• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Prefeitura inicia Semana do Servidor com palestra sobre assédio moral e sexual

outubro 21, 2025

Esporte Clube Bahia anuncia construção do novo Centro de Treinamento em Camaçari

outubro 20, 2025

Controladoria-Geral de Camaçari integra nova diretoria da UCIB

outubro 20, 2025
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Prefeitura inicia Semana do Servidor com palestra sobre assédio moral e sexual
  • Esporte Clube Bahia anuncia construção do novo Centro de Treinamento em Camaçari
  • Controladoria-Geral de Camaçari integra nova diretoria da UCIB
  • Defesa Civil alerta para chuvas fortes em Camaçari nos próximos dias
  • Operação Paz e Ordem intensifica ações contra poluição sonora em Camaçari
  • Porto de Itajaí será administrado pela CODEBA
  • Lula deve indicar Messias ao STF e nomear Boulos ministro até terça
  • Remédios vencidos podem trazer riscos à saúde e ao meio ambiente
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia

  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia

Home»Educação»Lula incentiva preparação para o Enem com novo aplicativo: ‘Faça o simuladão e seja o melhor aluno
Educação

Lula incentiva preparação para o Enem com novo aplicativo: ‘Faça o simuladão e seja o melhor aluno

PatriciaBy Patriciaoutubro 11, 2025Updated:outubro 11, 2025Nenhum comentário4 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Agência Gov | Via Planalto

O Governo do Brasil lançou nesta sexta-feira, 10 de outubro, um aplicativo para auxiliar, gratuitamente, os estudantes que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A ferramenta MEC Enem – o Simuladão do Enem disponibiliza simulados de questões alternativas por campo do conhecimento, correção automatizada de redação, materiais de reforço (vídeos e apostilas) e assistente virtual.

Não espere para amanhã, comece a estudar hoje. Faça o simuladão do MEC Enem e seja o melhor aluno dessa prova”, disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em vídeo publicado nas redes sociais, ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana.

“O MEC Enem é uma plataforma, com o que há de mais moderno, para o jovem ou qualquer brasileiro que queira se preparar para fazer a prova do Enem, porque a prova do Enem é o acesso às políticas que o senhor criou: o Prouni, o Fies e o Sisu”, explicou Santana.

ACESSO — O MEC Enem está disponível nas principais lojas de aplicativos, como Apple Store e Google Play. Também pode ser acessado via navegador, por meio da URL: app.mecenem.mec.gov.br. A ferramenta pode ser baixada por todos os estudantes, jovens e adultos que queiram testar seus conhecimentos para potencializar seus resultados na prova do Enem, principalmente egressos do ensino médio, estudantes dos cursinhos populares e beneficiários do Pé-de-Meia.

Após se cadastrar na ferramenta com o login gov.br, o estudante terá acesso às seguintes funcionalidades:

– trilhas de estudo segmentadas por complexidade e campo do conhecimento;

– simulados completos com questões de provas do Enem;

– assistente virtual com inteligência artificial para construir planos ou cronogramas de estudo personalizados, bem como tirar dúvidas do estudante, com base em conteúdos exclusivos das matérias que caem no Enem;

– transcrição e correção automatizada de redação, por meio de uma tecnologia que conta com a maior velocidade e acurácia de correção do mercado.

CRONÔMETRO — O aplicativo tem um cronômetro nas seções de questionário e redação, simulando a experiência completa do exame. As conquistas e as pontuações de cada estudante ficam dispostas em um perfil privado, sendo possível para o usuário do aplicativo compartilhar sua evolução nas redes sociais. Além disso, o aplicativo possibilita o envio de mensagens diretas aos usuários, tornando-se uma ferramenta estratégica de comunicação com os estudantes.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Luiz Inácio Lula da Silva (@lulaoficial)

REDAÇÃO — Para testar os conhecimentos na redação, basta acessar a seção Redação do MEC Enem, e logo aparecerá o tema do simulado baseado em provas antigas do exame. Em seguida, o usuário deverá escrever a redação a próprio punho, como na prova do exame, e tirar uma foto do texto.

Em seguida, a plataforma transcreve automaticamente a redação, permitindo ao usuário editar o que achar necessário e enviar a redação para a plataforma. Na sequência, a inteligência artificial do MEC Enem corrige a redação e devolve um gabarito com sugestões de melhoria e pontuação estimada em até 60 segundos.

CALENDÁRIO — As provas objetivas e de redação serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro. Apenas os municípios paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba terão outras datas de aplicação: 30 de novembro e 7 de dezembro. A medida visa atender melhor os estudantes dessas localidades, em razão dos impactos logísticos da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá no estado no período da aplicação regular do exame.

ENEM — O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

SELEÇÃO — Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

INTERNACIONAL — Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.Link: https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2025/10/lula-incentiva-preparacao-para-o-enem-com-novo-aplicativo-201cfaca-o-simuladao-e-seja-o-melhor-aluno201d

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleHorto Florestal de Camaçari passa por manutenção
Next Article Contagem regressiva: falta um mês para o Enem 2025
Patricia

Related Posts

Governo anuncia edital para investir R$ 108 mi em cursinhos populares

outubro 20, 2025

Estudantes baianos da rede estadual apresentam projetos em encontro de ciências e tecnologia, no Chile

outubro 19, 2025

Prefeitura entrega requalificação da Escola Colônia Montenegro

outubro 18, 2025

Workshop reforça integração entre órgãos e aprimora Plano de Emergência de Camaçari

outubro 17, 2025

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Camaçari

Prefeitura inicia Semana do Servidor com palestra sobre assédio moral e sexual

By Patriciaoutubro 21, 20250

Com a palestra Assédio Moral e Sexual nas Relações de Trabalho: aspectos legais e responsabilidade…

Esporte Clube Bahia anuncia construção do novo Centro de Treinamento em Camaçari

outubro 20, 2025

Controladoria-Geral de Camaçari integra nova diretoria da UCIB

outubro 20, 2025

Defesa Civil alerta para chuvas fortes em Camaçari nos próximos dias

outubro 20, 2025

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2025 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.