• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

80 milhões de brasileiros já possuem uma conta Ouro no GOV.BR

fevereiro 3, 2026

PRF faz simulado aeromédico para reforçar segurança no bloco de carnaval Galo da Madrugada

fevereiro 3, 2026

Bahia recebe mais de 3,2 mil computadores e expande rede de inclusão digital

fevereiro 3, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • 80 milhões de brasileiros já possuem uma conta Ouro no GOV.BR
  • PRF faz simulado aeromédico para reforçar segurança no bloco de carnaval Galo da Madrugada
  • Bahia recebe mais de 3,2 mil computadores e expande rede de inclusão digital
  • Governo libera mais R$ 4,6 bi para pagar saque-aniversário do FGTS
  • Seleção feminina fará amistosos contra Costa Rica, Venezuela e México
  • Em mensagem ao Congresso, Lula defende fim da escala 6×1
  • Câmara aprova MP do programa Gás do Povo
  • Sisu: acaba hoje prazo de adesão de não selecionados à lista de espera
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia

  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia

Home»Saúde»46% das crianças mostram ansiedade ligada ao uso de telas, aponta pesquisa
Saúde

46% das crianças mostram ansiedade ligada ao uso de telas, aponta pesquisa

PatriciaBy Patriciadezembro 16, 2025Updated:dezembro 16, 2025Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Foto: Tetra Images/Getty Images

Quase metade das crianças brasileiras demonstra algum nível de ansiedade, irritabilidade ou inquietação associado ao uso de telas. O dado faz parte de uma pesquisa inédita do Projeto Brief sobre adultização e uso precoce das redes sociais no país.

O estudo ouviu 1.800 pais sobre o apoio à regulamentação das redes para assegurar um ambiente digital seguro para crianças e adolescentes. O estudo revela um cenário crescente de preocupação entre as famílias: 46% das crianças apresentam comportamentos negativos relacionados ao tempo diante de celulares, tablets, computadores e televisores.

Segundo o levantamento, a ansiedade é o sintoma mais frequente, citado por 27% dos responsáveis. Outros efeitos destacados são irritabilidade (25%), dificuldade de concentração (23%) e alterações no sono (20%). Entre os cuidadores entrevistados, 70% afirmam que gostariam de reduzir o tempo de tela dos filhos, mas têm dificuldade em ajustar a rotina, especialmente diante da sobrecarga de trabalho, da falta de espaços de lazer e do apelo constante das plataformas digitais.

A pesquisa também aponta que 60% das crianças utilizam telas para entretenimento entre uma e três horas por dia. Ou seja, acima do recomendado por especialistas em desenvolvimento infantil. Para crianças com menos de até 5 anos, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) orienta um uso bastante restrito e sempre supervisionado; mesmo assim, entre os entrevistados, 30% das crianças nessa faixa etária passam mais de duas horas diárias conectadas.

O impacto no comportamento preocupa. Responsáveis relatam que, ao retirar o acesso digital, 44% das crianças apresentam resistência intensa, como choro, frustração exagerada ou reações agressivas. O estudo ainda mostra que 52% das famílias percebem piora na convivência doméstica quando o uso de telas aumenta, principalmente em períodos sem escola ou feriados prolongados.

Para especialistas ouvidos pelo levantamento, o excesso de tempo online afeta habilidades essenciais do desenvolvimento, como interação social, autorregulação emocional e brincadeira livre — etapa considerada fundamental na primeira infância. Eles alertam para a necessidade de que a mediação adulta seja ativa, com regras claras, diálogo e estímulo a atividades fora do ambiente digital.

A pesquisa também investigou a percepção dos adultos sobre a própria relação com as telas. Mais da metade (56%) admite que o próprio uso de celular interfere no tempo de qualidade com os filhos, criando um ciclo em que adultos e crianças reproduzem comportamentos semelhantes.

Os dados reforçam um debate urgente: como equilibrar tecnologia e infância em um país onde a conectividade é parte central da vida cotidiana? Para os especialistas, o ponto não é proibir o acesso, mas construir hábitos saudáveis que priorizem o brincar, o descanso, a convivência e a segurança emocional.

Fonte: correio braziliense

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticlePetrobras diz que greve não impactou produção de petróleo e derivados
Next Article Cotas raciais da Uerj completam 22 anos e mudam trajetórias de vida
Patricia

Related Posts

Hospital Mont Serrat é referência nacional em Cuidados Paliativos pelo SUS

fevereiro 2, 2026

Pagamento de bolsas dos programas de residência passa a ser feito pelo Ministério da Saúde

janeiro 29, 2026

Anvisa recolhe lote de chocolate Laka por problema na embalagem

janeiro 23, 2026

Ministério da Saúde visita Hospital da Criança de Brasília para apurar situação financeira

janeiro 22, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Brasil

80 milhões de brasileiros já possuem uma conta Ouro no GOV.BR

By Patriciafevereiro 3, 20260

Agência Gov | Via Ministério da Gestão / Foto: Divulgação/MGI Oitenta milhões de brasileiros já…

PRF faz simulado aeromédico para reforçar segurança no bloco de carnaval Galo da Madrugada

fevereiro 3, 2026

Bahia recebe mais de 3,2 mil computadores e expande rede de inclusão digital

fevereiro 3, 2026

Governo libera mais R$ 4,6 bi para pagar saque-aniversário do FGTS

fevereiro 3, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.