• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Investir em educação é o jeito de salvar o Brasil, defende Lula

março 23, 2026

Prêmio Innovare recebe inscrições até 5 de maio

março 23, 2026

Sexto lote do seguro-defeso será disponibilizado na terça-feira

março 23, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Investir em educação é o jeito de salvar o Brasil, defende Lula
  • Prêmio Innovare recebe inscrições até 5 de maio
  • Sexto lote do seguro-defeso será disponibilizado na terça-feira
  • Projeto proíbe cancelamento de plano para pacientes com câncer
  • Matheus Lima fecha Mundial Indoor em sétimo nos 400m na Polônia
  • Semana Gov foi marcada pelo ECA Digital e pelo combate à alta dos combustíveis
  • Mostra cultural e esportiva marca início do ano letivo da Cidade do Saber e retorno de 3 mil alunos
  • Brasil monitora impacto da guerra na distribuição de medicamentos
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia

  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia

Home»Educação»Inep seleciona professores para elaborar e revisar o Encceja
Educação

Inep seleciona professores para elaborar e revisar o Encceja

PatriciaBy Patriciasetembro 4, 2025Updated:setembro 4, 2025Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Foto: Divulgação/Inep / Agência Brasil
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Os professores do ensino público interessados em colaborar com o Banco Nacional de Itens (BC-BNI) para elaboração, revisão de itens e de atividades do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) poderão se inscrever de 22 de setembro a 5 de novembro.

O edital com as regras de cadastramento, seleção e credenciamento dos colaboradores foi publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A medida tem o objetivo de ampliar a quantidade de profissionais qualificados de todo o Brasil e credenciados nos processos de avaliação educacional desenvolvidos pelo instituto.

A inscrição deve ser feita no site do Sistema BNI.

Requisitos

Para se inscrever no BC-BNI, o docente deve ser servidor público concursado, ativo ou inativo, do ensino básico ou superior, nas esferas municipal, estadual, distrital ou federal, e ter conhecimentos de informática e diploma de ensino superior.

Os candidatos não podem ser do quadro de servidores efetivos ou comissionados dos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e dos órgãos vinculados às duas pastas.

Documentos

A seleção inclui a análise documental dos candidatos. Para a comprovação da formação acadêmica, deverá ser inserido no sistema de cadastro o diploma, frente e verso, certificado ou declaração de conclusão de curso.

Para a comprovação da experiência docente, são válidos o contrato na carteira de trabalho que informe o cargo, nível de ensino e modalidade em que assumiu função docente, além da data de admissão e demissão, quando for o caso;  declaração da instituição empregadora e ato de nomeação, em Diário Oficial.

Os inscritos que não comprovarem as informações prestadas serão desclassificados; não poderão participar de outras chamadas públicas do Inep pelo período de 2 anos e poderão responder judicialmente pelo ato.

Seleção

O resultado final dos selecionados será divulgado em 11 de fevereiro de 2026. 

Para serem considerados aprovados, os selecionados vão passar por uma capacitação e deverão ter aproveitamento mínimo nas atividades propostas.

Somente depois de credenciados, os professores passam a fazer parte do banco de colaboradores, coordenado pelo Inep. 

Os convocados participarão da elaboração e revisão de itens das áreas avaliadas pelo Encceja do ensino fundamental: ciências naturais; matemática; língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física; redação; história e geografia.

Para o exame do ensino médio, as áreas avaliadas são: ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia); matemática e suas tecnologias; linguagens e códigos e suas tecnologias (língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física); e ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia).

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleComunidade do Parque Verde I é beneficiada com atendimentos do Odontomóvel
Next Article Dois terços das mulheres do Rio sofreram violência obstétrica
Patricia

Related Posts

Investir em educação é o jeito de salvar o Brasil, defende Lula

março 23, 2026

SEC convoca professores da Educação Profissional e da Educação Básica

março 22, 2026

Estudar fora virou projeto possível para brasileiros

março 22, 2026

Entrega de uniformes é iniciada na rede municipal e reforça qualidade e igualdade na educação

março 21, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Educação

Investir em educação é o jeito de salvar o Brasil, defende Lula

By Patriciamarço 23, 20260

Foto: Ricardo Stuckert/PR O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta sexta-feira (20), investimentos…

Prêmio Innovare recebe inscrições até 5 de maio

março 23, 2026

Sexto lote do seguro-defeso será disponibilizado na terça-feira

março 23, 2026

Projeto proíbe cancelamento de plano para pacientes com câncer

março 23, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.