Na tarde desta sexta-feira (31), a Prefeitura de Camaçari e o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) assinaram termo de cooperação técnica para a implantação do Conecta Justiça. O projeto estratégico, conduzido pelo Núcleo de Cooperação Judiciária do Estado da Bahia (NCJ/BA), tem o objetivo de estabelecer parcerias com entidades públicas e privadas para o compartilhamento da rede Wi-Fi com o cidadão local.
Ao se conectar à rede de internet, de forma gratuita, o cidadão poderá ter acesso aos serviços digitais da Justiça, disponibilizados no portal do TJ-BA, como participação em audiência virtual, emissão e validação de certidão, consulta sobre o andamento processual e lista de contatos das unidades do tribunal, dentre outros.
Durante a solenidade, o prefeito Luiz Caetano destacou que o Conecta Justiça está alinhado ao novo momento vivido por Camaçari. “O município passa por um processo de transformação, se tornando uma cidade mais bonita, tecnológica e inovadora, o que tem se refletido em diversos setores da administração pública”, pontuou.
Na oportunidade, também foi inaugurada a 3ª Vara dos Feitos Relativos às Relações de Consumo, Cíveis, Comerciais e Acidentes de Trabalho da Comarca de Camaçari. A nova unidade funciona no Fórum Clemente Mariani, localizado na Avenida do Contorno, s/nº, Centro.
“Camaçari está crescendo e, por isso, a expansão do Judiciário é fundamental e trará benefícios à comunidade. O trabalho unido dos três poderes promove o desenvolvimento e, unidos, vamos construir um futuro melhor pro nosso povo”, disse o prefeito.
A presidenta do TJ-BA, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, conduziu o evento e afirmou que este foi um momento especial. “São sonhos que se transformam em realidade. O Conecta Justiça simboliza a aproximação dos serviços ao cidadão, de forma fácil e rápida. Quando os poderes atuam juntos, resulta em melhorias na vida das pessoas. Além disso, a instalação da 3ª Vara Cível também reflete o mesmo intuito, uma resposta efetiva do Judiciário às demandas da população”, afirmou.
Para a supervisora do Núcleo de Cooperação Judiciária do Estado da Bahia, desembargadora Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos, o Conecta Justiça é uma conquista importante. “Um passo fundamental que aproxima o Judiciário da comunidade, garantindo que a Justiça chegue a todos de forma humana, inclusiva e cidadã. Quem ganha é o povo”, ressaltou.
Juíza titular da Comarca de Camaçari, Bianca Gomes da Silva também participou do evento e destacou que esse é um momento histórico para o município. “A instalação da 3ª Vara Cível foi muito aguardada. Camaçari é uma cidade importante e essa inauguração representa um compromisso para que a Justiça se volte, de fato, à população, já que será ampliada a capacidade de resposta às demandas, reforçando a qualidade do serviço ofertado pela Justiça”, disse.
A ampliação do número de varas está alinhada à Política Nacional de Atenção Prioritária ao Primeiro Grau de Jurisdição e às Diretrizes da Gestão da Presidência do TJ-BA deste biênio, especificamente à de priorizar investimentos para o fortalecimento do Primeiro Grau, onde se concentra a maioria dos processos judiciais.
Ainda na tarde desta sexta-feira, foi aberta, no andar térreo do Fórum Clemente Mariani, a galeria permanente “Gente é para brilhar”, um tributo ao povo de Camaçari, ao retratar personalidades do município. A exposição é assinada pela fotógrafa e juíza Fernanda Vasconcellos Símaro. Ela comentou sobre o significado especial da mostra artística. “Hoje é um dia de celebração, onde o fórum se alia à cultura e à arte. Esta mostra representa a força, esperança e a beleza do povo desta terra. Traz a essência desta gente”, afirmou.
O evento contou também com apresentação do Mestre Bule Bule. O músico, escritor, compositor, repentista, cordelista e cantador, que muito representa a cultura de Camaçari, é um dos homenageados na galeria “Gente é para brilhar”.
Foto: Juliano Sarraf

