuradas pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e encaminhadas aos Procons (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) de todo o país para que sejam analisadas e aberto eventual processo administrativo pelo descumprimento da medida.
Trending
- Prova Nacional Docente tem adesão de mais de 2 mil redes de ensino
- Jaques Wagner anuncia saída da liderança do governo no Senado
- Dólar sobe a R$ 5,20 e volta a atingir maior valor em três meses
- Dr. Marcelo assegura ampliação do sinal de celular em distrito baiano
- Com ações de São João, Sesab realiza 54 mil testes de ISTs e garante atendimentos relacionados às festas
- Camaforró 2026 encerra programação com grandes atrações e consolida edição histórica da festa
- Governo enviará PL à Câmara, nesta semana, para aumentar limite do MEI
- Junho Laranja alerta para os riscos de anemia na Bahia
