• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Trump assina ordem executiva de tarifa de 50% sobre o Brasil

julho 31, 2025

STF se manifesta após sanções dos EUA a Alexandre de Moraes

julho 31, 2025

Bolsonaro diz não ter relação com sanções de Trump a Moraes

julho 31, 2025
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Trump assina ordem executiva de tarifa de 50% sobre o Brasil
  • STF se manifesta após sanções dos EUA a Alexandre de Moraes
  • Bolsonaro diz não ter relação com sanções de Trump a Moraes
  • Jerônimo prepara estratégias para frear efeitos de tarifaço na Bahia
  • SineBahia divulga vagas de emprego para esta quinta (31) Camaçari, Candeias, Dias D’ Ávila, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Mata, Simões Filho, Salvador;
  • MP pede reprodução simulada e novas apurações sobre morte de jovens em ação policial ocorrida em Camaçari
  • Forte terremoto provoca tsunami na Ásia: ondas atingem prédios e casas na Rússia; veja o momento
  • Destinos baianos estão entre mais buscados para se hospedar no 2º semestre de 2025
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia

  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia

Home»Política»Lula assina decreto que institui Política Nacional de Cibersegurança
Política

Lula assina decreto que institui Política Nacional de Cibersegurança

uesleiiclone8By uesleiiclone8dezembro 27, 2023Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Medida foi publicada após invasão de conta da primeira-dama no X e novas ameaças ao presidente Lula

O governo federal instituiu nesta quarta-feira (27) uma política para orientar atividades de segurança em sistemas virtuais e tecnológicos no Brasil, área conhecida como cibersegurança.

A medida ocorre após nova ameaça ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em redes sociais e invasão da conta da primeira-dama, Janja da Silva, no X (antigo Twitter). A Polícia Federal (PF) investiga os casos.

No decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU), fica estabelecida a Política Nacional de Cibersegurança (PNCiber). O objetivo é combater “crimes e ações maliciosas” no setor, além de promover o desenvolvimento de tecnologias para maior segurança.

A proposta foi apresentada pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Em divulgação oficial sobre a medida, o governo federal afirmou entender a política como urgente e relevante.

Segundo o decreto, a iniciativa deverá contar com o compartilhamento de informações entre União, estados e municípios, além dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

O presidente ainda instituiu o Comitê Nacional de Cibersegurança para acompanhar a implementação e a evolução das iniciativas. Caberá ao grupo fiscalizar e propor ações para o aumento da segurança cibernética.

Os detalhes das ações do governo federal no setor ainda não foram divulgadas. Mas, de acordo com o decreto, as iniciativas serão guiadas pelos seguintes princípios:

I – a soberania nacional e a priorização dos interesses nacionais;
II – a garantia dos direitos fundamentais, em especial a liberdade de expressão, a proteção de dados pessoais, a proteção da privacidade e o acesso à informação;
III – a prevenção de incidentes e de ataques cibernéticos, em particular aqueles dirigidos a infraestruturas críticas nacionais e a serviços essenciais prestados à sociedade;
IV – a resiliência das organizações públicas e privadas a incidentes e ataques cibernéticos;
V – a educação e o desenvolvimento tecnológico em segurança cibernética;
VI – a cooperação entre órgãos e entidades, públicas e privadas, em matéria de segurança cibernética; e
VII – a cooperação técnica internacional na área de segurança cibernética.
Ameaças a Lula
O Ministro da Justiça e Segurança Pública em exercício, Ricardo Cappelli, afirmou na terça-feira (26) que estava encaminhando pedido à PF para apurar uma ameaça contra Lula feita na rede X.

Um perfil identificado como André Luiz disse que era preciso “fazer uma vaquinha para pagar um mercenário com um rifle de alta precisão” em uma postagem que trata dos planos de final de ano de Lula.

O presidente e a primeira-dama vão passar a virada de ano na base naval da Restinga de Marambaia, uma praia privativa das Forças Armadas no Rio de Janeiro.

Ainda em dezembro, a PF abriu inquérito para apurar a invasão à conta de Janja no X. Publicações com ofensas, xingamentos e conteúdos pornográficos foram postados no perfil da primeira-dama.

Fonte: CNN Brasil

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleSine no AP oferta 5 empregos em áreas para Macapá nesta terça-feira (26)
Next Article Governo define novo salário mínimo em R$ 1.412
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

Bolsonaro diz não ter relação com sanções de Trump a Moraes

julho 31, 2025

Eduardo Bolsonaro critica Tarcísio e Ratinho Jr. por silêncio sobre anistia

julho 28, 2025

Senadores brasileiros fazem reunião sozinhos nos EUA

julho 28, 2025

Governo Trump e embaixada voltam a criticar Moraes: “coração pulsante” da censura

julho 25, 2025

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Economia

Trump assina ordem executiva de tarifa de 50% sobre o Brasil

By Márcia Marquesjulho 31, 20250

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira (30) um decreto que oficializa a…

STF se manifesta após sanções dos EUA a Alexandre de Moraes

julho 31, 2025

Bolsonaro diz não ter relação com sanções de Trump a Moraes

julho 31, 2025

Jerônimo prepara estratégias para frear efeitos de tarifaço na Bahia

julho 31, 2025

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2025 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.