• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

PF investiga desvio de emendas envolvendo Codevasf e família do deputado Elmar Nascimento

julho 18, 2025

Petrobras avalia voltar ao setor de distribuição de combustíveis

julho 18, 2025

CNI: Estados Unidos serão principal prejudicado por tarifaço

julho 18, 2025
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • PF investiga desvio de emendas envolvendo Codevasf e família do deputado Elmar Nascimento
  • Petrobras avalia voltar ao setor de distribuição de combustíveis
  • CNI: Estados Unidos serão principal prejudicado por tarifaço
  • Trump envia carta de apoio a Bolsonaro e critica governo Lula
  • Trump anuncia mudança na fórmula da Coca-Cola nos EUA
  • Senadores protocolam impeachment de Cármen Lúcia após fala polêmica
  • Lula promete reação forte aos EUA após tarifaço de Trump
  • Lula impulsiona SUS com investimento de R$ 6 bi na Bahia
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia

  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia

Home»Saúde»Bahia é o estado do Nordeste com mais casos de hepatites virais entre 2000 a 2024;
Saúde

Bahia é o estado do Nordeste com mais casos de hepatites virais entre 2000 a 2024;

Márcia MarquesBy Márcia Marquesjulho 12, 2025Updated:julho 12, 2025Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

A Bahia registrou o maior número de casos de hepatites virais da região Nordeste nos últimos 24 anos. Com um total de 30.159 casos, o estado possui o maior número de notificações das doenças entre 2000 a 2024. No boletim acessado pela reportagem do Bahia Notícias, a hepatite A e B lideraram a lista das enfermidades com maiores registros, sendo 9.463 casos e 10.635 casos respectivamente. 

Em sequência, foram obtidos em unidades de saúde baianas 9.908 episódios de hepatite C, 83 casos de hepatite E e 70 casos de hepatite D. Já as taxas de detecção para o ano de 2024, ficaram em 0,4 casos por 100 mil habitantes em hepatite A; 3,6 casos por 100 mil habitantes para hepatite B; e 4,6 casos por 100 mil habitantes para hepatite C. 

O levantamento apresentou também taxas de mortalidade por hepatites no estado. A hepatite C apresentou um coeficiente de mortalidade como causa básica na Bahia de 0,2 óbito por 100 mil habitantes em 2024; seguido pela hepatite B com 0,1 mortes por 100 mil habitantes. Já a hepatite A foi listada por região, sendo no Nordeste, um coeficiente de mortalidade como causa básica foi de 0,02 óbito por 100 mil habitantes em 2024. 

A hepatite D obteve, no período de 2000 a 2024, 18 óbitos associados na Bahia, sendo 8 como causa básica e 10 como causa associada. Salvador ocupa a 2ª posição entre as capitais do Nordeste com as maiores taxas de detecção de hepatite B em 2024. Salvador ocupa a 2ª posição entre as capitais do Nordeste com as maiores taxas de detecção de hepatite B no ano passado. 

Em entrevista ao Bahia Notícias, o hepatologista membro da Sociedade Brasileiro de Hepatologia, Allan Rêgo analisou o cenário da doença no estado e alertou sobre a predominância da hepatite A na capital baiana, entre o público adulto. 

“Vem havendo em Salvador um predomínio das notificações, na verdade, de hepatite A entre os adultos, principalmente depois da vacinação disponibilizada para hepatite A nas crianças a partir de 2014. A partir de 2014 a vacina da hepatite A passou a ser disponibilizada para a população pediátrica e isso fez com que a doença se concentrasse obviamente no paciente adulto. Então as notificações de hepatite A vêm crescendo nos últimos anos”, observou. 

O especialista avaliou ainda e atualizou o panorama, ao indicar um controle maior das notificações de hepatite B e C. “A hepatite B, apesar de na década de 80 ser uma condição muito mais temida, considerando ser uma doença sexualmente transmissível, atualmente já não mais é, do ponto de vista do uso de preservativo muito puxado pelo HIV. No passado o HIV matava, as pessoas se preocupavam muito mais com o uso de preservativo nas relações sexuais, o que hoje acontece menos, aumentando aí as notificações da hepatite B. No que diz respeito à hepatite C, isso vem caindo progressivamente. Hoje praticamente não há casos novos de infecções por hepatite C, exceto em pequenos casos isolados. Eu até digo mundialmente e se estendendo para o Brasil e para a Bahia. Hoje os pacientes são detectados, tratados e o vírus é erradicado. Não vemos mais novos casos de hepatite C, inclusive em consonância com a estratégia global do setor de saúde. Temos a meta de acabar com a hepatite C até 2030”, explicou Rêgo. 

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleAvante com Rosito em Camaçari: Comunicação, Política e Compromisso com a Comunidade
Next Article Bahia, Ceará e Pernambuco têm contêineres de pescados retidos com suspensão de exportações para os EUA
Márcia Marques

Related Posts

Lula impulsiona SUS com investimento de R$ 6 bi na Bahia

julho 18, 2025

Nova tecnologia é adotada para combater arboviroses em Salvador

julho 17, 2025

Vacina contra Covid segue disponível nas unidades de saúde de Camaçari

julho 17, 2025

Médicos ameaçam suspender atendimentos em cinco hospitais estaduais

julho 14, 2025

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Política

PF investiga desvio de emendas envolvendo Codevasf e família do deputado Elmar Nascimento

By Márcia Marquesjulho 18, 20250

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (17) uma nova fase da Operação Overclean, que investiga o desvio de…

Petrobras avalia voltar ao setor de distribuição de combustíveis

julho 18, 2025

CNI: Estados Unidos serão principal prejudicado por tarifaço

julho 18, 2025

Trump envia carta de apoio a Bolsonaro e critica governo Lula

julho 18, 2025

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2025 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.