Presidente discute estratégia para comunicar medidas do governo diante da sobretaxa imposta pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem avaliado se pronunciar oficialmente em rede nacional para explicar as medidas adotadas pelo Executivo para amaciar os efeitos do tarifaço imposto por Donald Trump aos produtos brasileiros.
Segundo apuração da Veja, o formato do pronunciamento ainda está em avaliação, no entanto, o entendimento entre auxiliares é de que é preciso se posicionar publicamente para mostrar que o governo não está de “braços cruzados” sobre a iniciativa do governo americano.
Se a estratégia sair do papel, Lula deve evitar politizar o tarifaço para não prejudicar as negociações de sua equipe, que busca minimizar os impactos da medida de Trump.
Uma reunião entre Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin e ministros está marcada para esta segunda-feira, às 17h, para definir o plano de contingência, cujo anúncio deve ocorrer entre hoje e amanhã.