• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Lula diz que cobrará Conselho de Segurança da ONU sobre guerra no Irã

março 21, 2026

BC comunica exposição de dados de 28 mil chaves Pix

março 21, 2026

Durigan diz ter medidas alternativas se ICMS do diesel não avançar

março 21, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Lula diz que cobrará Conselho de Segurança da ONU sobre guerra no Irã
  • BC comunica exposição de dados de 28 mil chaves Pix
  • Durigan diz ter medidas alternativas se ICMS do diesel não avançar
  • Entrega de uniformes é iniciada na rede municipal e reforça qualidade e igualdade na educação
  • Camaçari conquista assento permanente no Comitê Automotivo da FIEB
  • Prefeitura inicia consulta pública on-line para contribuição na LDO 2027
  • Prefeitura garante kit enxoval completo para gestantes de Camaçari
  • ANP vai notificar Petrobras para que oferte diesel e gasolina
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia

  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia

Home»Política»Lula defende soberania, negociação e multilateralismo em reunião ministerial
Política

Lula defende soberania, negociação e multilateralismo em reunião ministerial

PatriciaBy Patriciaagosto 27, 2025Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conduz, nesta terça-feira (26/8), a segunda reunião ministerial de 2025. O encontro no Palácio do Planalto tem como principais pautas o alinhamento de estratégias e a avaliação do andamento das principais políticas públicas em curso no país. Na abertura, o presidente reforçou a importância da soberania nacional, a postura de negociação do país frente aos desafios do comércio exterior e a necessidade de mudanças nas instituições multilaterais.


Estamos dispostos a sentar na mesa em igualdade de condições. O que não estamos dispostos é a sermos tratados como se fôssemos subalternos”

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República


Diante das tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros e da pressão do governo norte-americano em torno dos interesses das chamadas big techs, o presidente reforçou a disposição para negociação do país, mas sem abrir mão de princípios essenciais no diálogo entre nações democráticas.

“Somos um país soberano. Temos uma Constituição, uma legislação, e quem quiser entrar nesses 8 milhões e meio de quilômetros quadrados, no nosso espaço aéreo, no nosso espaço marítimo, nas nossas florestas, têm que prestar contas à nossa Constituição e à nossa legislação. É assim que tem que ser para que a gente possa construir e fortalecer esse mundo democrático, multilateralista que o Brasil faz questão de defender”, disse.

O presidente reforçou que a política externa nacional se pauta pelo princípio da não submissão a interesses externos, e destacou que o Brasil está disposto a construir consensos, mas sempre em condições de equidade, preservando a dignidade nacional e o respeito mútuo. “Estamos dispostos a sentar na mesa em igualdade de condições. O que não estamos dispostos é a sermos tratados como se fôssemos subalternos”.

NEGOCIAÇÕES – O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, detalhou os resultados dos esforços de negociação do país na questão das tarifas com os Estados Unidos. Segundo ele, o indicador mais recente é que 41,3% das exportações nacionais estão excluídas da tarifa de 40% imposta pelos Estados Unidos. São produtos como aeronaves, suco de laranja e ferro-liga e dezenas de outros do agronegócio.

UNIFICADA – Há outro grupo, de 23,2% do total exportado, incluído na chamada Seção 232, que prevê uma tarifa unificada para o mundo todo. Inclui aço, alumínio e cobre, por exemplo. “É 50% (de taxa), mas para o mundo inteiro. Automóvel e autopeças é 25% de taxa, mas também para o mundo inteiro”, listou Alckmin. “Isso mantém a nossa competitividade”.

DISTORÇÕES – Com isso, segundo o vice-presidente, restam 35,6% dos produtos exportados pelo Brasil que estão na lista de 50% de tarifas. “Aí tem alimentos como café, carne, pescado, frutas e setores da indústria. O presidente Lula tem orientado o diálogo permanente. Com soberania, separação dos poderes, que é uma peça basilar do Estado de Direito, e, ao mesmo tempo, negociação e diálogo para corrigirmos essa absoluta distorção da política regulatória”, comentou.

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleGoverno Federal autoriza estudos para reativação da Hidrovia do São Francisco
Next Article Semana da Juventude: Juventec movimenta TCS com inovação e tecnologia nesta quinta-feira
Patricia

Related Posts

Lula diz que cobrará Conselho de Segurança da ONU sobre guerra no Irã

março 21, 2026

Lula destaca importância de terras raras do Brasil para América do Sul

março 20, 2026

Dados de Vorcaro foram reinseridos no sistema da CPI do INSS, diz PF

março 19, 2026

Polícia Legislativa vai investigar vazamento de dados de Vorcaro

março 18, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Política

Lula diz que cobrará Conselho de Segurança da ONU sobre guerra no Irã

By Patriciamarço 21, 20260

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou na noite desta quinta-feira…

BC comunica exposição de dados de 28 mil chaves Pix

março 21, 2026

Durigan diz ter medidas alternativas se ICMS do diesel não avançar

março 21, 2026

Entrega de uniformes é iniciada na rede municipal e reforça qualidade e igualdade na educação

março 21, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.