• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Governo do Brasil reforça ações para acabar com o trabalho infantil

março 27, 2026

Ancelotti diz que Brasil pode competir com melhores equipes do mundo

março 27, 2026

Conheça o novo índice da B3 que monitora desempenho do Tesouro Selic

março 27, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Governo do Brasil reforça ações para acabar com o trabalho infantil
  • Ancelotti diz que Brasil pode competir com melhores equipes do mundo
  • Conheça o novo índice da B3 que monitora desempenho do Tesouro Selic
  • Prouni: prazo para entrar na lista de espera termina esta noite
  • Alunos de escola em Salvador são premiados no BRAMUN 2026
  • Ouro fecha em queda em meio aos desdobramentos do conflito no Oriente Médio
  • Lula diz que Estado deve garantir acesso a medicamentos
  • Centro Comercial de Camaçari passa por ‘faxinaço’ neste domingo e recebe diversos serviços de limpeza
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia

  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia

Home»Camaçari»Prefeitura apresenta Plano Plurianual durante Audiência Pública        
Camaçari

Prefeitura apresenta Plano Plurianual durante Audiência Pública        

PatriciaBy Patriciaoutubro 9, 2025Updated:outubro 9, 2025Nenhum comentário5 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

A Prefeitura de Camaçari apresentou, na manhã desta terça-feira (7), durante Audiência Pública no Plenário Osvaldo Nogueira da Câmara Municipal, o Projeto de Lei nº 1180/2025, de autoria do Poder Executivo, que trata do Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio 2026–2029.

A iniciativa integra um extenso cronograma de atividades voltadas à construção do PPA, instrumento de planejamento que estabelece as diretrizes, objetivos e metas da administração municipal para os próximos quatro anos. O plano contempla áreas fundamentais como saúde, educação, segurança, infraestrutura, entre outras, e serve como base para a elaboração das leis orçamentárias anuais (LDO e LOA), orientando a execução de políticas públicas e investimentos estruturantes no município.

Esse momento de escuta pública representa uma das principais oportunidades para que a população participe diretamente da construção do plano, contribuindo com sugestões e demandas. A participação cidadã é um elemento central na elaboração do PPA, que é considerado peça fundamental para o desenvolvimento sustentável e inclusivo da cidade.

Durante a audiência, a secretária de Governo, Ednalva Santana, destacou o caráter participativo do processo. “Fizemos escutas públicas para a construção coletiva do PPA, pois nosso compromisso é realizar o melhor para a nossa cidade”, afirmou.

O Plano Plurianual está estruturado em quatro eixos principais: Eixo 1 “Camaçari Social, Inclusiva e com Qualidade de Vida”, que foca na garantia de direitos e cuidado com as pessoas; Eixo 2 “Camaçari Sustentável, Conectada e com Estrutura de Qualidade”, que tem como objetivo promover ações estruturantes voltadas à modernização urbana, mobilidade, organização do território, infraestrutura e sustentabilidade ambiental, transformando Camaçari em uma cidade inteligente, bonita e segura para se viver.

O Eixo 3 “Camaçari Desenvolvida, Inovadora e Empreendedora” visa o fortalecimento da economia local, geração de emprego e renda, e o posicionamento de Camaçari como polo de inovação e desenvolvimento no cenário nacional; e o Eixo 4 “Gestão Pública Eficiente, Participativa e Transparente” consiste num eixo transversal que sustenta os demais, com foco na modernização da máquina pública, valorização dos servidores, desburocratização dos serviços e promoção da participação popular. A partir desses eixos, o plano se desdobra em áreas temáticas e programas específicos.

Diversas secretarias municipais apresentaram os principais pontos de seus planos para o próximo quadriênio. O Instituto de Seguridade do Servidor Municipal (ISSM) também participou da audiência. A diretora-superintendente, Dulce Nazaré, destacou o compromisso com a transparência e a responsabilidade com os servidores efetivos. “Nosso plano é baseado em uma gestão participativa, voltada à sustentabilidade financeira, modernização e atendimento às necessidades dos segurados”, pontuou.

A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) apresentou um conjunto robusto de ações, com destaque para obras de manutenção de vias, drenagem, requalificação de espaços públicos, unidades de saúde, escolas, praças, passeios e encostas. O titular da pasta, José Mário Bastos, ressaltou a importância da macrodrenagem da Bacia do Rio Camaçari, um dos destaques de iniciativas, a ser feita através do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Essa obra transformadora inclui ciclovias, vias, passeios, iluminação, drenagem, obras de arte e esgotamento sanitário, beneficiando mais de 53 mil pessoas que residem nas proximidades das intervenções”, explicou. O lema da secretaria é “Transformando espaços e melhorando vidas”.

A Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), representada pelo secretário Téo Ribeiro, reforçou que o esporte é uma ferramenta de inclusão e qualidade de vida. “Nosso entendimento é que esporte não é despesa, e sim investimento”, destacou. A pasta prevê a elaboração de leis de amparo voltadas aos atletas, reforma do Estádio Fernando Ferreira Lopes, implantação de academias ao ar livre, programas nas escolas e parcerias com instituições públicas e privadas.

Já a Secretaria da Habitação (Sehab), por meio do secretário Luiz Roberto Sobral (Sibié), enfatizou que os objetivos incluem oferta de moradia adequada, reforma de casas para famílias de baixa renda, regularização fundiária e urbanização de lotes. Ele salientou que o plano foi elaborado com base no programa de governo e em diálogo com as políticas federais, como o Novo PAC. “O PPA foi montado com base no programa de governo, que é um compromisso com a população”, sintetizou.

Ao final das apresentações, a população teve espaço para fazer perguntas e apresentar sugestões. Os vereadores também fizeram contribuições significativas. A audiência foi conduzida pela Comissão de Finanças e Orçamento (CFO) da Câmara Municipal de Camaçari.

A segunda reunião sobre o PPA está agendada para esta quarta-feira (8), data-limite para apresentação de emendas ao projeto. As próximas etapas do processo são: 15 de outubro, de análise das emendas apresentadas; 29 de outubro, quarta reunião do cronograma de debates; 19 de novembro, quinto encontro, com continuidade das discussões; 3 de dezembro, com apresentação dos pareceres finais; e 9 e 11 de dezembro, primeira e segunda votações do Projeto de Lei no plenário.

A construção do PPA é um exercício democrático e técnico que projeta o futuro da cidade, articulando ações para melhorar a qualidade de vida da população e garantir uma gestão pública mais eficiente e transparente.

Fotos: Patrick Abreu

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleConexão Saúde oferta série de serviços em alusão ao Outubro Rosa
Next Article Fábrica da BYD em Camaçari será inaugurada nesta quinta-feira
Patricia

Related Posts

Centro Comercial de Camaçari passa por ‘faxinaço’ neste domingo e recebe diversos serviços de limpeza

março 27, 2026

Entrega da Cesta de Páscoa 2026 começa neste fim de semana com distribuição na orla e zona rural

março 27, 2026

Obra de revitalização de Itacimirim entra na fase final

março 27, 2026

Dia D neste sábado marca abertura da campanha de vacinação contra gripe em Camaçari

março 26, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Brasil

Governo do Brasil reforça ações para acabar com o trabalho infantil

By Patriciamarço 27, 20260

Agência Gov | via MTE O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, recebeu, nesta…

Ancelotti diz que Brasil pode competir com melhores equipes do mundo

março 27, 2026

Conheça o novo índice da B3 que monitora desempenho do Tesouro Selic

março 27, 2026

Prouni: prazo para entrar na lista de espera termina esta noite

março 27, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.